quarta-feira, outubro 05, 2022

Filme: "Sem deixar rastos"


 

sinopse

Polónia, 1983. Um caso de homicídio com motivações políticas abala a nação: Grzegorz Przemyk (Mateusz Górski), estudante, ativista e filho da poeta oposicionista Barbara Sadowska (Sandra Korzeniak), é espancado até à morte por forças policiais. O crime? Ter-se recusado a mostrar o seu cartão de identidade a um polícia (ordem à qual não tinha de obedecer, uma vez que já não estava em vigor a lei marcial). Baseado em factos verídicos, “Leave No Traces” narra a história da única testemunha deste crime, Jurek Popiel (Tomasz Ziętek). Determinado a lutar para que seja feita justiça, Jurek rapidamente se torna vítima de uma perseguição cerrada pelo aparelho mediático, jurídico e militar do regime ditatorial de Wojciech Jaruzelski, que tudo fará para o desacreditar e impedir de testemunhar em tribunal.


duração: 160'

classificação etária: M/14

imdb: https://m.imdb.com/title/tt13473548/ 

...





Este filme, realizado por Jan P. Matuszynski, é um thriller político sobre a violência policial na Polónia dos anos 80. Baseado em factos verídicos, conta a história de Jurek, o mais recente Inimigo Número 1 do Estado e única testemunha do espancamento do seu melhor amigo, Grzegorz Przemyk.


Com uma narrativa dura e tensa, "Sem Deixar Rastos" teve a sua antestreia em Portugal no LEFFEST- Lisbon & Sintra Film Festival, competiu na Seleção Oficial do Festival de Veneza de 2021, e foi o filme candidato pela Polónia para a categoria de melhor filme internacional dos Óscares. 

...

Promotora;

Films4you 

https://linktr.ee/Films4You



 

Sem comentários: