sábado, outubro 22, 2022

Manuel De Oliveira - Single "O céu de figueira" + Ao vivo

 IBÉRIA 20|22, o novo disco que assinala os 20 anos de carreira do guitarrista e compositor Manuel de Oliveira, é um novo encontro com os músicos espanhóis, Jorge Pardo e Carles Benavent, fundadores do sexteto de Paco de Lucía, e com os quais, mantem uma estreita e muito especial cumplicidade, desde o seu primeiro disco, "IBÉRIA", lançado em 2002.


 A vontade de descobrir novos territórios está ainda mais viva em IBÉRIA 20|22, que conta com oito novas composições que refletem uma latinidade mediterrânea, enquanto identidade, e uma admiração e amizade partilhada pelos três artistas, que continuamente os convoca a este lugar.

Jorge Pardo (flauta transversal e saxofone tenor) e Carles Benavent (baixo elétrico) têm, deste modo, sido os habitantes de um projeto que, ao longo de 20 anos, nos tem presenteado com novas criações e concertos inesquecíveis.

 

O primeiro single, “O Céu de Figueira” é um tema inspirado no silêncio e num largo e profundo horizonte, características dominantes, em grande parte, dos lugares da Beira Alta e do Alto Douro. 

O Vídeo foi realizado por Manuel de Oliveira e Eduardo Carronda e teve a colaboração de Edgar Pêra.


Na música de Manuel de Oliveira, fronteira, território, comunidade e identidade serão sempre palavras-chave. Se todo o artista procura a forma original de se expressar, em Oliveira – do primeiro Ibéria ao mais recente Entre-Lugar – a música é sempre a tentativa de reconstruir um território e uma identidade, a procura constante por algo sempre inacabado, como uma comunidade ou uma voz.


Nessa constante metamorfose existencial, enquanto guitarrista, compositor e produtor, tem-nos revelado, ao longo de mais de 20 anos, uma obra de identidade singular, imediatamente reconhecível na sua constante mutação.



No momento em que celebra 20 anos de carreira, “IBÉRIA 20|22 perfila-se como um novo capítulo no percurso do compositor e guitarrista. 

...


Na foto:

Jorge Pardo, Manuel De Oliveira e Carles Benavent

...

Website 

...

Apoio: 

Antena 2

Sem comentários: