sexta-feira, outubro 21, 2022

Caterina Barbieri ao vivo na Culturgest

 “As canções são um envolvente quebra-cabeças intelectual, mas também encantadoras e belas na sua simplicidade.”

Pitchfork


“A sua música, feita principalmente com sintetizadores analógicos, é conhecida por estimular respostas orgânicas agudas e muitas vezes prazerosas no ouvinte, os sons são criados para trabalhar em conjunto com o espaço físico em que são ouvidos.”

National Public Radio


"Spirit Exit nasceu como reação ao constrangimento dos confinamentos, entre a ordem e o caos, sob a orientação de três figuras místicas."

Rolling Stone 

...


02 NOV 2022 

QUA 21:00

Música

CATERINA BARBIERI

Spirit Exit

Culturgest

            Auditório Emílio Rui Vilar

M/6

...

A compositora e artista italiana Caterina Barbieri apresenta o seu novo disco Spirit Exit - lançado em julho passado - no dia 2 de novembro, na Culturgest, em Lisboa, e antes, no dia 30 de outubro, no festival Semibreve, em Braga.


Criado em casa durante um período de confinamento, Spirit Exit é um reflexo de um mundo em descontrolo: uma parte oração, outra parte um grito no vazio e tem contribuições dos artistas visuais MFO (Marcel Weber) e Ruben Spini.


As suas referências vão desde a poesia do misticismo feminino, cibercultura e teorias pós-humanistas, até temas de desenvolvimento tecnológico e a relação humana com a natureza em torno do colapso ambiental. 


Spirit Exit surgirá no palco, possivelmente, como uma galáxia, ou a fabricação de um sonho, ou simplesmente um céu tranquilo com as suas nuvens em metamorfose.


Um cenário intangível para contemplação, feito com a habitual proficiência, magia e visões de Ruben Spini e as luzes de MFO (Marcel Weber), o habitual artesão luminoso de Ben Frost, Tim Hecker ou Grouper. 


Por entre luz e sombras, a figura de Caterina Barbieri desafia a gravidade, mas será a música dos seus sintetizadores modulares um mundo de sumptuosa complexidade e força: ritmo e repetição enleiam-se num ritual de composições que agitam tempo e espaço, como um rastilho ligado à nossa consciência.


Em Patterns of Consciousness — celebrado duplo-álbum de 2017, que constituía a banda sonora da peça Virgens Suicidas, de John Romão, que estreou na Culturgest, em 2020 — tinha ficado a promessa deste momento, em que música eletrónica, magnânima e geométrica, iria tornar-se emocional e humana, tocando a pop como um pecado original tornado tesouro.


Os bilhetes custam entre 5€ e 16€ (ver descontos) e estão à venda na Culturgest e na rede Ticketline.


O concerto é realizado em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa.

...


https://caterinabarbieri.com

Sem comentários: