quarta-feira, agosto 10, 2022

Salão Nobre do Ateneu Comercial do Porto recebe Café Concerto

 



Um dos locais mais emblemáticos da cidade do Porto vai abrir as suas portas já no próximo dia 18 de Agosto a noites especiais de música: o Café Concerto é o novo conceito que vai levar sonoridades jazz, bossa nova e tributos musicais ao deslumbrante Salão Nobre do Ateneu Comercial do Porto.

...

SALÃO NOBRE DO ATENEU COMERCIAL DO PORTO RECEBE “CAFÉ CONCERTO”


 O NOVO CONCEITO QUE CELEBRA O PRAZER DA MÚSICA E PROMETE CONQUISTAR O PÚBLICO NACIONAL E INTERNACIONAL QUE VISITA O PORTO


 


O histórico e emblemático Salão Nobre do Ateneu Comercial do Porto vai abrir portas à música e a partir de 18 de Agosto nasce o “Café Concerto”: noites memoráveis em que as quintas-feiras vão ser dedicadas ao jazz, às sextas será a vez da bossa nova e ao Sábado sobem ao palco tributos musicais naquele que é considerado o Salão mais deslumbrante do país.


 


No dia 18 de Agosto, quinta-feira, o Café Concerto faz a sua estreia com clássicos e originais de jazz interpretados pelo Inês Gouveia Trio. Canções intemporais de Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Baden Powell, entre outros, vão ecoar pelo Salão Nobre e deslumbrar o público.


 


No dia 19, sexta-feira, é a vez dos ritmos quentes e tropicais da bossa-nova, com o Trio Azul, que vai trazer temas dos inesquecíveis António Carlos Jobim, Elis Regina, João Gilberto, entre outros mestres desta sonoridade made in Brasil.


 


No dia 20 de Agosto, Sábado, o Salão Nobre recebe a banda de Tributo, John Black Wolf & Filipa Guedes, que vão homenagear alguns ícones da música Pop/Rock como Prince, com o tema que marcou uma geração, “Purple Rain”, Michael Jackson e “Beat It”, Lady Gaga e o êxito do filme “Assim Nasceu uma Estrela”, “Shallow”.


 


O projeto Café Concerto, criado pela artista Inês Villadelprat, começou no final de 2021, online e numa curta rubrica televisiva, emitida todos os domingos no Porto Canal, mas surgiu a necessidade de alargar o conceito e chegar a mais públicos, criando um espaço físico especial.


 


Ao longo de 153 anos de existência, o Salão Nobre tem sido palco de várias e importantes demonstrações culturais: o ator Vasco Santana recitou poesia e cantou fado. Em 1953 apresentou-se uma pequena pianista de 8 anos, Maria João Pires. Pouco depois, foi a vez de atuar outro jovem pianista português, António Victorino d’Almeida, ainda adolescente, naquela que foi a sua primeira atuação no Porto e uma das primeiras da sua carreira.


 


O espaço ganhou uma monumentalidade acrescida após a remodelação do arquiteto Amoroso Lopes nos finais da década de 1940. Nas paredes, painéis vegetalistas de estuque alternam com majestáticos espelhos que ampliam a perceção do espaço. Por cima, um balcão permite uma vista privilegiada sobre o Salão Nobre.


Esta será uma experiência singular ao combinar a qualidade musical num espaço que é considerado património cultural, numa noite em que o público pode desfrutar também do saudoso convívio social, após 2 anos de pandemia, e ter acesso exclusivo ao Clube Porto Rugby.


 


Os concertos começam às 21h30 e os bilhetes, que têm o custo de € 10, podem ser adquiridos no site do Ateneu Comercial do Porto ou no local. 

...

O BMP agradece o convite, mas por questões de trabalho não poderá estar presente.

...

https://ateneucomercialporto.pt/


 


 

Sem comentários: