terça-feira, agosto 23, 2022

Quintetango - Álbum "Tangente"

  'QUINTETANGO'




 
Concerto de apresentação do Álbum de estreia 'TANGENTE'
 
Auditório Conservatório de Música de Coimbra, 22 de Setembro, 21h30
 

Tangente, o disco de estreia do quinteto Quintetango, com apresentação ao vivo, dia 22 de Setembro no auditório do Conservatório de Música de Coimbra, 21h30.
 
 

Quintetango é um quinteto de música de câmara que se dedica à interpretação da obra musical do compositor argentino Astor Piazzolla (1921-1992) - o “Nuevo Tango”. O quinteto nasceu em 2016 na continuidade de diversas parcerias artísticas entre os cinco músicos e professores do Conservatório de Música de Coimbra: André Madeira (Guitarra Clássica), Artur Fernandes (Concertina), Catarina Peixinho (Piano), Hugo Brito (Violino) e Miguel Calhaz (Contrabaixo).

 
Os anos iniciais trouxeram os primeiros concertos e participações em Festivais e a aclamação do público. Neste contexto, o grupo avançou para a produção do seu álbum de estreia. As gravações decorreram, no início de 2021, no Grande Auditório do Conservatório de Música de Coimbra e foram dirigidas por Gonçalo Santos, que também misturou e masterizou o álbum.

 
As obras selecionadas foram compostas por Piazzolla entre 1965 a 1971 - a época do seu primeiro Quinteto Tango Nuevo, destacando-se a suite “Las Cuatro Estaciones Porteñas”. Fazem ainda parte do álbum de estreia dos Quintetango três obras que foram regravadas, por Astor Piazzolla e o seu Quinteto Tango Nuevo, nos seus últimos álbuns de estúdio (anos 80) - “Milonga del Angel”, “Soledad” e “Concierto para Quinteto”.

 
O período que decorreu entre o princípio das gravações, no início de 2021, e a edição do CD, em Julho de 2022, coincidiu com o centenário do nascimento de Astor Piazzolla (11 de março de 1921). Assim se começou a configurar o título para este trabalho: 

Tangente - algo que toca uma linha ou uma superfície num só ponto (no caso a 11 de março); pode ser entendido também como algo que tange, que toca; ou ainda, em linguagem figurada, como único meio que se apresenta para sairmos de uma dificuldade. Interessante ainda a proximidade com a expressão “Tango” sendo, apesar de tudo, duas palavras com raízes etimológicas bem distintas.

 
Tangente combina a clareza do som da concertina, o balanço do pizzicato no contrabaixo Jazz e o som apurado da guitarra clássica que, com o violino e o piano, transformam a leitura do texto musical de origem numa sonoridade de música de câmara, com intensa exploração da gama tímbrica, texturas e contrastes. Este Quinteto busca, por um lado, mergulhar no estilo do “tango nuevo” de Astor Piazzolla com a sua acentuação, expressividade, intensidade e caráter e, por outro, a simplicidade e clara definição das frases em comunicação, suscitadas pela natural transparência dos instrumentos que tangem.

 

Ficha técnica:

André Madeira - guitarra

Artur Fernandes - concertina

Catarina Peixinho - piano

Hugo Brito - violino

Miguel Calhaz - contrabaixo

Gravado vo Auditório do conservatório de Música de Coimbra

Misturado e masterizado por Gonçalo Santos 

Apoio:


Sem comentários: