segunda-feira, julho 11, 2022

Né Gonçalves ao vivo - Centro Cultural Dr. Magalhães Lima | Dia 23 Setembro

 


Né Gonçalves é advogado (foi o primeiro Bastonário da Ordem dos Advogados de Angola), professor universitário, cônsul honorário da Finlândia, ativista de várias causas sociais e humanitárias e um reconhecido amante das Artes, possuindo um espólio de arte contemporânea angolana. Como músico e criador de música, a sua obra inclui os álbuns «Luanda Meu Semba» (1994), «Luanda Meu Semba – Instrumental» (2012), «Sembamar» (2016) e «Undenge Wetu» (2022), para além de outras importantes contribuições como as músicas que fez para a banda-sonora do filme «Na Cidade Vazia», realizado por Maria João Ganga, ou do filme «Kalunga, O Mar de Angola», de Bernardo Gramaxo. Ao longo da sua carreira, Né Gonçalves trabalhou com vários nomes importantes da música internacional, como Mariza, de Portugal, o produtor peruano Jorge Cervantes e, mais recentemente, com outros grandes nomes da música africana como o cabo-verdiano Tito Paris e o angolano Yuri da Cunha.

Neste concerto preparado para o Santa Casa Alfama, o músico angolano convida Soraia Cardoso, a fadista portuguesa com quem fez parceria em “Voo do Fado”. Além deste tema, os dois também vão interpretar “Velha Esperança”, antes gravado por Né Gonçalves com a participação de Mariza. Farão parte do repertório diversas músicas dos seus anteriores álbuns, “Luanda Meu Semba” e “Sembamar”, bem como do seu novíssimo álbum, “Undenge Wetu”, editado em Portugal no mês de outubro.
Ao juntar sonoridades diversas com a estética dos instrumentos e vozes do fado, Né Gonçalves e Soraia Cardoso vão unir artes de diferentes quadrantes, no espaço da lusofonia, e fazer da multiculturalidade a nota dominante, reforçando o olhar empático entre povos. Este momento único acontece dia 23 de setembro no palco instalado no Centro Cultural Dr. Magalhães Lima.


...

Sem comentários: