sexta-feira, julho 01, 2022

Hélder Bruno - "Under a water sky"


 'Under a Water Sky'

Uma verdadeira viagem interior... talvez a viagem mais livre e verdadeira.
A viagem dos impossíveis.
 
Hélder Bruno tem desenvolvido uma atividade eclética. Para além de musicólogo (doutorado em música – na especialidade de etnomusicologia pela Universidade de Aveiro), compositor, pianista e produtor musical e fonográfico é consultor sénior, perito em gestão e inovação em indústrias culturais e criativas.

"Under a Water Sky" é o seu segundo álbum (compositor, pianista e musicólogo).
Vincando ainda mais a sua identidade estética musical, que podemos enquadrar numa linha neo clássica e também de crossover, Hélder Bruno afirma-se, em definitivo, como detentor de uma personalidade estética única no panorama musical português.
A música do álbum Under a Water Sky expõe-se, de forma discreta e sem imposições, de modo arrojado e sofisticado, sem perder no entanto complexidade, densidade, força e identidade. As influências percebem-se claramente, numa simbiose que vai do barroco ao jazz e do pop-rock à world music, incluindo diversos elementos eletrónicos.

Under a Water Sky (Sob um céu de água) é a ilusão que consiste em percepcionar o céu como a continuação da própria água; o fenómeno no qual entre a superfície de água e o céu não se distinguem diferenças. É sob este céu de água que vive a narrativa que Hélder Bruno pretendeu criar neste álbum.
Para além da estética musical definida e que o distingue, é também de referir a abordagem que Hélder Bruno optou por seguir para este segundo álbum: Under a Water Sky apresenta uma narrativa; um conto em dez capítulos/dez temas que, no entanto, poderão ser “lidos” ou escutados isoladamente. Um conto com estórias lá dentro. Uma verdadeira viagem interior... talvez a viagem mais livre e verdadeira. A viagem dos impossíveis.
 
Há ainda a destacar as colaborações de relevo com que Hélder Bruno se rodeou para este registo:
Maria João no tema «Land, red and warm» para o qual escreveu também a letra em Changana (uma língua moçambicana)Sérgio Carolino na tuba no tema «Holy Storm»Marito Marques nas percussões, O Gajo na viola campaniça em «The White Witch of the Seas», Vasco Casais (Omiri, Seiva) na nyckelharpa em «The Sailor, the Mermaid and the Sea» Carlos Martins (Rato) na voz em «Rosa»As vozes líricas são de Mafalda Camilo e Ana Rosa e o quinteto de cordas é constituído por Maria Kagan (violino), Tünde Hadady (violino), Rogério Monteiro (viola d’arco), Feodor Kolpashnikov (violoncelo) e Miguel Falcão (contrabaixo).

Under a Water Sky conta com o apoio do programa “Garantir Cultura” e foi gravado no Grande Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, entre outubro e dezembro de 2021, por Gonçalo Rui Santos. A eletrónica, a mistura e a masterização foram realizadas por Gonçalo Rui Santos, Miguel Sêco e Hélder Bruno. 

...

Apoio: Antena 2


...
 

Sem comentários: