segunda-feira, janeiro 16, 2023

João Afonso - "Livros" no Plano Nacional de Leitura


  

O mais recente projecto do músico João Afonso, intitulado “Livros”, foi selecionado para integrar o Plano Nacional de Leitura.

O Plano Nacional de Leitura é uma iniciativa que visa estimular o gosto pelos livros, recomendando um conjunto de obras, adequadas à idade, ao nível de leitura e interesses dos leitores, baseado em diversos critérios, como, por exemplo, o Mérito Literário, o Rigor
Científico, ou a Dimensão Estética - através da articulação entre o texto e a imagem; a qualidade do trabalho de edição; a originalidade e criatividade da ilustração e o contributo para a educação plástica do leitor.

“Livros” reúne 14 canções inéditas de João Afonso num CD que integra um livro ilustrado por António Afonso Lima. Este projecto surpreendente mostra como a literatura é um meio desencadeador de outros processos criativos. Obra constituída pelos excertos dos textos literários, enriquecida pelos comentários dos próprios autores, por sua vez, geradores dos
textos poéticos e das músicas que lhes vão dar voz.

João Afonso nasceu em Moçambique, onde viveu até 1978. A influência da cultura africana, bem como da música popular portuguesa encontram-se patentes na sua carreira musical, sendo considerado um dos mais conceituados cantautores portugueses da actualidade.
Juntamente com José Mário Branco e Amélia Muge apresentou em 1995 o projecto “Maio
Maduro Maio”, com versões de canções de José Afonso, seu tio.
A solo, João Afonso estreou-se com o álbum “Missangas”, com o qual venceu o galardão de Melhor Voz Masculina Nacional, do jornal Blitz. Seguiram-se os discos “Barco Voador” (1999), “Zanzibar” (2002), “Outra Vida” (2006), “Um Redondo Vocábulo” (2009), apenas com canções de Zeca Afonso. e “Sangue Bom” (2014), com músicas de sua autoria para poemas inéditos de Mia Couto e José Eduardo Agualusa.


Sem comentários: