Paralamas Do Sucesso
Music, Movies, Books, theater, Blues, Classical, Pop, Rock, Bullfighting, Bull Starts, etc, etc... Contact: bmp1@sapo.pt / Portugal
segunda-feira, outubro 31, 2022
Miguel Gameiro & Os Polo Norte ao vivo no Coliseu de Lisboa
Miguel Gameiro e os Polo Norte estão de volta à estrada em 2023.
Para assinalar este regresso definitivo, no dia 28 de Janeiro sobem ao palco do Coliseu dos Recreios, onde apresentarão o seu novo espetáculo que reúne os grandes êxitos do grupo e do próprio Miguel Gameiro, nos seus registos a solo.
...
Apoio: Radio M80
Chris Pellnat - Single "What are we" do Álbum "Go"
Single "What Are We?", uma música do novo álbum "Go" do Norte Americano Chris Pellnat.
"É uma pergunta simples, mas difícil de responder. "O que nós somos?" centra-se desafiadoramente em fazer o seu caminho em um mundo enlouquecido." - Diz-nos Chris Pellnat
Está disponível em todas as plataformas; faça sua escolha:
Soundcloud (download WAV gratuito): https://soundcloud.com/pretentiousmusic/what-are-we
Bandcamp: https://chrispellnat.bandcamp.com/track/what-are-we
Spotify: https://open.spotify.com/track/1p593nhNNaYJNR4H9agXIF?si=e99ef70df01f4530
...
"Go" é um álbum de cantor e compositor que se une a uma visão singular, reunindo um som cru (não superproduzido) com surpreendentes justaposições instrumentais (vibrafone, dulcimer, acordeão, guitarras, clarinete...) e letras distintas. Também está disponível em todas as plataformas - aqui está o link do Soundcloud (download gratuito):
https://soundcloud.com/pretentiousmusic/sets/2022-album
...
Chris Pellnat é um cantor e compositor de Hudson, NY (EUA). Além do trabalho a solo, também toca guitarra elétrica na banda The Warp/The Weft e participa em outros trabalhos como a dupla Teniest.
...
https://chrispellnat.bandcamp.com/
https://www.flickr.com/photos/47143718@N05/sets/72157694989941990/
domingo, outubro 30, 2022
sábado, outubro 29, 2022
sexta-feira, outubro 28, 2022
FESTA M80 - MULTIUSOS DE GUIMARÃES | 28 DE JANEIRO DE 2023
Das 21:30h às 02:30h no Multiusos de Guimarães.
A festa da terceira rádio mais ouvida em Portugal.
...
...
Os Intencionais - Single "Viver aqui"
“Viver Aqui” é o single que se segue a “Não fujas de mim” e mais uma vez, Silva e Henrique olham para as duas faces da moeda. A coroa da felicidade e a cara do desânimo. Ou talvez seja o inverso. Em ambos os casos, há uma solidez precocemente invulgar na escrita e uma personalidade desde já reconhecível.
quinta-feira, outubro 27, 2022
terça-feira, outubro 25, 2022
Centro Comercial Stop (Porto) com sérios riscos de fechar
Possível fecho do Centro Comercial Stop na cidade do Porto deixa músicos em sobressalto.
Câmara do Porto diz que antigo centro comercial tem problemas estruturais que colocam em risco edifício e utilizadores.
O Centro Comercial Stop, no Porto, tem problemas estruturais, que "comprometem a segurança do edifício e de quem o frequenta". O diagnóstico é da Câmara do Porto, que deu um prazo para "apresentação do projeto de especialidades no processo de licenciamento", tendo em vista a resolução daqueles problemas. Os músicos que ocupam a maior parte das salas temem o encerramento, até porque falta dinheiro para avançar com as intervenções necessárias. Segundo disse ao JN o líder da Associação dos Músicos do Stop, Rui Guerra, o prazo dado pelo Município termina a 6 de novembro.
Há muito que o centro comercial está transformado em sala de ensaios e estúdio para centenas de músicos. Mas a "falta de verbas" para a concretização de obras leva a "um ponto sem saída" no que toca à legalização e licenciamento do espaço. "São precisas obras relativamente à segurança contra incêndios, como saídas de emergência", exemplificou Rui Guerra, acrescentando: "Os proprietários não têm dinheiro, e, como isto é privado, há a dificuldade de recebermos apoios. A nossa luta é para não sairmos daqui".
Ler mais aqui:
Butter & Perttu - EP "Helium"
O duo Butter & Perttu editam o seu primeiro single Helium em todas as plataformas.
Mas quem são Butter & Perttu? Butter é uma cantora e compositora alemã que já trabalhou para e com artistas internacionais como Dido, James Arthur ou Celine Dion entre outros. Perttu é um produtor finlandês que trabalhou com Bonnie Strange e remisturou temas de artistas pop internacionais como Billie Eilish, por exemplo.
Nos últimos dois anos, a compositora e o produtor têm criado o EP de estreia da dupla entre Portugal e a Finlândia. Aliás, Butter (nome artístico de Vera Bohl) vive no Algarve numa zona de campo como nos diz "este tema foi composto numa zona campestre, longe de tudo. Mas essa mesma zona tornou-se a minha casa. Eu amo a Natureza e as pessoas daqui. Acho-as carinhosas, afetuosas e em sintonia com aquilo que é importante na vida". Para quem sempre viveu em grandes cidades, a diferença não apenas de país mas de estilo de vida altera a perceção das coisas, como nos confirma novamente a artista "nas cidades grandes andamos sempre a perseguir ou a estar no meio do dinheiro, sexo, fama, amor. Encontrei aqui o balanço perfeito entre família, comida e natureza".
Como indicamos logo no primeiro parágrafo, Butter trabalhou com alguns dos maiores artistas dos últimos anos. Perguntamos à produtora como foi que aconteceu e o que sentiu nesses momentos. A produtora diz-nos que "tive uma sorte incrível em trabalhar com pessoas tão talentosas. A minha maior influência é o meu parceiro de colaborações P*Nut vencedor de Grammy por temas da Amy Winehouse, Santana ou Dido. Ele ensinou-me tudo sobre escrita de canções. Ajudei num tema da Dido, o Love to Blame, e quando vi o meu nome ao lado de Kendrick Lamar ou Brian Eno senti-me abençoada".
Mas, estando Butter a viver em Portugal, conhece a realidade musical do nosso país? Os seus protagonistas? A produtora diz-nos que sim "atualmente estou a pensar em colaborar com artistas e produtores portugueses. Conheci o Syro em Lisboa e fiquei impressionada com o seu trabalho e performance. O produtor Ariel é super talentoso e criativo e por isso aguardo com expectativa para saber mais. Quero também conectar-me com artistas e músicos mais consagrados e, juntamente com o Perttu pensar em tocar ao vivo".
Helium já foi destaque em algumas das mais celebradas publicações como a Wonderland Magazine ou Celeb Mix.
...
segunda-feira, outubro 24, 2022
Novidades na Arca das Raridades Vinyl Disc
Carlos Paião-O Melhor De Carlos Paião.Ano:1985;
Green Windows-Os Grandes Êxitos dos Green Windows.Ano:1977;Bob Dylan-Greatest Hits.Ano:1970;
The Beatles-Reel Music.Ano:1982;
The Beatles-Magical Mystery Tour.Ano:1978;
Roberto Carlos-Roberto Carlos.Ano:1993;
Living In A Box-Love Is The Art.Ano:1987;
Marilyn Monroe-Sings.Ano:1973;
Doors-L.A. Woman.Ano:1987;
Ian Matthews-Spot Of Interference.Ano:1983;
Insiders-Ghost On The Beach.Ano:1987;
Ivano Fossati-ulo:La Pianta Del Tè.Ano:1988;
James Brown V. Dakeyne-I Got You (I Feel Good) .Ano:1992;
James Brown-Bring It On!Ano:1983;
"D" Train-You're The One For Me.Ano:1983;
Driza Bone-Catch The Fire.Ano:1991;
D:Ream-lo:U R The Best Thing (Mixes By D•Ream / Paul Oakenfold / Sasha / David Morales)Ano:1994;
Martinelli-Cenerentola.Ano:1985;
Martin (118)-Who.Ano:1999;
Barry White-No Limit On Love.Ano:1974;
The Love Unlimited Orchestra-Rhapsody In White.Ano:1974;
The Love Unlimited Orchestra-White Gold.Ano:1974;
Wilson Pickett-Lo Mejor De Wilson Picket.Ano:1968;
Maysa-Canecão Apresenta Maysa.Ano:1969;
Joan Baez-One Day At A Time.Ano:1970;
Joan C. Baez-The Best Of Joan C. Baez.Ano:1985;
António Pinho Vargas-Selos E Borboletas.Ano:1991;
Vanilla-Paradise Mi Amor.Ano:1986;
Squash Gang-I Want An Illusion.Ano:1986;
Boys Town Gang-Disc Charge.Ano:1981
domingo, outubro 23, 2022
miXendorp & Boo Boo Davis
A few months ago miXendorp started to write and record new tracks. He calls it 'xperimental trance electro blues'.
Here is the third single from these new works and this one also features his old buddy Boo Boo Davis on harmonica.
For next mont we are scheduling the release of an EP with four more new trax.
This is no ‚music for the millions’ but an eclectic mix of blues with jazz, world, funk, techno and all kind of other great music with a beat.
...
...
...
sábado, outubro 22, 2022
Luís Sequeira - Single "Só"
O cantor de sucessos como "Tu Não Sabes" e "Se Ao Menos Eu Te Odiasse" traz-nos hoje "Só", um tema com uma mensagem sobre os meandros da solidão, a importância de sabermos estar sozinhos e de conquistarmos o nosso lugar no mundo.
"Só" foi gravado nos Estúdios Valentim de Carvalho e teve a sua estreia ao vivo nas Festas do Mar, em Cascais.
...
https://www.instagram.com/luissequeira.official/
...
Orfelia - Disco "Tudo o que move" + ao vivo
ORFÉLIA – O PROJETO MUSICAL LUSO-BRASILEIRO APRESENTA O ÁLBUM DE ESTREIA “TUDO O QUE MOVE”
Concerto de Apresentação | 2 Novembro, 21h - B.LEZA, Lisboa
Orfélia é o projecto de Antera e Filipe Mattos, que criaram o seu universo musical a partir das suas origens, Portugal e Brasil. Na intimidade lusófona da sua música, Orfélia mistura ritmos tradicionais com o mistério envolvente do psicadelismo. Filha do tropicalismo, expõe e celebra a música multicultural entre dois povos irmãos.
Antera estudou piano clássico e canto e formou-se em Artes Performativas; Filipe estudou guitarra em Conservatórios de música e é natural de Florianópolis, uma cidade no sul do Brasil com uma forte influência portuguesa. Conheceram-se num palco em Berlim e a partir desse encontro nasceu “Orfélia”.
As suas influências musicais vão desde Chico Buarque, Jacques Brel, The Beatles, até Amália Rodrigues, Caetano Veloso, entre outros mestres intemporais.
Em 2019 o duo lançou o EP “Retratos Temporais” e singles que receberam destaque diversos em Meios de comunicação. Em especial o single “Lagos”, um dos temas vencedores do concurso Inéditos Vodafone, promovido pela Vodafone e Sony Music Portugal em 2020.
No dia 21 de Outubro é lançado o primeiro álbum de Orfélia, que foi realizado com o apoio da Câmara Municipal de Lagos: “Tudo o Que Move”.
O título é inspirado na alma da música de Gilberto Gil “Aqui e Agora”, que marca um momento da vida dos artistas de muita transformação, revelador da força do espírito.
O álbum explora entre mundos, conflitos, emoções, onde tudo o que move, se transforma. Onde o amor na presença atenta, “acorda o olhar”. É fado e samba, Brasil e Portugal, uma dança entre o leve e o pesado, entre a matéria e o celestial.
Na mistura de ritmos tradicionais, sotaques, sons electrónicos e acústicos gera-se uma cadência Orfeliana, uma onda “progressiva” que vem de dentro da casa até ao Sol.
No dia 2 de Novembro o álbum “Tudo o que Move” é apresentado ao vivo no B.Leza, às 21h em Lisboa.
...
Manuel De Oliveira - Single "O céu de figueira" + Ao vivo
IBÉRIA 20|22, o novo disco que assinala os 20 anos de carreira do guitarrista e compositor Manuel de Oliveira, é um novo encontro com os músicos espanhóis, Jorge Pardo e Carles Benavent, fundadores do sexteto de Paco de Lucía, e com os quais, mantem uma estreita e muito especial cumplicidade, desde o seu primeiro disco, "IBÉRIA", lançado em 2002.
A vontade de descobrir novos territórios está ainda mais viva em IBÉRIA 20|22, que conta com oito novas composições que refletem uma latinidade mediterrânea, enquanto identidade, e uma admiração e amizade partilhada pelos três artistas, que continuamente os convoca a este lugar.
Jorge Pardo (flauta transversal e saxofone tenor) e Carles Benavent (baixo elétrico) têm, deste modo, sido os habitantes de um projeto que, ao longo de 20 anos, nos tem presenteado com novas criações e concertos inesquecíveis.
O primeiro single, “O Céu de Figueira” é um tema inspirado no silêncio e num largo e profundo horizonte, características dominantes, em grande parte, dos lugares da Beira Alta e do Alto Douro.
O Vídeo foi realizado por Manuel de Oliveira e Eduardo Carronda e teve a colaboração de Edgar Pêra.
Na música de Manuel de Oliveira, fronteira, território, comunidade e identidade serão sempre palavras-chave. Se todo o artista procura a forma original de se expressar, em Oliveira – do primeiro Ibéria ao mais recente Entre-Lugar – a música é sempre a tentativa de reconstruir um território e uma identidade, a procura constante por algo sempre inacabado, como uma comunidade ou uma voz.
Nessa constante metamorfose existencial, enquanto guitarrista, compositor e produtor, tem-nos revelado, ao longo de mais de 20 anos, uma obra de identidade singular, imediatamente reconhecível na sua constante mutação.
No momento em que celebra 20 anos de carreira, “IBÉRIA 20|22 perfila-se como um novo capítulo no percurso do compositor e guitarrista.
...
Na foto:
Jorge Pardo, Manuel De Oliveira e Carles Benavent
...
...
Apoio:
Antena 2
sexta-feira, outubro 21, 2022
Caterina Barbieri ao vivo na Culturgest
“As canções são um envolvente quebra-cabeças intelectual, mas também encantadoras e belas na sua simplicidade.”
Pitchfork
“A sua música, feita principalmente com sintetizadores analógicos, é conhecida por estimular respostas orgânicas agudas e muitas vezes prazerosas no ouvinte, os sons são criados para trabalhar em conjunto com o espaço físico em que são ouvidos.”
National Public Radio
"Spirit Exit nasceu como reação ao constrangimento dos confinamentos, entre a ordem e o caos, sob a orientação de três figuras místicas."
Rolling Stone
...
02 NOV 2022
QUA 21:00
Música
CATERINA BARBIERI
Spirit Exit
Culturgest
Auditório Emílio Rui Vilar
M/6
...
A compositora e artista italiana Caterina Barbieri apresenta o seu novo disco Spirit Exit - lançado em julho passado - no dia 2 de novembro, na Culturgest, em Lisboa, e antes, no dia 30 de outubro, no festival Semibreve, em Braga.
Criado em casa durante um período de confinamento, Spirit Exit é um reflexo de um mundo em descontrolo: uma parte oração, outra parte um grito no vazio e tem contribuições dos artistas visuais MFO (Marcel Weber) e Ruben Spini.
As suas referências vão desde a poesia do misticismo feminino, cibercultura e teorias pós-humanistas, até temas de desenvolvimento tecnológico e a relação humana com a natureza em torno do colapso ambiental.
Spirit Exit surgirá no palco, possivelmente, como uma galáxia, ou a fabricação de um sonho, ou simplesmente um céu tranquilo com as suas nuvens em metamorfose.
Um cenário intangível para contemplação, feito com a habitual proficiência, magia e visões de Ruben Spini e as luzes de MFO (Marcel Weber), o habitual artesão luminoso de Ben Frost, Tim Hecker ou Grouper.
Por entre luz e sombras, a figura de Caterina Barbieri desafia a gravidade, mas será a música dos seus sintetizadores modulares um mundo de sumptuosa complexidade e força: ritmo e repetição enleiam-se num ritual de composições que agitam tempo e espaço, como um rastilho ligado à nossa consciência.
Em Patterns of Consciousness — celebrado duplo-álbum de 2017, que constituía a banda sonora da peça Virgens Suicidas, de John Romão, que estreou na Culturgest, em 2020 — tinha ficado a promessa deste momento, em que música eletrónica, magnânima e geométrica, iria tornar-se emocional e humana, tocando a pop como um pecado original tornado tesouro.
Os bilhetes custam entre 5€ e 16€ (ver descontos) e estão à venda na Culturgest e na rede Ticketline.
O concerto é realizado em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa.
...
quarta-feira, outubro 19, 2022
segunda-feira, outubro 17, 2022
Novidades na Vinyl Disc
Martinho Da Vila-Batuque Na Cozinha.Ano:1973;
Martinho Da Vila-Rosa Do Povo.Ano:1976;Milton Nascimento-Ao Vivo.Ano:1986;
Nilton Cesar-Palavras De Amor.Ano:1981;
Timex Social Club-Rumors.Ano:1986;
Mahogany-Runaway.Ano:1991;
Rubies-Waiting For Your Love.Ano:1989;
Valverde Brothers-After Midnight.Ano:1979;
Kinkina-Jungle Fever.Ano:1987;
Club House-Ye Ke Ye Ke/ I'm A Man.Ano:1988;
Herbie Hancock-Rockit (Extended Dance Version).Ano:1983;
Van Morrison-Poetic Champions Compose.Ano:1987;
Imagination-Night Dubbing.Ano:1983;
The Beatles-Let It Be.Ano:1970;
The Beatles-Abbey Road.Ano:1978;
Black Soul-Bingo Fiesta.Ano:1977;
Rockwell-Título:Carmé.Ano:1986;
Loverboy-Lovin' Every Minute Of It.Ano:1985;
Lynn Anderson, Dolly Parton-Lynn Anderson & Dolly Parton.Ano:1985;
Total Contrast-Jody.Ano:1987;
Billy Joel-Título:California Flash.Ano:1985;
Kool & The Gang-In The Heart.Ano:1983;
Bonnie Pointer-Bonnie Pointer.Ano:1978;
The Southern Death Cult-The Southern Death Cult.Ano:1988;
Various:Metal Warriors.Ano:1983;
Imagination-Scandalous.Ano:1983;
Lisa-o:Rocket To Your Heart / Jump Shout.Ano:1983;
Peter Tosh-Mama Africa.Ano:1983;
Blondie-The Best Of Blondie.Ano:1981;
Clout-A Threat And A Promise.Ano:1981
sábado, outubro 15, 2022
sexta-feira, outubro 14, 2022
Louis Tomlinson - Single + Álbum + Agenda (Passa por Portugal)
Louis Tomlinson dá a conhecer um novo tema do próximo álbum 'Faith In The Future', com o lançamento do single ‘Out Of My System’, disponível a partir de hoje.
Considerado o momento mais aventureiro do álbum, 'Out Of My System' é um tema com laivos punk, escrito por Nicolas Rebscher e Dave Gibson.
Louis Tomlinson anuncia ainda a digressão europeia para 2023, que acontece de agosto a novembro, incluindo um concerto em Lisboa, no dia 3 de Outubro, no Altice Arena.
...
Digressão 2023
23 Agosto - Alemanha, Hamburgo - Barclays Arena
21 Agosto - Dinamarca, Copenhaga - Royal Arena
1 Setembro - Noruega, Oslo - Spektrum
2 Setembro - Suécia, Estocolmo - Hovet
4 Setembro - Finlândia, Helsínquia - Ice Hall
5 Setembro - Estónia, Tallinn - Saku Arena
7 Setembro - Letónia, Riga - Arena Riga
8 Setembro - Lituânia, Kaunas - Zalgiris Arena
10 Setembro - Polónia, Cracóvia - Taurin Arena
11 Setembro - Polónia, Lodz - Atlas Arena
13 Setembro - Áustria, Viena - Wiener Stadthalle
14 Setembro - Eslovénia, Liubliana - Stozice Arena
15 Setembro - Hungria, Budapeste - Budapest Arena
17 Setembro - Hungria, Budapeste - Arenele Romane
20 Setembro - Bulgária, Sofia - Arena Armeec
1 Outubro - Espanha, Bilbau - Bilbao Arena Miribilla
3 Outubro - Portugal, Lisboa - Altice Arena
5 Outubro - Espanha, Madrid - WiZink Center
6 Outubro - Espanha, Barcelona - Palau Sant Jordi
8 Outubro - Itália, Turim - Palau Alpitour
9 Outubro - Itália, Bolonha - Unipol Arena
11 Outubro - Luxemburgo, Esch-sur-Alzette - Rockal
12 Outubro - Bélgica, Antuérpia - Sportpaleis
14 Outubro - França, Paris - Accor Arena
15 Outubro - Países Baixos, Amesterdão - Ziggo Dome
17 Outubro - Alemanha, Colónia - Lanxess Arena
19 Outubro - República Checa, Praga - O2 Arena
20 Outubro - Alemanha, Berlim - Mercedes-Benz Arena
22 Outubro - Alemanha, Munique - Olympiahalle
23 Outubro - Suíça, Zurique - Hallenstadion
8 Novembro - Irlanda, Dublin - 3Arena
10 Novembro - Inglaterra, Sheffield - Utilita Arena
11 Novembro - Inglaterra, Manchester - AO Arena
12 Novembro - Escócia, Glasgow - OVO Hydro
14 Novembro - Inglaterra, Brighton - Brighton Centre
15 Novembro - País de Gales, Cardiff - International Arena
17 Novembro - Inglaterra, Londres - The O2
18 Novembro - Inglaterra, Birmingham - Resorts World Arena
...
...
https://louist.lnk.to/OutofMySystemPR
...
BMG
Prehistoricos - EP "7488"
O disco foi gravado entre os estúdios tuff, BEEP e foi misturado por João Santos e masterizado por Paulo Abelha.
O EP, que terá uma edição física e digital, já está disponível no site da editora tuff.pt.
A festa de apresentação do projeto e EP será já no dia 15 de Outubro na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa.
...
...
quinta-feira, outubro 13, 2022
Bone Union Records / Black and Tan Records - Novidades
...
An outcome of a one-shot home recording session designed by Bilgin and Keskiner (both Anglophiles with a deep respect in Mod culture); this EP truly captures the claustrophobic atmosphere of a metropolitan where nobody on the scene in Izmir, Turkey in mid-2010’s tends to give away a dime for any attempt that blends blues and roots reggae with a slight touch of Jerry Garcia (of Grateful Dead).
Take both tracks as a sample of a wide hearted trial; while swiftly riding away on your scooter…
Recorded and mixed by Tayfun Bilgin (2014 / Izmir, Turkey.
The music is released digital and available on all the download and streaming platforms.
...
https://blackandtanrecords.com
...
...
quarta-feira, outubro 12, 2022
Braga Blues Fest
O Festival Nova Arcada Braga Blues irá decorrer entre 30 de Outubro a 12 de Novembro de 2022, com 17 eventos espalhados pela cidade, Braga volta a viver intensamente o Blues.
Entre artistas locais, nacionais e internacionais destacam-se nesta quinta edição os nomes de Budda Guedes e Ana Bacalhau, os The Animals, Doug Macleod e os Wax & Boogie Feat. Drew Davies.
No dia 30 de outubro, podemos assistir a uma entrevista/concerto com o músico português Paulo Gonzo, que com a sua Go Grall Blues Band (anos 70/80) foi um dos grandes impulsionadores do blues em Portugal. Este evento tem entrada livre.
Como destaques principais do Festival Nova Arcada Braga Blues teremos concertos exclusivos e irrepetíveis como os de Budda Guedes e Ana Bacalhau ou os The Animals e muito mais...
Mais detalhes nas linhas abaixo...
PROGRAMAÇÃO
30 de outubro | 17:00
Vamos falar de blues| conversa com Paulo Gonzo
Cine Place Nova Arcada
Entrada livre
Dia 9 de novembro | 21:30
Budda Guedes & Ana Bacalhau - Portugueses Blues reunion
Altice Fórum Braga
Bilhetes aqui
Dia 10 de novembro | 21:30
The Animals (UK)
Altice Fórum Braga
Bilhetes aqui
Dia 12 de novembro | 21:30
Doug Macleod (USA) e Wax & Boogie Feat. Drew Davies (ES)
Theatro Circo
Toda a programação do Nova Arcada Braga Blues pode ser consultada em:
https://www.bragablues.com
...
terça-feira, outubro 11, 2022
The Twist Connection - Os concertos continuam
Anywhere But Here é o novo álbum dos The Twist Connection e já está disponível!
Tal como aconteceu logo após o lançamento, a 9 de setembro, os The Twist Connection continuam a percorrer Portugal em promoção de Anywhere But Here. Lembramos que Anywhere But Here sucede a Is That Real? de 2020, editado em pleno primeiro confinamento do COVID.
Os The Twist Connection foram uma das poucas bandas portuguesas que não pararam de editar música nova durante a pandemia. Mal foi possível o reatamento dos concertos ao vivo (com as diferentes medidas aplicadas) fizeram-se à estrada, o seu habitat natural.
Anywhere But Here foi gravado no Colectivo Criativo Studios com o produtor Márcio Silva e já está disponível nas plataformas digitais e em formato físico.
The Twist Connection em tour:
21- Aljustrel - Oficinas de Transformação e Animação Cultural
22 - Ovar - Ovar Expande 22
28 -Leiria - Stereogun
29-Castelo Branco - Albi Sport Club
...
...
Soweto Gospel Choir ao vivo em Portugal em 5 concertos
Digressão de música gospel africana chega a Portugal para cantar sobre a liberdade
O grupo musical “Soweto Gospel Choir”, composto pelos melhores artistas da África do Sul, chega a Portugal, em novembro, para cinco espetáculos cheios de ritmo, cores e mensagens inspiradoras. O coro sul-africano vai apresentar o álbum ‘Freedom’, eleito como Melhor Álbum de World Music em 2019, que se junta aos dois grammys já conquistados na mesma categoria.
A 23 de novembro, a cidade do Porto recebe no Coliseu Porto Ageas o espetáculo de música gospel africana, seguindo-se o palco do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, a 24 de novembro. O coro sul-africano atua a 25 e 26 de novembro em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, e termina a digressão nacional em Leira, no Teatro José Lúcio da Silva a 27 de novembro. Os bilhetes já estão à venda em UAU.pt, ticketline.pt e nos locais habituais.
Para esta digressão europeia, os espetáculos estão divididos em dois momentos, que prometem conquistar o público pelo poder incomparável e inspirador da música gospel africana: na primeira parte o coro apresenta ‘Freedom’, em memória ao legado de Nelson Mandela, passando uma mensagem de esperança e alegria; na segunda parte o conjunto sul-africano leva à plateia os clássicos internacionais e intemporais de gospel, como por exemplo as interpretações arrepiantes de “Amazing Grace” e “Hallelujah” de Leonard Cohen.
“Soweto Gospel Choir” foi criado em 2002 e ao longo dos anos tem conquistado o público pelo carisma e personalidade dos espetáculos, nos quais interpretam temas tradicionais e contemporâneos numa harmonia emocionante e cheia de ritmos sul-africanos.
Estes intérpretes eletrificantes partilharam o palco com alguns dos maiores nomes da música mundial incluindo U2, Aretha Franklin, Stevie Wonder, Robert Plant, Celine Dion, Red Hot Chili Peppers, Josh Groban e, recentemente, Ben Harper.
“Absolutely thrilling singers... dazzling music", Billboard
...
Al'Fado ao vivo em Lisboa
Al ́Fado, o projeto de música ibérica de raízes Sefarditas, cujas origens remontam às comunidades judaico/hebraicas que habitaram a península durante a Idade Média, irá apresentar ao vivo o seu álbum de estreia Nasimiento, em Lisboa, dia 18 de outubro, às 20:30h, no espaço BOTA (Base Organizada da Toca das Artes) é um espaço cultural multidisciplinar, situado no Largo Santa Bárbara, nº 3D, em Lisboa). Para aquela que será uma noite intimista com um concerto em formato showcase, e também a estreia do documentário Making-Of do disco.
O ensemble Al ́Fado assimila diversas influências musicais que vão do Flamenco ao Jazz, passando pelas Músicas do Mundo, como consequência lógica da diversidade cultural dos músicos portugueses e israelitas que o integram. Al ́Fado é constituído por Gal Tamir (voz e clarinete), Avishay Back (baixo), João Roque (guitarra) e Diogo Melo de Carvalho (percussões e melódica).
Respeitando em absoluto a tradição, as letras são escritas e cantadas em Ladino, dialeto medieval que mistura castelhano, português e hebraico, sintetizando, deste modo, a riqueza da cultura hebraica, e cruzando-a com a canção portuguesa por excelência, o Fado.
O álbum Nasimiento retrata os primeiros encontros, o choque de ideias e de personalidades musicais, bem como a vitalidade que caracterizou a fase inicial do processo artístico e criativo do ensemble. De salientar que Nasimiento conta com as paticipações especiais do pianista português João Paulo Esteves da Silva e da flautista israelita Hadar Noiberg.
segunda-feira, outubro 10, 2022
Cristovam - Disco "Songs on a wire"
Cristóvam é um cantor e compositor português, nascido na Ilha Terceira dos Açores. As suas composições brilham, inquestionavelmente, de uma forma única e particular, a que não é alheio o seu processo de crescimento, rodeado pelos inúmeros discos da coleção do seu avô, pioneiro da rádio do Atlântico.
Após o lançamento dos singles "Golden Days" e "The Smoke", o músico e compositor Cristóvam apresenta agora Songs on a Wire, o seu segundo trabalho de originais.
Este novo registo contou com a produção de Tim Hart, elemento da banda australiana Boy & Bear e foi gravado, durante o ano de 2021, entre os Açores e a Austrália, incluindo 12 canções nascidas na calma do mar Açoriano, longe de qualquer tipo de pressão, e onde, segundo Cristóvam, “o tempo parece ter mais tempo”.
O álbum, que tem o selo da prestigiada editora internacional V2 Records, era para ter sido gravado totalmente na Austrália, mas com o fecho das fronteiras, houve que encontrar outra forma de poder trabalhar em parceria, pelo que o título do disco acaba por nascer precisamente dessa ideia das canções serem passadas de um lado para o outro do mundo, numa espécie de telefone de lata, moderno e misterioso.
Sobre a sonoridade de Songs on a Wire, de acordo com as palavras de Cristóvam :
“Em termos estéticos, este é um disco que procurou ser o mais cru possível, e apesar de não ter sido gravado em ensemble, está muito despido ao essencial e sem praticamente edits do que quer que seja. A própria mistura foi analógica para imprimir ainda mais essa estética menos polida, e essa foi um pouco a nossa premissa: fazer um disco descomplexado, sem grandes camuflagens ou floreados, em que as canções fossem o principal foco de atenção.”
Em 2020 escreveu e gravou "Andrà Tutto Bene", uma canção que depressa se tornou num fenómeno viral, tendo sido adoptada como um hino de resistência à pandemia nos quatro cantos do mundo.
Cristóvam é vencedor de diversos galardões internacionais, como sejam o primeiro prémio na categoria de artista independente do prestigiado International Songwriting Competition de 2018, ou dois prémios do International Portuguese Music Awards: Pop Performance e Songof the Year. Com o tema "Setting Sun", Cristóvam venceu recentemente o prémio de “Compositor do Ano” no conceituado Festival CCP.
Novidades na Vinyl Disc
Lindomar Castilho-Lindomar Castilho Com Orquestra.Ano:1975;
Márcio Ivens-Vamos Cirandar!Ano:1979;Maria Bethânia-Ciclo.Ano:1983;
Maria Bethânia-Recital Na Boite Barroco.Ano:1972;
Maria Bethânia-Maria.Ano:1988;
Maria Bethânia-Talismã.no:1980;
Maria Bethânia-Pássaro Da Manhã.Ano:1977;
Maria Bethania-Mel.Ano:1979;
Maria Bethânia-Álibi.Ano:1978;
Maria Bethânia-25 Anos.Ano:1990;
Taxi-Taxi.Ano:1981;
Sylvester-Stars.Ano:1979;
Vanutti-Chora Viola.Ano:1991;
Heart-Bad Animals.Ano:1987;
Was (Not Was)-Spy In The House Of Love.Ano:1987;
101 / Jade 4U-Hear Me Coming.Ano:1990;
Redhead Kingpin And The FBI-Get It Together.Ano:1991;
Redhead Kingpin And The FBI-We Rock The Mic Right.no:1990;
Red Box-Motive.Ano:1990;
Kool & The Gang-Something Special.Ano:1981;
Kool & The Gang-Victory.Ano:1986;
Nik Kershaw-Nobody Knows.Ano:1986;
George Michael-Careless Whisper.Ano:1984;
Bee Gees-Secret Love.Ano:1991;
Blue Pearl-Little Brothe.Ano:1990;
The Cars-Drive.Ano:1984;
Toto-Toto IV.Ano:1982
domingo, outubro 09, 2022
sábado, outubro 08, 2022
Economia, alterações climáticas, diversidades e inclusão > conferências e workshops > 26 e 27 OUT na Culturgest
MUDAR: Economia e Alterações Climáticas: Contradição ou Oportunidade? e Diversidades e Inclusão é o segundo ciclo Fidelidade - Culturgest, num programa de conferências e workshops. que reúne alguns dos maiores especialistas da área ambiental, económica e social para reflectirem sobre as alterações futuras de pessoas perante outras e o mundo que as rodeia. Nos dias 26 e 27 de outubro, na Culturgest, em Lisboa, com entrada gratuita.
26, 27 OUT 2022
QUA, QUI 9:00 -
Conferências e Debates Workshops
MUDAR
Economia e Alterações Climáticas: Contradição ou Oportunidade?
Diversidades e Inclusão
Conferências Fidelidade na Culturgest
Culturgest
Auditório Emílio Rui Vilar
Salas 1 e 2
Conferências
26 e 27 OUT 2022
QUA e QUI 14:30 - 20:00
Entrada gratuita mediante reserva
Workshops
26 e 27 OUT 2022
QUA e QUI
09:00 - 13:00
Gratuitos mediante reserva
© Daryan Shamkhali
O ciclo MUDAR, realizado em parceria pela Fidelidade e a Culturgest, inclui diversas conferências e workshops dedicados aos temas Economia e Alterações Climáticas: Contradição ou Oportunidade?, no dia 26 de outubro, e Diversidades e Inclusão, no dia 27 de outubro.
Com entrada gratuita mediante reserva, são discutidas, no primeiro dia, questões relacionadas com a inovação ecológica, o desafio energético, o greenwashing e a liderança empresarial na conversão para uma economia verde e, no segundo dia, questões sobre diversidades, no contexto do trabalho e da gestão empresarial, a diversidade como promotor da inovação, a questão da meritocracia ou as oportunidades de mudança.
Conferências e workshops Economia e Alterações Climáticas: Contradição ou oportunidade?
No dia 26 outubro, o foco centra-se nas questões climáticas e a sua relação com a economia através de workshops, debates e conferências com um olhar para a vitalidade da reflexão estratégica sobre os problemas ambientais e os desafios que os rodeiam – económicos, de inovação, liderança e energéticos. Este dia, inclui discussão de ideias, mas também uma componente de aprendizagem ativa que abrange quer conhecimento de base para a concetualização do fenómeno único que se enfrenta, quer reflexões de maior complexidade envolvendo entidades privadas e públicas.
Programa conferências
Programa workshops
Sofia Santos (Systemic), Daniel O'Neill (Leeds University), Tiago Domingos (Instituto Superior Técnico), Ana Pimentel (jornalista), Carla Canivete (Bloomberg News), Valerie Keller (cofundadora e copresidente IMAGINE) são os nomes que fazem parte do painel de oradores e moderadores das conferências dedicadas a esta temática.
Conferências e workshops Diversidades e Inclusão
A 27 de outubro, o tema Diversidades e Inclusão é analisado como um dos pilares basilares para um futuro sustentável das sociedades contemporâneas e suas organizações. Este dia é dedicado a debater este tema com quem tem pensado e agido para que a nossa sociedade seja efetivamente mais diversa, tendo como foco a forma o modo como o indivíduo trabalha em empresa e organizações. De manhã, há dois workshops onde se abordam os temas das Diversidades Visíveis (cor de pele, idade, deficiência, entre outras) e Diversidades Invisíveis (religião, género, etc.). De tarde, as conferências e os debates dedicam-se à discussão que põe em tensão diversidade e meritocracia, de boas práticas e dos desafios que são colocados à liderança.
Programa conferências
Programa workshops
Eduarda Pinto (Lionesa), Gonçalo Quadros (Critical Software), Inês Santos Silva (Women(dot)Business), Ana Sousa (FARFETCH), Sandro Resende (Manicómio), Cristina Martins de Barros (Instituto de Informação em Recursos Humanos), Mariana Branquinho da Fonseca (Korn Ferry), Sandra Ribeiro (Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género), Carlos Pereira (Guionista/Humorista), Margarida Couto (Grace), André F. Macedo (Deloitte) e Catarina Marques Rodrigues (jornalista) são os nomes em destaque no segundo dia do ciclo.
As conferências e workshops têm entrada gratuita, sujeita à lotação, e mediante reserva através do formulário no site da Culturgest.
Resultado de uma parceria Culturgest - Fidelidade – Companhia de Seguros e com a parceria científica do Instituto Superior Técnico (IST), o ciclo tem como consultores científicos António Alvarenga (Fundador e CEO da consultora ALVA R&C e Professor Associado Convidado da Nova SBE) e Diogo Vieira da Silva (business analyst e outgoing curator dos Global Shapers Lisbon Hub) , que asseguram também a curadoria, juntamente com Liliana Coutinho, programadora da área de conferências da Culturgest.
Programa completo: https://www.culturgest.pt/pt/programacao/por-evento
...
Lisboa
Rua Arco do Cego, 50
1000-300
(+351) 21 790 54 54
Bilheteira
culturgest.bilheteira@cgd.pt
(+351) 21 790 51 55
Porto
Avenida dos Aliados 104
4000-065 Porto
(+351) 22 209 81 16