quarta-feira, junho 08, 2022

Modinhas & Seguidillas ao vivo na Cooperativa Árvore (Cidade do Porto)


Concerto de Lançamento "Modinhas & Seguidillas"


– Canções Ibéricas em Tempos de Revolução -


Cooperativa Árvore - 11 Junho, 16h30


 


A Cooperativa Árvore vai receber no dia 11 de Junho o concerto de lançamento do projeto “Modinhas & Seguidillas”, às 16h30.


Este espectáculo consiste num conjunto cuidadosamente seleccionado de belas canções de salão portuguesas e espanholas compostas entre a passagem do séc. XVIII para o século XIX em Portugal e Espanha (entre a Revolução Francesa e a Revolução Liberal Portuguesa), interpretadas por Bruno Ribeiro (à viola) e Ana Barros (voz soprano), com um foco em modinhas de vários autores portugueses (por ex. José Francisco Leal e Caldas Barbosa, entre outros) e as seguidilhas (boleros) do catalão Fernando Sor. Bruno Ribeiro toca com uma cópia de uma viola de 1825 de Louis Panormo, executada por Orlando Trindade, construtor especializado em instrumentos históricos.


 


Estas canções são os melhores exemplos da música de salão que se fazia em Portugal e Espanha entre o final do séc. XVIII e primeira metade do séc. XIX e era apreciada tanto pelas classes burguesa como a aristocrática, e em que se encontram muitas características idiossincráticas destas regiões europeias (nomeadamente a influência das viagens atlânticas no caso português) e se consideram como seminais no posterior desenvolvimento dos principais géneros de música popular urbana portuguesa e espanhola, como o fado e o flamenco.


 


Os músicos que integram este projecto já se apresentaram anteriormente em duo num projecto de música contemporânea sobre a história de Inês de Castro, produzido pela Cooperativa Árvore (Porto), que se materializou em vários concertos no Norte do país e foi editado em livro +cd pela editora Letras & Coisas, em colaboração com o pintor José Emídio.


 


O projecto “Modinhas & Seguidillas” é financiado pela Direcção Geral das Artes – Ministério da Cultura da República Portuguesa. 

...




 
 

Sem comentários: