quinta-feira, maio 16, 2024

Festival Imaterial em Évora

 Esta sexta feira, dia 17 de maio, tem início a 4ª edição do Festival Imaterial.


Até 25 de maio, a cidade de Évora transforma-se num local de transmissão de saberes e culturas entre diferentes povos e gerações


No primeiro dia, Abraham Coupeiro & Orquestra de Câmara da Eborae Musica e LINA_ apresentam-se ao vivo, em sessão dupla, no Teatro Garcia de Resende.

...

O Festival Imaterial tem início esta sexta feira, dia 17 de maio e prolonga-se até dia 25 com uma programação que integra concertos, um ciclo de cinema documental, conferências e conversas, passeios pelo Património e, pela primeira vez, atividades para escolas e famílias que promovem a interação com artistas internacionais.


A busca pela ligação com a paisagem, como tinha sido imaginada desde o início, leva a que o Imaterial continue a fazer do magnífico Teatro Garcia de Resende a sua sala de honra, enquanto propõe escutar alguns dos seus protagonistas em espaços como o Cromeleque Vale Maria do Meio ou a Herdade do Freixo do Meio.


A visita ao Cromeleque Vale Maria do Meio com uma performance do artista galego Abraham Cupeiro é uma das novidades desta edição e marca o arranque da quarta edição do Festival Imaterial.


Numa programação que percorre os quatro cantos do mundo em nove dias de concertos, no formato de sessão dupla, é possível encontrar nomes como LINA_ e emmy Curl mas também Emel, artista tunisina e uma das vozes da Primavera Árabe, diretamente ligada à luta pela Liberdade.


A sessão dupla de abertura do Festival Imaterial no dia 17 de maio, inicialmente, contava com um concerto de Mísia que, por motivos de força maior, não se irá realizar. Mantendo a linguagem do Fado presente na programação do Festival, nesta data, o Teatro Garcia de Resende recebe LINA_ com o seu novo disco “Fado Camões”. Álbum que tem recolhido excelentes críticas nacionais e internacionais e que celebra a obra de Luís Vaz de Camões na comemoração do seu Quinto Centenário.


A estes nomes juntam-se Abraham Cupeiro & Orquestra de Câmara da Eborae Musica (Galiza/Portugal), Os do Fondo da Barra (Galiza) em estreia em Portugal, Carles Dénia - El Paradís de les Paraules (Comunidade Valenciana), Tablao de Tango (Argentina), Dasom Baek (Coreia do Sul), Meher Angez Trio (Paquistão), Duo Ruut (Estónia), Ustad Noor Bakhsh (Paquistão), Lena Jonsson & Johanna Juhola (Suécia / Finlandia), Maite Larburu (País Basco), Parveen & Ilyas Khan (Índia), Davide Ambrogio (Calábria), Cocanha (Occitania), Melisa Yildirim & Swarupa Ananth (Turquia/Índia) e Tomasito (Andaluzia).


Cada sessão dupla tem um custo único de 3 euros e os bilhetes para estes concertos estão disponíveis na bilheteira oficial do Teatro - https://cmevora.bol.pt/ - e locais habituais. 

...

Festival Imaterial tem início esta sexta feira, dia 17 de maio e prolonga-se até dia 25 com uma programação que integra concertos, um ciclo de cinema documentalconferências e conversaspasseios pelo Património e, pela primeira vez, atividades para escolas e famílias que promovem a interação com artistas internacionais.

A busca pela ligação com a paisagem, como tinha sido imaginada desde o início, leva a que o Imaterial continue a fazer do magnífico Teatro Garcia de Resende a sua sala de honra, enquanto propõe escutar alguns dos seus protagonistas em espaços como o Cromeleque Vale Maria do Meio ou a Herdade do Freixo do Meio.

A visita ao Cromeleque Vale Maria do Meio com uma performance do artista galego Abraham Cupeiro é uma das novidades desta edição e marca o arranque da quarta edição do Festival Imaterial.

Numa programação que percorre os quatro cantos do mundo em nove dias de concertos, no formato de sessão dupla, é possível encontrar nomes como LINA_ e emmy Curl mas também Emel, artista tunisina e uma das vozes da Primavera Árabe, diretamente ligada à luta pela Liberdade.

A sessão dupla de abertura do Festival Imaterial no dia 17 de maio, inicialmente, contava com um concerto de Mísia que, por motivos de força maior, não se irá realizar. Mantendo a linguagem do Fado presente na programação do Festival, nesta data, o Teatro Garcia de Resende recebe LINA_ com o seu novo disco “Fado Camões”. Álbum que tem recolhido excelentes críticas nacionais e internacionais e que celebra a obra de Luís Vaz de Camões na comemoração do seu Quinto Centenário.

A estes nomes juntam-se Abraham Cupeiro & Orquestra de Câmara da Eborae Musica (Galiza/Portugal), Os do Fondo da Barra (Galiza) em estreia em PortugalCarles Dénia - El Paradís de les Paraules (Comunidade Valenciana), Tablao de Tango (Argentina), Dasom Baek (Coreia do Sul), Meher Angez Trio (Paquistão), Duo Ruut (Estónia), Ustad Noor Bakhsh (Paquistão), Lena Jonsson & Johanna Juhola (Suécia / Finlandia), Maite Larburu (País Basco), Parveen & Ilyas Khan (Índia), Davide Ambrogio (Calábria), Cocanha (Occitania), Melisa Yildirim & Swarupa Ananth (Turquia/Índia) e Tomasito (Andaluzia).

Cada sessão dupla tem um custo único de 3 euros e os bilhetes para estes concertos estão disponíveis na bilheteira oficial do Teatro - https://cmevora.bol.pt/ - e locais habituais.

...

https://festivalimaterial.pt/ 

...



Sem comentários: