sexta-feira, fevereiro 25, 2022

Erea Castro - Single "Fica a dica"

 



Erea Castro

Single de estreia Fica a Dica já disponível


Erea Castro edita hoje o seu primeiro single Fica a Dica nas plataformas digitais.


O mais extraordinário nisso, para além da própria música, é que Erea Castro é uma artista galega que canta em português. E que tem como influências musicais quer Mariza ou Carminho quer Monica Naranjo. Um caldeirão musical que deu origem a um estilo próprio.


Como nos diz a própria Erea Castro "o facto de eu ter nascido e crescido numa área fronteiriça faz com que eu assuma como minha também a cultura portuguesa. Para mim é tão própria como a galega e a espanhola no geral. Acho que cada vez é uma realidade mais comum às pessoas da raia, somos todos o produto do convívio que se produz entre as duas margens".


Aliás, esse assumir da cultura portuguesa, está logo no título deste single de estreia. Erea Castro explica que "Fica A Dica foi uma das primeiras expressões que eu fixei na minha aprendizagem da língua portuguesa, e achei tanta piada na musicalidade da própria expressão que a transportei para a minha musica".


Confirma-se através deste tema, que existe realmente não apenas uma forte relação entre a Galiza e Portugal como existe mesmo uma cultura comum. Erea Castro afirma que "não só concordo como que o reivindico através das minhas músicas. Acredito que nas novas gerações é assumido um novo olhar de cara para as duas nações. Sinto que assumimos e percebemos que são mais as coisas que nos unem que aquelas que nos afastam. Sem complexos. Acho que nesse princípio de “a união faz a força” reside o como se entendem agora as relações entre Espanha e Portugal. Como historiadora também não posso esquecer que na Idade Média, o Reino de Galicia chegava quase até ao Mondego, e as Cantigas de Amigo já são testemunhas claras de quanto profunda e cumprida é esta união".


Fica a Dica já está disponível nas plataformas digitais. 

...

Instagram 

...


...

Erea Castro no YouTube

Sem comentários: