Curta-Metragem "Reencontro" com Joseph Melinha como ator principal.
...
Zagati Prod.
(Zagati Produções)
Music, Movies, Books, theater, Blues, Classical, Pop, Rock, Bullfighting, Bull Starts, etc, etc... Contact: bmp1@sapo.pt / Portugal
...
Zagati Prod.
(Zagati Produções)
Maria João lança hoje o novo álbum que celebra 40 anos de carreira
...
Maria João é um tesouro vivo, uma artista reconhecida e aplaudida globalmente que, no entanto, nunca deixou de se mostrar irrequieta de um ponto de vista criativo, mostrando-se permanentemente disposta a arriscar novas aventuras, a buscar novas soluções, a apresentar novos projectos. O futuro é sempre o melhor lugar, acredita a cantora que ao longo das décadas foi voz activa em diversas e frutuosas parcerias, de Mário Laginha e Carlos Bica a Aki Takase.
Agora, fazendo eco da sua ascendência, Maria João volta a voar entre Lisboa e Maputo para a criação, na companhia de João Farinha e André Nascimento, aliados do projecto OGRE (com quem gravou vários álbuns desde 2012, incluindo o recente e muito aplaudido "Songs For Shakespeare", de 2022), um novo álbum que cruza a sua original voz com planantes e evocativas texturas electrónicas.
Com a colaboração de novos e recorrentes músicos – dos bateristas Silvan Strauss e Texito Langa ao guitarrista Valter Mabas ou ao percussionista Cheny Wa Gune, responsável pelas quentes colorações da timbila, o novo trabalho de Maria João enfatiza ainda o poder comunal das vozes através do coro TP50 em que harmonizam Xixel Langa, Xizimba, Leticia Deozina, Nadya Cosmo e Onésia Muholove. As lendas de Moçambique Mucavele e Stewart Sukuma também juntam as suas vozes à da cantora portuguesa.
Coube ao músico e produtor português Luís Fernandes, um reconhecido artista na área das vanguardas electrónicas, o papel de assinar a produção de um trabalho que implicou viagens entre Portugal e Moçambique e pontes musicais entre o passado e o futuro, o jazz e a world music, o ritmo e a melodia.
...
Em 10 novos temas, incluindo o single “Ao Sol”, este novo registo de Maria João apresenta uma original visão musical em que a sua voz singular e apaixonante ocupa o centro, afirmando-se uma vez mais como uma inigualável força expressiva, capaz das mais fundas emoções. “Esperança”, “African Foxtrot”, “O Amor é Verdadeiro”, “Beatriz”, “Dário”, “As Tuas Tranças”, tema em que participa Mucavele, que também assina a música, “Papalaty”, de Sukuma, “Dia” e “Praia” completam o alinhamento de um trabalho que é uma prova de vida, de engenho e de arte de uma das mais desafiantes e marcantes vozes da actualidade.
A partir de hoje, 28 de Fevereiro, disponível em todas as plataformas e em disco físico nos pontos de venda habituais. Que venha a Abundância!
...
ABUNDÂNCIA | FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Maria João - voz
João Farinha - teclados / sintetizadores
André Nascimento - laptop / electrónica
Silvan Strauss - bateria (Dia)
Texito Langa - bateria (African Foxtrot, Dário)
Valter Mabas - guitarra (African Foxtrot, Papalaty)
Cheny Wa Gune - tímbila (African Foxtrot)
Coro TP50 (Ao Sol, Esperança, African Foxtrot, Dário, Dia, Praia)
Xixel Langa
Xizimba
Leticia Deozina
Nadya Cosmo
Onésia Muholove
Convidados Especiais:
Mucavele - voz (As Tuas Tranças)
Stewart Sukuma - voz (Papalaty)
Produção Executiva Moçambique: António Prista
Direcção Artística: João Farinha, Maria João
Produção Musical: Luís Fernandes
Misturas: Luís Fernandes
Mastering: Arnold Kasar
Gravações em Portugal: João Farinha @ Estúdios Aurora, Lisboa
Gravações em Moçambique: Joni Schwalbach, Zacarias Paulo @ Estúdios Ekaya, Maputo
Gravações de bateria "Dia": Silvan Strauss @ Zwischengeschoss, Hamburg
Fotografia: Alexandre Cabrita
Maquilhadora: Zakahia
Arte Gráfica, Design / Retoque Fotográfico: Jonas Grancha
Label: Galileo Music
...
Depois de “Crime”, os The Twist Connection revelam agora “Concentrate”, o mais recente single do quinto álbum da banda, “CONCENTRATE, GIVE IT UP, IT’S TOO LATE”, que será editado em março de 2025 pela Lux Records.
A sonoridade da banda continua a mover-se sob o espectro do rock’n’roll, numa estrada que liga referências como Ronnie Self e Dan Sartain, dos anos 50 até aos dias de hoje. Em “Concentrate”, essa viagem ganha um novo brilho com a participação de Tracy Vandal, cuja voz se entrelaça no ritmo pulsante da canção.
A perceção de que o tempo não espera por ninguém é uma das forças que impulsiona este novo trabalho, onde a vida—com o seu desespero, amor, perdas e constantes roubos—volta a ser o grande tema. Os The Twist Connection continuam assim a trilhar o seu caminho, fiéis à energia visceral que os caracteriza e prontos para mais um capítulo da sua discografia.
...
https://thetwistconnection.com/
...
Lux Records
...
Agenda:
Próximos Concertos
FEVEREIRO
2025.02.28 | BARREIRO – Adão
MARÇO
2025.03.01 | CORROIOS – MMM
2025.03.21 | GUIMARÃES – CAAA
ABRIL
2025.04.05 | VISEU – Fora do Rebanho
2025.04.24 | PORTO – Barracuda
...
Imperdível!!!
...
Concertos em março no The Cliff Bay e Vila Porto Mare, no Funchal
PORTOBAY CLASSIC TALENTS APRESENTA MARIANA PIMENTA E FRANCISCO LOPES
O Grupo PortoBay continua a celebrar o talento madeirense com o segundo concerto do evento “PortoBay Classic Talents” deste ano, que visa prestigiar e dar visibilidade a músicos com uma ligação especial à cultura da Madeira. A cantora Mariana Pimenta e o guitarrista Francisco Lopes sobem ao palco no dia 7 de março, às 18h00, na Sala Navegadores do Hotel The Cliff Bay, e no dia 9 de março, às 17h00, na Sala Lido do Resort Vila Porto Mare. Este evento decorre durante o outono e o inverno nos hotéis do grupo PortoBay, nomeadamente no Resort Vila Porto Mare e no The Cliff Bay, proporcionando concertos em março, novembro e dezembro.
Os músicos irão interpretar um repertório cuidadosamente selecionado, trazendo ao público obras de grandes compositores. O programa incluirá composições de Mario Castelnuovo-Tedesco, Agustín Barrios Mangoré, Francisco Tárrega e Manuel de Falla, destacando peças emblemáticas que ilustram a riqueza da música clássica.
Entre as interpretações estarão excertos da obra "The Divan of Moses Ibn Ezra", de Mario Castelnuovo-Tedesco, incluindo temas como "Fate has Blocked the Way" e "The Dove that Nests in the Tree-top". Também farão parte do programa "Choro de Saudade", de Agustín Barrios Mangoré, "Capricho Árabe" e "Recuerdos de la Alhambra", de Francisco Tárrega. O concerto será complementado com a interpretação das "Siete Canciones Populares" de Manuel de Falla, uma coleção de temas que refletem a diversidade e o encanto da música tradicional espanhola.
O PortoBay Classic Talents, desenvolvido em parceria com a New Classic – Associação de Eventos Culturais da Madeira, liderada por Francisco Lopes, pretende dar palco a jovens que, tendo concluído a sua graduação em escolas de música da Madeira, circulam agora por toda a Europa e demonstram uma qualidade de excelência no seu percurso musical, sendo vontade do grupo PortoBay, nascido na Madeira, poder mostrar aos seus hóspedes as capacidades culturais geradas a partir da ilha.
No âmbito da vertente cultural da responsabilidade social de PortoBay, tem colaborado com agentes culturais públicos e privados nas diferentes áreas, musicais, literárias ou outras áreas artísticas que manifestem uma diferenciação na abordagem cultural dos destinos onde PortoBay está implantado. Tem sido assim na colaboração com as universidades, com as escolas de música e com outras iniciativas de componente lúdico-culturais.
SOBRE OS ARTISTAS
Biografia Mariana Pimenta
Mariana Pimenta é uma cantora especializada em repertório barroco, com uma carreira internacional que a levou a palcos na Europa, Japão e América do Sul. Formou-se em Canto na Universidade de Aveiro e concluiu com distinção o Mestrado em Música Antiga no Conservatório Real de Haia. Dedica-se à interpretação como solista e mantém uma colaboração regular com a Orquestra Clássica da Madeira, o Trio Uirapuru e diversos ensembles de renome. Tem-se destacado em óperas e digressões internacionais, trabalhando com maestros como Gustavo Dudamel e Antonio Pappano, consolidando o seu lugar no panorama da música erudita.
Biografia Francisco Lopes
Francisco Lopes é um guitarrista de excecional versatilidade, navegando entre a música clássica, jazz, fado, flamenco e música popular brasileira. Com mais de dez prémios internacionais, tem conquistado palcos em festivais de guitarra por toda a Europa. Fundador da New Classic, que promove a fusão entre a música clássica e contemporânea, já partilhou o palco com grandes nomes como Marcin Dylla, Vojin Kocic e Válter Lobo. Em 2023, lançou 3/4, um álbum que reflete a sua identidade artística e paixão pela diversidade musical, continuando a levar a sua arte a palcos nacionais e internacionais.
Nota: O evento é aberto ao público e tem entrada livre, mas está sujeito a reserva na receção dos hotéis devido à capacidade limitada.
...
...
Apoios:
Antena 1
RTP
...
António Zambujo :
É um dos maiores representantes da música, cultura e língua portuguesa.
Entre o Fado, o Cante Alentejano e outras influências, como a música brasileira, Zambujo cativa o público em qualquer formato, seja a solo ou acompanhado pelos seus músicos.
A sua ligação com a música brasileira ficou marcada com o álbum Até Pensei que Fosse Minha, em homenagem a Chico Buarque, que lhe valeu uma nomeação ao Grammy Latino em 2017, na categoria de Melhor Disco de MPB.
...
Camané :
É uma das vozes mais emblemáticas do fado português, reconhecido pela sua versatilidade e respeito pela tradição.
Construiu uma carreira internacional sólida, atuando em palcos nos EUA, Canadá, Europa e América Latina.
Recebeu vários prémios, incluindo o prémio Amália e nomeações nos Latin Grammy.
Em 2021, lançou Horas Vazias, distinguido como melhora álbum de Fado nos Prémios Play.
...
Ricardo Ribeiro :
Um dos mais destacados fadistas portugueses que participa desde 2001 em festivais nacionais e internacionais de música.
Lançou álbuns de sucesso como Porta do Coração (2010), Hoje é assim, amanhã não sei (2016) e Terra que Vale o Céu (2023), premiado com o Prémio Play 2024 de Melhor Disco de Fado.
Foi distinguido com prémios como o Prémio Amália (2011), a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique (2015) e o Prémio Carlos Paredes (2017).
...
Comprar bilhetes:
https://coliseulisboa.com/eventos/antonio-zambujo-camane-e-ricardo-ribeiro/
...
Jerry Lee Lewis com Ron Wood
...
Singapura
Na semana dos Óscares, a Filmin lança o canal dedicado aos prémios internacionais que acontecem neste domingo, dia 2 de março e uma campanha com um preço especial para a subscrição anual de 45€.
A Filmin custa habitualmente 6,95€ por mês 55€ por ano. Os novos subscritores que adiram à plataforma até ao final de março terão a subscrição anual por 45€ e uma subscrição de 3 meses por 15€ (antes 20,85€).
...
No canal Óscares, a Filmin reune filmes que foram premiados ao longos dos anos como os vencedores de melhores filmes como Parasitas, de Bong Joon-ho, O Caçador, de Michael Cimino, Taxi Driver, de Martin Scorsese; os nomeados e os melhores filmes internacionais como Drive My Car, de Ryusuke Hamaguchi, As Noites de Cabíria, de Federico Fellini, A Pior Pessoa do Mundo, de Joachim Trier, Toni Erdmann, de Maren Ade, entre outros.
As melhores interpretações como Spencer, de Pablo Larraín, Ela (2016), de Paul Verhoeven, Um Dia Inesquecível, de Ettore Scola, O Homem Elefante, de David Lynch e os filmes com Melhor Argumento Original e Adaptado como Easy Rider, de Dennis Hopper, Billy Elliot, de Stephen Daldry ou O Estrangeiro de Orson Welles.
Este ano na corrida os óscares, a Filmin tem o documentário No Other Land, galardoado com vários prémios e que está nomeado para o Óscar na categoria de Melhor Documentário.
O filme aborda coletivo palestino-israelita de quatro jornalistas retrata a terrível destruição da Cisjordânia às mãos dos soldados israelitas.
O documentário foi realizado por um coletivo de activistas e cineastas (os palestinianos Basel Adra e Hamdan Ballal e os israelitas Rachel Szor e Yuval Abraham) que passaram 5 anos a filmar a destruição das aldeias de Masafer Yatta, no extremo sul da Cisjordânia, às mãos dos soldados israelitas.
O filme retrata também a aliança entre um dos realizadores palestinianos, Basel Adra, e o jornalista israelita Yuval Abraham. O filme recebeu inúmeros prémios e reconhecimentos, incluindo o Prémio de Melhor Documentário no Festival de Cinema de Berlim e outros prémios em eventos como o Festival de Documentários de Amesterdão, Visions du Réel e o Sheffield DocFest.
No Other Land encontra-se sem distriuição americana mas é um dos fortes candidatos a vencedor.
...
A inauguração do Coliseu Club, uma nova sala de espetáculos em Lisboa, é já este sábado, 1 de Março, e conta com um concerto da banda HUMANA TARANJA.
O grande ecrã do Cinema Fernando Lopes em Lisboa vai iluminar-se com alguns dos mais vibrantes e aclamados filmes da temporada de prémios. A Maratona dos Óscares decorre de 28 de fevereiro a 2 de março e traz consigo oito filmes que estão a definir o cinema contemporâneo. Uma experiência única para quem vive e respira sétima arte.
Entre narrativas arrebatadoras, visões ousadas e performances inesquecíveis, esta seleção promete envolver e surpreender.
Estes são os oito filmes que poderão ser vistos, ou revistos, na grande tela:
ANORA, de Sean Baker – Um retrato destemido e intenso da América moderna, vencedor da Palma de Ouro em Cannes - ver site
MEMÓRIAS DE UM CARACOL, de Adam Elliot – Uma animação que desafia o género com uma história de delicadeza e profundidade - ver site
O BRUTALISTA, de Brady Corbet – Uma reflexão poderosa sobre identidade e ambição, com uma interpretação brilhante de Adrien Brody - ver site
FLOW - À DERIVA, de Gints Zilbalodis – Uma experiência visual sem diálogos, que redefine o que significa contar uma história - ver site
AINDA ESTOU AQUI, de Walter Salles – Uma viagem cinematográfica tocante sobre memória, coragem e persistência - ver site
A SUBSTÂNCIA, de Coralie Fargeat – Um thriller hipnótico e provocador, protagonizado por Demi Moore - ver site
EMILIA PÉREZ, de Jacques Audiard – Um musical intenso e eletrizante, com Zoe Saldaña e Selena Gomez - ver site
A RAPARIGA DA AGULHA, de Magnus von Horn – Um retrato perturbador sobre a apatia social em tempos de crise.
A Maratona dos Óscares não é apenas uma exibição de filmes; é um evento para os verdadeiros apaixonados por cinema e reforça o compromisso do Cinema Fernando Lopes em oferecer uma programação diversificada e iniciativas de qualidade.
Os bilhetes já estão disponíveis online e na bilheteira do cinema, e estão também disponíveis packs promocionais exclusivos (apenas na bilheteira física do cinema):
- PACK 8 FILMES - 24€
- PACK 4 FILMES - 16€
- HORÁRIOS -
28 FEVEREIRO
19H00 - MEMÓRIAS DE UM CARACOL
21H00 - ANORA
01 MARÇO
14H15 - FLOW - À DERIVA
16H00 - AINDA ESTOU AQUI
18H45 - A SUBSTÂNCIA
02 MARÇO
14H30 - MEMÓRIAS DE UM CARACOL
16H30 - EMILIA PÉREZ
19H00 - A RAPARIGA DA AGULHA
21H30 - O BRUTALISTA
Bilhetes e horários das sessões poderão ser consultados no site do Cinema Fernando Lopes: www.cinemafernandolopes.pt
...
Filha de pastor, Wright iniciou cantando gospel e tocando piano na igreja ainda criança e cedo se interessou por jazz e blues. Frequentou a Houston County High School, onde participou ativamente no coral, e recebeu o National Choral Award.
Wright estudou musica na Georgia State University em Atlanta.
Seu primeiro álbum, Salt, foi lançado em 2003 e chegou ao segundo lugar da Billboard, top jazz contemporâneo em 2004. Em junho de 2005 lançou Dreaming Wide Awake, que atingiu o primeiro lugar em 2005 e 2006. Em 2015, lançou o álbum Freedon & Surrender, com 13 faixas. Esse álbum traz uma nova roupagem, exibindo ora um jazz mais ácido, ora um jazz mais melancólico, porém forte.
...
Ler mais:
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Lizz_Wright
...
Mercedes Peon
https://www.culturactiva.org/gl/artista/mercedes-peon
...
Xurxo Fernandes
https://www.culturactiva.org/gl/espectaculo/levaino
...
Os Dabaixo
https://www.culturactiva.org/es/artista/os-dabaixo
...
Tres Pesos
(Video)
https://www.culturactiva.org/es/artista/tres-pesos
...
Os Carunchos
https://www.culturactiva.org/es/artista/os-carunchos
...
Ialma
https://www.culturactiva.org/es/artista/ialma
...
Contacto para espetáculos:
Agenda Março - Maio 2025
Lizz Wright, Richard Galliano, Camané & Laginha, The Real ThingFELICIDADE MODERNA é o primeiro álbum de longa duração dos Quase Nicolau. Nascida uma das suas canções no Verão de 2019, estava ainda a banda a dar os seus primeiros concertos, a ideia para o disco viria de um sonho tido no Outono de 2020, pouco tempo depois de acabado o EP de estreia, Alvorada. De uma pergunta se fez o título e fio condutor do trabalho a cuja composição a banda se dedicou durante quase três anos – será isto felicidade moderna?
Em FELICIDADE MODERNA, aliás, foram mais importantes as perguntas do que as respostas. De que altos e baixos, de que alegrias e tristezas, de que pessoas e lugares, de que momentos e memórias e desejos e imaginações pode ser feita a felicidade, ou a nossa relação com a felicidade? Não será a felicidade algo muito menos simples do que se costuma crer? Será sequer algo em que se deve pensar? As onze canções de que é feito o álbum, escritas e reescritas pouco a pouco e experimentadas ao vivo em concertos do ciclo da Alvorada, não constituem uma história, senão um mosaico, um conjunto de fragmentos que, através de aproximações e afastamentos, evoca uma felicidade possível e – talvez contra muito do imaginário comum – infinitamente imperfeita.
Mas as palavras não vieram sozinhas. FELICIDADE MODERNA é o próximo passo no crescimento musical dos Quase Nicolau. As suas canções são mais directas e urgentes do que as de Alvorada, as suas dinâmicas mais arrojadas, contendo tanto os momentos mais cheios como os mais despojados da discografia da banda até agora. E assim como as letras foram ligadas por certas imagens e perguntas e movimentos, as composições e arranjos também partilham motivos que, aparecidos num lado do disco, regressam no outro já mudados por tudo o que, entretanto, aconteceu.
O trabalho de estúdio, feito sob a alçada do produtor João Correia (Tape Junk, Bruno Pernadas, Benjamim) após primeiras experiências a cargo de Diogo “Horse” Rodrigues (Capitão Fausto, Ganso, Luís Severo), durou quase um ano, tendo sido um período de constante experimentação. De Junho de 2023 a Abril de 2024, as canções foram construídas e reconstruídas camada a camada, na procura de uma forma e mundo único para cada uma. Na base da maioria dos arranjos estiveram guitarras acústicas em afinações invulgares, às quais se juntaram não só o leque de instrumentos rock tocados ao vivo pela banda e detalhes de viola amarantina, metalofone, melódica, sons encontrados e tudo o que quinteto, por curiosidade, resolveu experimentar, como participações do produtor João Correia na percussão, do saxofonista João Capinha no saxofone tenor, saxofone alto e flauta transversal e do pianista Vasco Robert no piano e piano manipulado. A principal novidade, contudo, talvez seja a gradual introdução de uma vertente electrónica no som da banda, resultado da manipulação e distorção de instrumentos e até de vozes, bem como da criação propositada de samples.
“BEIRA-FOGO” é o terceiro avanço de FELICIDADE MODERNA e um dos capítulos centrais do disco. É um regresso, passado algum tempo, à situação e sentimento de “PRIMEIRO AMOR”, tanto anterior single como anterior faixa do alinhamento. Quando se dissipa a névoa do desgosto, o que fica de quem se amou? O que se vê por fim com clareza? Só virá a verdade muito depois? E o que se faz com tudo o que não se pôde dizer a alguém? Em “BEIRA-FOGO” canta-se em singela harmonia sobre crescentes teias de dedilhados acústicos, sobre pianos e teclados e guitarras que se vão acumulando até tudo, quando falar já de nada serve, desabar num grande lamento sem palavras pelo que se perdeu, por depois do adeus se perceber que compreender e amar por vezes não é suficiente.
O single, penúltimo antes do lançamento de FELICIDADE MODERNA no dia 11 de Abril de 2025, vem acompanhado de um teledisco realizado por João Carriço e protagonizado por Luz Silva.
A primeira oportunidade para ouvir BEIRA-FOGO, PRIMEIRO AMOR e O QUE FOR ao vivo será a 21 de Março, data em que os Quase Nicolau subirão ao palco do Musicbox para uma noite do Indie Music Fest, na companhia de Manila, Zé Vargas e Momma T. Em breve serão anunciados concertos de apresentação de FELICIDADE MODERNA em nome próprio.
www.instagram.com/quasenicolau
https://open.spotify.com/artist/4foW7QAYqDtBRWlTKM6Ego?si=iGLgtzRHQhqRYyZt8VaVEQ
https://quasenicolau.bandcamp.com
https://linktr.ee/quasenicolau
...
...
redoma estão de volta com “lugar.”, single e manifesto que, segundo a vocalista Carolina, “é sobre desilusão e impotência, cansaço e frustração. Sobre lugares de abrigo que viram lugares de passagem e sobre gentes com tanto e outras com tão pouco”.
Depois do tom introspetivo do single “2572”, lançado no final do ano passado, a dupla portuense formada por Carolina Viana (MALVA) e Joana Rodrigues assume agora uma postura observadora da “cidade cinzenta”. Um Porto desconstruído e subjugado aos interesses de gigantes que descaracterizam e roubam o lugar de permanência das gentes que a habitam. Num gesto político e social, “lugar.”, segundo single que antecipa o álbum de estreia, traz uma voz cortante e um tique-taque constante, simbolizando uma cidade onde, a cada instante, nasce um hotel e desaparece uma morada.
O videoclip que acompanha a música, transporta-nos por lugares do Porto, com uma visão alarmante, onde andaimes e guindastes representam “homens gigantes” que vão esvaziando espaço que outrora dava substância à cidade.
“lugar.” foi escrita por Carolina Viana e a produção ficou a cargo de Joana Rodrigues. O vídeo foi realizado por Pedro Ivan.
O álbum de estreia, “santos da minha mente”, já tem data oficial de lançamento: 28 de março. No bandcamp da editora Biruta Records, já é possível fazer a pré-encomenda do álbum nos formatos digital e físico (CD e Cassete), além de consultar a capa e a tracklist.
...
...
Biruta Records
KIKA regressa aos singles com o tema "ATÉ JÁ" disponível nas plataformas.