Music, Movies, Books, theater, Blues, Classical, Pop, Rock, Bullfighting, Bull Starts, etc, etc... Contact: bmp1@sapo.pt / Portugal
sábado, abril 30, 2022
Captain Boy - Disco "Domingos Lentos" + ao vivo
O músico de Guimarães está de volta aos discos com o novo trabalho “Domingos Lentos” que vai ser apresentado ao vivo pela primeira vez no próximo dia 7 de Maio, no Centro Cultural Vila Flor, Guimarães.
Antes disso Captain Boy vai atuar no Festival Soundcity, em Liverpool, dia 1 de Maio. O convite surgiu após o músico ter sido selecionado em 2019 para o INES#talent 2020 depois de ter passado pelo WestwayLab nesse ano. O INES#talent, uma plataforma de showcases internacional, pretende dar espaço a novos talentos musicais e anualmente apresenta sugestões de vários artistas para os eventos dos seus parceiros. A atuação de Captain Boy no Soundcity conta com o apoio da Fundação GDA.
O Soundcity é um Festival que dá palco a novos talentos: já passaram por lá artistas que hoje são grandes nomes da música, como Ed Sheeran, Florence and the Machine, Stormzy, Years & Years, etc.
“Domingos Lentos” é o terceiro longa duração de Captain Boy. O novo álbum foi totalmente escrito em português, inspirado por autores como Bukowski e Hermann Hesse e fala sobre autodestruição, perda e descoberta. Ainda que seja um álbum introspetivo, o músico decidiu compô-lo a pensar na banda que o acompanha do vivo, para poder explorar de forma mais enérgica as suas canções.
O novo disco tem toques de psicadelismo, ritmos bem definidos e pianos obscuros que parecem ter sido tirados de um filme dos anos 60. Foi gravado num moinho em Torres Vedras, conta com a produção de Giliano Boucinha e Pedro Sousa Moreira e foi masterizado por Timothy Stollenwerk (Morphine, Kevin Morby, Chromatics).
A segunda amostra do novo disco, depois do primeiro single “Só Se Estraga Uma Casa”, é o tema que dá nome ao álbum, “Domingos Lentos”. É uma canção com dupla personalidade, em que a calmaria precede a tempestade, composta por guitarras deambulantes, batidas primitivas e tocada com a intensidade de quem quer limpar a alma a todo o custo.
Em palco vai estar acompanhado dos músicos Giliano Boucinha (guitarra, piano e teclado), Paulinho Harley (baixo), Maurício Medon (bateria) e Flávio Pereira (trompete).
...
sexta-feira, abril 29, 2022
Mariana Reis - "coisas por dizer"
Mariana Reis edita hoje EP de estreia coisas por dizer (assim mesmo em minúsculas)!
Depois de ter editado em setembro de 2021 o single "engana-me hoje, eu deixo" e há umas semanas "coisas por dizer", a cantautora portuguesa Mariana Reis, edita agora o seu primeiro EP. Disco onde se juntam aos dois temas já apresentados, os "há brilho na noite" e "ainda ando assim".
Mas, o que podemos saber mais sobre estes temas que compõem o EP de estreia de Mariana Reis? A própria diz-nos que, por exemplo, em relação ao tema "coisas por dizer " que "esta canção fala sobre as dúvidas e as incertezas que temos na vida, todos temos inseguranças e então é quase como uma mensagem sobre não estarmos sozinhos nisto. Falo sobre a Mallu Magalhães, que é uma grande influência que tenho, é uma artista que acompanho muito, sou muito fã do trabalho dela e nesse dia em que escrevi esta letra, era de noite e estava de facto a ouvir uma canção dela. Falo também da importância da escrita e da arte e de como tudo isto pode ser uma fuga, quase sempre isto de fazer arte é uma fuga."
E, quanto ao primeiro single "engana-me hoje, eu deixo"? Mariana Reis explica-nos que "a canção fala sobre recaídas, relata uma história de um amor pouco consistente, onde já se sabe à partida que tem tudo para correr mal mas vai-se fechando os olhos a muita coisa."
Mariana Reis diz-nos que existem alguns pontos em comuns, por exemplo, entre "há brilho na noite" e "coisas por dizer" "esta canção fala sobre o nosso outro lado que ninguém vê, um pouco como a coisas por dizer, fala das imperfeições que tentamos esconder. A ansiedade e a insegurança. Mas também sobre haver beleza na escuridão e que é normal não estar bem, a letra é escrita com uma analogia à noite, em que a noite é escura mas pode ser bonita e tal como aquele nosso lado que tentamos esconder, são imperfeições que fazem parte de nós mas somos bonitos assim".
Resta-nos, "ainda ando assim", um tema que para Mariana Reis "fala sobre uma relação que houve no passado e que ficou sempre por ultrapassar. Sentimento forte. Fala sobre querermos esquecer alguém mas não conseguirmos, é aquele amor da nossa vida".
Lembramos que o EP coisas por dizer terá a sua apresentação oficial a 3 de maio pelas 22:00 no Bar Mais Triste da Cidade na zona de Santos, em Lisboa.
coisas por dizer de Mariana Reis já está disponível nas plataformas digitais.
Trailer "O Mar do Norte" - Films4you
Thriller dos produtores de “Bølgen: Alerta Tsunami” e “O Terramoto” chega brevemente às salas de cinema portuguesas com distribuição da Films4You.
...
Na Noruega, em 1969, a descoberta do Ekofisk, um dos maiores campos de petróleo do mundo, ditou o lançamento de uma série de perfurações offshore sem precedentes. 50 anos depois, após o colapso de uma das plataformas petrolíferas, fruto das consequências ambientais dessa exploração, uma equipa de especialistas é chamada a investigar o ocorrido e a descobrir algo muito grave.
...
Realizado por: John Andreas Andersen
Com: Kristine Kujath Thorp, Henrik Bjelland, Rolf Kristian Larsen
Género: Ação, Drama, Thriller
Duração: 104'
Classificação etária: TBA
IMDB: https://www.imdb.com/title/tt12753120/
Noble ao vivo em Lisboa
NOBLE irá estrear-se pela primeira vez, em nome próprio, numa das salas mais emblemáticas de Lisboa, o Teatro Tivoli BBVA, num espectáculo que promete ser inesquecível; onde não faltarão os seus maiores sucessos, os temas do seu mais recente álbum e que contará com a presença das vencedoras do desafio #RFMNobleDuetos. A data do concerto é o dia 25 de Junho e os bilhetes para assistir ao espectáculo já se encontram disponíveis nos locais habituais.
Dono de uma voz poderosa e inconfundível, em 2019, NOBLE arrebatou o público português, com o seu primeiro single, “Honey”. A canção atingiu o primeiro lugar da tabela dos temas mais tocados nas rádios nacionais e foi escolhida para o genérico de uma novela de enorme sucesso. “Honey” conta com mais de 3 milhões de visualizações no Youtube.
No final desse ano, apresentou-se na Casa da Música do Porto num concerto completamente esgotado e poucas semanas depois o álbum “Honey” atingiu o primeiro lugar do Top nacional de vendas.
Em Abril de 2021, deu a conhecer um novo single “Beautiful”, uma canção memorável que segue os passos de sucesso dos singles anteriores como um dos temas mais tocados nas rádios portuguesas e o videoclip desta música com quase 2.5 milhões de visualizações no Youtube.
Em Fevereiro deste ano, Noble lançou o tão aguardado segundo álbum de originais. “Secrets” nasceu de um desafio lançado pelo artista em conjunto com a rádio RFM, como uma forma de descobrir novas vozes e dar-lhes uma oportunidade de se lançarem no mundo da música pela mão de ambos. A este desafio juntou-se a vontade de criar um disco onde pudesse agradecer a todos os que de forma pessoal ou profissional o têm ajudado no seu percurso até ao momento.
“Secrets” conta com 10 temas originais, 5 deles em dueto com as vencedoras do #RFMNobleDuetos e alcançou o segundo lugar do Top nacional de vendas.
Noble é considerado uma grande promessa do música nacional. Ninguém vai ficar indiferente à sua voz e carisma, num espectáculo que será uma experiência única para vivenciar o talento do cantor.
...
https://www.metrosonicrecords.com/
...
...
quinta-feira, abril 28, 2022
Pianista Turca Gülsin Onay ao vivo no Auditório do Conservatório de música de Coimbra
|
|
quarta-feira, abril 27, 2022
Óscar Branco (Teatro/Comédia) em Famalicão
Óscar Branco parece ter um percurso completamente oposto ao de um humorista tradicional, mas a sua paixão pelo teatro no fim falou mais alto. Trocou de curso e abraçou a formação de atores, pisando depois palcos como o do Teatro Nacional São João.
Descobriu o seu registo de comédia, num bar em Leça em 1983, onde teve de atuar inesperadamente de improviso. Quando deu conta de si estava em palco a contar piadas e depois dessa noite foram surgindo oportunidades de contagiar outras plateias com o seu humor em programas de televisão.
Considerado um pioneiro nesta área em Portugal, Óscar Branco anda há mais de 25 anos a fazer espetáculos de stand-up. Nortenho ferrenho, é reconhecido pelo seu estilo sui generis. Da política ao desporto, do terrorismo ao jet 7, nos espetáculos de Óscar Branco ninguém está a salvo.
Óscar Branco
· Clube de Comédia ·
29.ABR | SEX | 23:00 | 16+
CRU :: espaço cultural | V.N. Famalicão
...
terça-feira, abril 26, 2022
domingo, abril 24, 2022
Disco "Audio Sessions" - Vasco Moreira Gritali
Link Bandcamp:
https://vascogritali.bandcamp.com/album/audio-sessions
...
...ElectroBluesSociety - Compilação 2016 - 2022
https://www.blackandtanrecords.nl
Tracklisting:
- Duck (feat Kim Snelten)
- I Got My Mojo Workin (feat Michel Peters)
- Secret (feat Boo Boo Davis)
- Will The Circle Be Unbroken (feat Roscoe Chenier / remix)
- All The Way Down (feat Jan Hidding)
- Back Door Man (feat Boo Boo Davis)
- Choogie Billum (feat Boo Boo Davis)
- Be Allright
- I Don’t Want (feat Jan Hidding)
- Back To Black (feat Karin Roerdink)
- Lowdown Dirty Blues (feat Boo Boo Davis /Rosé Sunset remix)
- Aciamaj
- You Better Watch Yourself (feat Boo Boo Davis)
- @Black and Tan Records
- ..Spotiy
quarta-feira, abril 20, 2022
Noble - SECRETS Álbum entrou directamente para 2º lugar do Top Nacional de Vendas
SECRETS
Álbum entrou directamente para 2º lugar do Top Nacional de Vendas (Portugal).
...
O segundo álbum do Noble entrou directamente para o segundo lugar do Top Nacional de Vendas.
“SECRETS” está à venda em exclusivo nas lojas Fnac.
Este álbum nasceu do desafio #RFMNobleDuetos lançado pelo artista, em conjunto com a rádio RFM.
O disco conta com 10 temas originais, 5 deles em dueto com as vencedoras do #RFMNobleDuetos: Andrea Vergel, Bea Moreira, Ema Monteiro, Maria Fernandes e Sónia Ribeiro (Nii).
...
Ouvir/Comprar aqui:
...
Apoio: RFM (Rádio)
...
...
...
Edição: Metrosonic Records
terça-feira, abril 19, 2022
Golosa La Orquestra ao vivo em Portugal e Espanha
A World Music da América Latina
Vindos do Chile, apresentam uma performance que funde sem limites vários ritmos latino-americanos com a força do rock e a liberdade do jazz. Um concerto quente, que explode na interação direta com o público, transmitindo a energia da música latino-americana.
Com nove anos de experiência, 3 álbuns lançados, 3 digressões pela Europa visitando 7 países europeus, mais de 70 concertos no estrangeiro e infinitos no seu país. Nomeado para os Prémios Pulsar no Chile em 2019 com seu álbum "Sobre la Ciudad", que conta com a colaboração do cantor e compositor argentino Kevin Johansen.
Datas confirmadas para a tour ibérica:
20 Abril – Lisboa – B.Leza - bilhetes:
https://ticketline.sapo.pt/pt/evento/golosa-la-orquestra-63118
21 Abril – Porto – Hot Five - bilhetes:
https://hotfive.pt/uptown/tc-events/babel-arts-21-abril/
22 Abril – Torres Vedras - Bang Venue - bilhetes:
https://www.bang-venue.com/evento/concerto-golosa-la-orquesta-chile/
23 Abril – Beirã - Cais Coberto
24 Abril – Grândola – Comemorações do 25 de Abril
27 Abril – Barcelona - Golem's
28 Abril – Zaragoça - La Boveda
...
...
Corsage - Reedição do disco "Música Bipolar Portuguesa"
Para comemorar os 10 anos do lançamento do seu último álbum, os Corsage reeditam “Música Bipolar Portuguesa”, em Outubro de 2022. O primeiro single, “Adeus Europa”, foi lançado ontem, dia 17 de Abril nas plataformas digitais.
“Música Bipolar Portuguesa estará no centro das atenções durante os próximos tempos” in Revista DIF (2012)
...
Os Corsage editaram "Música Bipolar Portuguesa” a 18 de Junho de 2012 e, como os próprio revelam, "ficou sempre um amargo de boca por a banda sentir que nunca divulgou este disco ao vivo da forma que gostaria, devido a mitos ou factos que entretanto ocorreram".
Mais do que qualquer justificação ou impedimento laboral, os Corsage dedicaram-se a outras causas, nestes anos de ausência.
Em relação a esta reedição do álbum, 10 anos depois, que dizer? Pertinente? Intemporal? Bluff? As palavras de Duarte Pinto Coelho (Altamont, Futura), escritas neste ano de 2022, são mais certeiras do que as da própria banda: “...Na altura em que saiu, talvez uma desregulação do cosmos tenha impedido este disco de chegar aos ouvidos dos mais desatentos. Reeditar este álbum, celebrar esta década de Música Bipolar Portuguesa, é então um dever patrimonial.”
Vai ser possível ver novamente a banda ao vivo e ouvir o disco “Música Bipolar Portuguesa” na íntegra, com direito a surpresas. O primeiro concerto vai ser no dia 10 de Junho, em local a anunciar brevemente.
Miguel Gizzas ao vivo
Miguel Gizzas - Lugar para Dois
Literatura, música, cinema, arquitetura, pintura,
escultura e dança,as sete artes reunidas.
05-05-2022 Cine Granadeiro (Grândola: 10h30
14-05-2022 Auditório Municipal (Albufeira): 21h30
15-05-2022 Cinema São Jorge (Lisboa): 17h00
JUNHO
01-06-2022 Cinema São Jorge (Lisboa): 11h00
JULHO
04-07-2022 Cinema São Jorge (Lisboa): 11h00
SETEMBRO
08-09-2022 Teatro Municipal (Bragança): 21h30
22-09–2022 Festas da Cidade (Sardoal): 21h30
OUTUBRO
02-10-2022 Cinema São Jorge (Lisboa): 17h00de
segunda-feira, abril 18, 2022
Maria João - Agenda
AGENDA
Maria João
MAIO
06 Mai Budda Power Blues & Maria João @ Ovar
07 Mai Maria João & trio Mário Laginha, Jazz Valado, Nazaré
08 Mai 18h00 & 21h00 Maria João | OGRE electric @ A-Trane, Berlin
09 Mai Maria João | OGRE electric @ Festival Jazz Bonn, Alemanha
JUNHO
04 Jun participação - Elbjazz: NDR Bigband feat. Silvan Strauß & guests @ Hamburgo, Alemanha
11 Jun Maria João | OGRE electric @ Torres Vedras
JULHO
16 Julho Maria João & UAJO @ Innsbruck, Austria
...
Maria João na sua passagem por Maputo, onde teve oportunidade de actuar na Fundação Fernando Leite Couto com o seu projecto Maria João OGRE Electric na companhia dos músicos João Farinha e Silvan Strauss.
...
Maria João - Moçambique a sua outra Pátria
Nesta foto com o Grupo Musical TP 50 - a sua "família" de cantigas e muitas canções.
...
domingo, abril 17, 2022
sábado, abril 16, 2022
Francis Rossi (Status Quo) anuncia 2 concertos acústicos
Lenda dos Status Quo anuncia dois shows 'unplugged' do E Lancs.
Francis RossiFrancis Rossi O frontman do STATUS Quo, Francis Rossi, anunciou um show acústico que irá para dois locais de East Lancashire no próximo ano. Em músicas e conversas, ele apresentará versões acústicas especiais de clássicos dos Quo, além de algumas músicas não tocadas ao vivo antes. Ele também falará sobre sua carreira na música, que já dura mais de 50 anos. Ele deve vir ao King George's Hall de Blackburn em 29 de outubro de 2023 e à Burnley Mechanics no sábado, 25 de novembro de 2023. Os ingressos estarão à venda às 10h.
...
sexta-feira, abril 15, 2022
Filipe La Féria sobre Eunice Muñoz : "Muito da nossa vida Eunice levou com ela"
" Hoje o pano de boca do Teatro desceu e as luzes apagaram-se. Fedra, Sarah Bernhardt, a Mãe Coragem, a Dama das Camélias agradeceram os aplausos e desapareceram no labirinto dos corredores dos camarins.
quinta-feira, abril 14, 2022
quarta-feira, abril 13, 2022
Festival cultural i! Em Águeda (Associação D'Orfeu)
A 13ª edição do Festival i! chega a Águeda nos dias 14 e 15 de maio, com novos palcos e muita vontade de juntar as famílias à volta das artes. O recinto da Casa do Adro, o Parque da Alta Vila, a Biblioteca Municipal Manuel Alegre e as ruas da cidade serão os pontos de encontro para quem se quiser juntar à festa. O programa detalhado está disponível em dorfeu.pt/i e as Pulseiras já estão à venda. Música, teatro, jogos, livros... Tudo a pensar nos bebés, crianças e toda a família. O Festival preferido dos mais novos está aí à porta e não faltam motivos para festivalar fora de casa. O início das manhãs de sábado e domingo, como é habitual, é dedicado aos bebés, prosseguindo com programa ao ar livre para toda a família. Sábado, na baixa da cidade, há Bebeethoven (Lua Cheia Teatro) na Biblioteca Municipal, seguido do espetáculo Bonecos do Mercado (Alma d'Arame), na zona do Mercado. Domingo, na Alta Vila, há Arco-Íris (Primeira Pedra Teatro) no Salão de Chá, seguido do Teatro Tuk Tuk (Lafontana) em pleno parque. As tardes serão passadas na Casa do Adro, onde os espetáculos, jogos e animações vão circular entre o Auditório do CEFAS, o Auditório Ana Paula Silva, as Cavalariças do Cancioneiro e a grande Tenda. Realejo Artes, Escola de Palco, Rodolfo Castro, Maria Simões, Diogo Duro e António Bexiga, PédeXumbo e Teatro Só são alguns dos artistas e companhias confirmados para as tardes desta 13ª edição do Festival i!. Organizado pela d'Orfeu AC, em coprodução com o Município de Águeda e com o apoio da Direção-Geral das Artes, o Festival i! promete um fim-de-semana non-stop para toda a família. O programa detalhado, bilhetes e os descontos em vigor podem ser consultados em dorfeu.pt/i. Está também a decorrer online, até 15 abril, o processo de acreditação para programadores culturais. |
Pequenos festivaleiros, o i! está à vossa espera! |
Hill's Union - Disco "Viva La Revolucion"
É Punk mas também Pop, New Wave, Funk e Blues, num disco que renova a mensagem do activista, sindicalista e revolucionário sueco Joe Hill.
...
João Navarro - Disco "Limited edition"
Limited Edition - o álbum de João Navarro
“Tu musica alcanza la excelência en la sobriedade com que acompañas tu voz, letras y acompañamiento. Gracias por tu arte que tanto necesitamos en estos momentos”
pianista cubano Victor Zamora
Link Video “Perdes-te ao tentar” https://youtu.be/955SKKukpwY
...
José Moz Carrapa - Disco "Por um fio"
Por um fio, e o Prelúdio Molero - de José Moz Carrapa
O pretexto para as composições foi a vontade de tocar à minha maneira, sem desviar ninguém do seu caminho. Para isso organizei estruturas rítmicas e harmónicas sobre as quais tinha a liberdade de fazer correr os dedos sem mais obstáculos que não fossem as minhas limitações nestes domínios.
José Moz Carrapa
Duarte - Disco "Vinil" + ao vivo no Luxemburgo
DUARTE - No Lugar Dela - VINIL
Um ano depois da edição em CD-livro "No Lugar Dela" de Duarte, chega às lojas o VINIL.
Mistura e masterização de Fernando Nunes/Estúdio Pé de Vento.
Alain Vachier Music Editions
Concerto
23.04.Opera de Medernach - Luxemburgo - 21h00
...
Mariana Arroja - Single "Green Eyes"
“Green Eyes” é o segundo single da autoria de Mariana Arroja lançado a 18 de Março 2022. É uma canção profunda que retrata os momentos difíceis associados à depressão, colocando ênfase na importância das pessoas em redor no processo de cura. “Green Eyes”, além de ser uma canção que fala de um tópico difícil, é esperançosa pois demonstra que há luz no meio da escuridão.
...
Cavalo Amarelo - Disco "Senhora Mentira"
Senhora Mentira é o disco de estreia de Cavalo Amarelo.
Banda de Tomar, formada em 2019, é constituída por Cláudio Oliveira (guitarras), Miguel Flaviano (baixo), Paulo Maçarico (Voz), Pedro Casaca (guitarras) e Rodrigo Antunes (bateria).
O álbum "Senhora mentira" tem a produção e mistura de Miguel Urbano (Ergonoise) e masterização de Rui Dias (Estúdio Mister Master)
Senhora Mentira é um disco de canções, daquelas que nos marcam, que nos fazem viajar, levam-nos a lugares onde já estivemos e a outros onde queremos estar. Asas (de papel) é o novo single.
...
terça-feira, abril 12, 2022
Christopher Paul Stelling - O regresso do cantautor norte americano a Portugal
Christopher Paul Stelling está de regresso a Portugal entre os dias 21 e 23 de abril!
O regresso do cantautor norte americano tem como mote o último disco Forgiving it All, editado em 2021. Lembramos que Christopher Paul Stelling esteve agendado para regressar ao noss país em 2020 em apresentação a um outro disco chamado Best of Luck (produzido pelo seu grande amigo Ben Harper).
Forgiving It All (o seu sexto disco) foi gravado depois de uma tour intensa, em 2020, quando o cantautor queria regressar a casa a tempo do Natal e de ver a sua avó Emma de 92 anos.Infelizmente, não o conseguiu fazer. Como se se tratasse de uma homenagem a Emma e a tudo aquilo que o compositor (e todos nós também) perdemos ou ganhamos, gravou o disco a solo no rancho da avó. Um disco intimista, criado com o coração e, o primeiro em oito anos, editado pelo próprio cantautor.
Nestes 3 concertos em Portugal, Christopher Paul Stelling toca a solo (novamente) mas com algumas diferenças: traz consigo um "arsenal" de outros instrumentos como guitarra elétrica, bateria e percussões, ou seja, mais ao estilo de one man band.
21 de abril de 2022
Cine Teatro Estarreja
22:00
Theatro Circo Braga
21:30
Cine Teatro Avenida Castelo Branco
21:30
False Cities - 2013
Labor Against Waste - 2015
Itinerant Arias -2017
Best of Luck - 2020
Forgiving It All - 2021
Sebastião Antunes & Quadrilha - Single "Coração digital"
SEBASTIÃO ANTUNES & QUADRILHA
"CORAÇÃO DIGITAL" antecipa novo álbum
“Coração Digital” é um retrato contemporâneo inspirado na euforia dos frequentadores de universidades sénior pelas redes sociais e pelos consequentes enamoramentos. Numa época em que as transmissões de emoções passam para o virtual, e em que despendemos noites a teclar com alguém à distância, acabamos por sentir a necessidade de refazer tudo e retornar de novo a um contacto real, físico e verdadeiro.
...
Apoio: Antena 1
...
Ver video no youtubeEpicentro 2022 (Coimbra)
CASA DO CINEMA DE COIMBRA . 06 a 27 ABRIL
E porque música e imagens são uma combinação perfeita, a Casa do Cinema de Coimbra recebe quatro sessões de documentários, em parceria com o Cineclube Fila K, em todas as 4ªf de Abril. Começamos com “We were floating high”, documentário de Tiago Gomes que se foca no 2019 de First Breath After Coma, ano em que encetaram uma digressão nacional e europeia a promover o seu álbum “NU”, editado pela Omnichord, cujo mentor Hugo Ferreira estará presente.
Na semana seguinte é a vez de “Tecla Tónica”, de Eduardo Morais (que marcará presença), um trabalho que explora a alquimia da electrónica na música em Portugal desde as primeiras peças da década de 60 até ao panorama actual.
O ciclo continua com “Farewell”, documentário que assinala 10 anos da estreia em disco de Sean Riley & The Slowriders, banda que nasceu, literalmente, entre os corredores da RUC e o palco do TAGV. Na sala, antes da projecção, o vocalista Afonso Rodrigues fará a apresentação.
Terminamos com “Filhos do Tédio”, filme emblemático de Rita Alcaire e Rodrigo Lacerda (que o irão apresentar presencialmente), e que nos faz recuar aos anos 90 e à pedrada no charco que representaram os Tédio Boys na cultura alternativa da cidade de Coimbra.
CASA DO CINEMA DE COIMBRA
quarta-feira, 13 de Abril
21H30 / "Tecla Tónica" [documentário]
...
SALÃO BRAZIL . 14 a 16 ABRIL
No Salão Brazil as três noites são focadas na música electrónica, sempre com espaço para intersecções estéticas. Na noite de quinta, que assinala o aniversário da Rádio Baixa, começamos com o delírio sónico de Octopussy Crew, aos quais se segue a panóplia de sintetizadores pulsantes de Ghost Hunt, a mostrar o seu mais recente “II”.
Sexta-feira arranca com o nu-disco de MAF e do seu álbum “Home”, editado pelo colectivo Monster Jinx, continuando com as paisagens hipnotizantes de Stereoboy, devidamente ladeado por dois kits de percussão, para mostrar o mais recente “Kung Fu”.
Por fim, no sábado adicionamos temperos pop trazidos por Eigreen e Masena, os primeiros a estrear o álbum homónimo (com selo da Lux Records) e o segundo a tocar o disco auto-editado “Emersivo”.
São pelo menos seis as razões para subir aquelas já míticas escadas e fazer a festa, em pleno fim-de-semana de Páscoa.
SALÃO BRAZIL
quinta-feira, 14 de Abril
21H30 / OCTOPUSSY CREW [concerto]
22H30 / GHOST HUNT [concerto]
sexta-feira, 15 de Abril
21H30 / MAF [concerto]
22H30 / STEREOBOY [concerto]
sábado, 16 de Abril
21H30 / MASENA [concerto]
22H30 / EIGREEN [concerto]
...
O EPICENTRO é um conceito criado pela Blue House, que se foca nos artistas e expressões culturais da Região Centro, tendo Coimbra enquanto pólo aglutinador.
Num evento anual, apresentam-se dezenas de actividades como concertos, DJ sets, filmes documentais, leituras musicadas, conversas, apresentações de livros, performances, visitas guiadas e oficinas. O evento pretende funcionar como um sismógrafo musical, fazendo um ponto de situação do que se faz na região, tomando o pulso, de forma contextualizada, à efervescência do momento emergente e à valorização de nomes consagrados.
O foco do EPICENTRO é a música, mas este é integrador de outras disciplinas, lançando desafios para reflexões e intervenções ligadas à literatura, cinema, teatro e artes plásticas. Finalmente, o eixo principal do EPICENTRO é o estabelecimento de pontes com diversos agentes da Região Centro, desde artistas, a estruturas culturais, passando por entidades públicas e privadas.
...
FICHA TÉCNICA
PRODUÇÃO
Blue House
João Silva (coordenação e direcção artística)
Ricardo Jerónimo (direcção de produção)
Henrique Toscano (coordenação técnica)
Rui Pedro Martins (design)
PATROCINADORES PRINCIPAIS
Câmara Municipal de Coimbra
União de Freguesias e Coimbra
Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra
PARCEIROS PRODUÇÃO
AMP
Casa da Esquina
Casa do Cinema de Coimbra
Centro Cultural Penedo da Saudade
CAV - Centro de Artes Visuais
Grémio Operário de Coimbra
JACC - Jazz ao Centro Club
Liquidambar
Salão Brazil
Seminário Maior de Coimbra
Teatro da Cerca de São Bernardo
PARCEIROS CURADORIA
Bruaá
Cais
Omnichord
Rádio Baixa
Tarrafo.
APOIO
A Escola da Noite
Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra
be Coimbra
Colla Boola CoLab
Faina
Fila K Cineclube
Lux Records
PARCEIROS MEDIA
Antena 3 (nacional)
Rádio Universidade de Coimbra (local)