Quando Han sai de um centro de menores após ter matado um rival de esgrima, continua a defender a sua inocência. Mas será que Han é inocente?
Um thriller psicológico elegante e profundamente comovente que mergulha nas complexidades do amor fraternal incondicional. Com uma tensão envolvente, uma narrativa subtil e uma cinematografia marcante, assinala uma estreia notável na realização por parte de Nelicia Low.
O Golpe estreia, em exclusivo na Filmin, a 15 de janeiro.
...
A Filmin anuncia a estreia exclusiva de O Golpe (Pierce), a primeira longa-metragem de ficção da realizadora Nelicia Low, uma das vozes emergentes mais promissoras do cinema asiático contemporâneo. Reconhecido internacionalmente pela crítica e exibido em prestigiados festivais, o filme chega agora à plataforma para o público português.
O Golpe é um intenso drama psicológico que explora a complexidade das relações familiares, a fragilidade da confiança e os limites da lealdade. Quando Han sai de um centro de menores após ter matado um rival de esgrima, continua a defender a sua inocência. Depois de sair da prisão de menores, onde cumpriu sete anos de pena por ter matado um rival num combate de esgrima, Han reencontra o irmão mais novo e insiste na sua inocência. Jie acredita nele, e o vínculo fraternal desgastado começa a cicatrizar. Às escondidas da mãe, Han ajuda Jie a aperfeiçoar as suas habilidades em esgrima para que possa qualificar-se para os campeonatos nacionais. Mas o tilintar das espadas, no início enérgico, vai-se tornando pouco a pouco sufocado por dúvidas silenciosas: será que Han é realmente inocente?
Inspirando-se na experiência pessoal de Nelicia Low como antiga esgrimista nacional de Singapura, o filme utiliza a esgrima não apenas como pano de fundo, mas como poderosa metáfora visual para o confronto emocional, a contenção e a violência latente que atravessam a história.
Enquanto estava em Taipé a filmar uma curta-metragem, em 2014, Cheng Chieh, então com 21 anos, esfaqueou o maior número possível de pessoas no metro. Enquanto o irmão mais novo o apoiava, os pais pediram publicamente ao governo que o executasse.
Tendo crescido com um irmão mais velho autista, escrevi O Golpe para explorar a nossa relação fraternal. Em criança, por não compreender a condição do meu irmão, idealizei-o como um irmão mais velho amoroso e cuidador. Só mais tarde, ao crescer, percebi que essa relação existia sobretudo na minha imaginação e que nunca saberia se o meu irmão realmente me amava. Aceitar isto tem sido um percurso doloroso para mim, e é o mesmo caminho que Jie percorre no filme.
Como antiga esgrimista da seleção nacional, senti que a esgrima espelha a intensidade das dinâmicas familiares. A nível sonoro, as cenas familiares mais tensas são extremamente silenciosas, em contraste com as cenas de esgrima, ruidosas e cheias de gritos. Visualmente, as imagens oníricas nas cenas entre os dois irmãos refletem o anseio do irmão mais novo por sentir que o irmão se preocupa genuinamente com ele e por preservar uma certa inocência, refere a realizadora Nelicia Low.
Pierce teve a sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, onde Nelicia Low foi distinguida com o prémio de Melhor Realização, afirmando-se de imediato como um nome a acompanhar no cinema internacional. Desde então, o filme tem sido elogiado por publicações como a Variety, que destaca a maturidade da realização e a forma subtil como o filme constrói o seu suspense psicológico, bem como por diversas entidades e festivais que sublinham a originalidade da sua abordagem temática e visual.
O filme é uma co-produção entre Singapura, Taiwan e Polónia e estreia em Portugal, em exclusivo, a 15 de janeiro.
...
...
Sem comentários:
Enviar um comentário