sexta-feira, janeiro 16, 2026

A Música Dá Trabalho regressa às escolas em 2026 para continuar a sua missão de educação através da música

Em 2026, A Música dá Trabalho continua o seu percurso junto das comunidades escolares, com o objetivo de sempre, aproximar os jovens do universo da música e das profissões que a tornam possível.


 


Ao longo dos anos, o projeto promove experiências educativas que combinam aprendizagem prática, despertar curiosidade e o contacto direto com a música, onde os alunos entendem o trabalho de compositores, editores, técnicos de som e luz, realizadores de vídeo, designers, entre muitas outras profissões ligadas à música


 


O projeto tem como ponto de partida um livro, com textos de Hugo Ferreira e Patrícia Martins e ilustrações de Tenório, que apresenta 22 profissões do mundo da música. Este livro é oferecido gratuitamente a cada aluno antes das atividades, o que permite refletir sobre “Quem faz o quê antes da música te chegar aos ouvidos” e levar a literacia musical também para dentro de casa.


 


Durante as manhãs, as turmas visitam diferentes estações, experimentam algumas das profissões e compreendem a importância de cada função no universo musical. À tarde, o dia culmina num concerto de um artista convidado ou da banda MDT, composta por músicos do projeto, onde são apresentadas versões de temas editados pela Omnichord e composições originais, muitas vezes com participação dos próprios alunos.


As próximas paragens de A Música dá Trabalho em 2026 começam em Torres Vedras, no dia 19 de janeiro, onde a música vai desde os mais novos até aos mais velhos. Depois seguimos para Paredes, de 10 a 12 de março, onde continuamos a mostrar os bastidores da criação musical e a inspirar jovens a explorar diferentes profissões do setor. A 25 de março estaremos em Sesimbra, seguidos de Viseu entre 4 e 8 de maio, Vale de Cambra de 11 a 13 de maio e, por fim, Loulé a 19 e 20 de maio. Estas são apenas algumas das paragens de um percurso que ainda terá muitas mais surpresas pelo país ao decorrer do ano.


 


A Música dá Trabalho continua a transformar cada visita numa experiência única de descoberta, aprendizagem e inspiração, mostrando que a música é feita de muitos talentos e de muitos caminhos.


 


https://www.facebook.com/amusicadatrabalho


https://www.instagram.com/amusicadatrabalho/

...

https://www.instagram.com/amusicadatrabalho/


BMP


 Ena Pá 2000 + Vítor Gomes


quarta-feira, janeiro 14, 2026

Villa Sessions celebra 10 anos de Blues em Vila do Conde



...

Villa Sessions celebra 10 anos de Blues em Vila do Conde!

20 a 22 de fevereiro de 2026 – Teatro Municipal de Vila do Conde

A transformar Vila do Conde no palco do Blues internacional


O Villa Sessions – Vila do Conde Blues Festival assinala em 2026 a sua 10.ª edição, celebrando uma década de crescimento, criatividade e impacto cultural no concelho e no país. Entre 20 e 22 de fevereiro, o festival regressa ao Teatro Municipal de Vila do Conde para três dias de música ao vivo, experiências imersivas e reencontros de uma comunidade apaixonada pelos Blues.

Nesta edição comemorativa, o Villa Sessions reforça o compromisso com a diversidade artística, a proximidade ao público e a promoção do blues enquanto expressão cultural global. A programação musical contará com nomes de destaque da cena internacional, artistas emergentes e projetos inéditos, garantindo uma experiência vibrante dentro e fora do palco:

Kaz Hawkins Blues Quintet

Strings & Roots

Remi Bankyln & Macos Coll

Portuguese Blues Reunion com Budda Guedes, Frankie Chavez e Mário Laginha          

Tó Botelho & Mingos Praça

The Stupid Cupids

Para além dos concertos, o festival inclui workshops, master classes e jam sessions, exposições e conversas com artistas, atividades educativas e de divulgação cultural. 


O Villa Sessions 2026 afirma-se como um dos principais destaques culturais do mês de fevereiro, reunindo concertos de elevada qualidade com uma programação paralela diversificada, que inclui ações formativas, iniciativas de proximidade com a comunidade e experiências que vão além do palco. 

Esta edição comemorativa reforça a identidade do festival enquanto espaço de encontro entre artistas, público e território, convidando residentes e visitantes a viver Vila do Conde de forma intensa, ao som do blues, num ambiente marcado pela descoberta, pela partilha e pela celebração cultural.

...

https://www.instagram.com/villasessionsblues/


domingo, janeiro 11, 2026

Programa "Sinfonias de Aço" (10/01/2026)

1ª hora

1. Gisela João – Vejam Bem

2. JH Lab – E Depois do Adeus

3. Resistência – O Que Faz Falta

4. Tiago Sousa – Hills

5. Helena Silva – Alva

6. Trevo de Cordas – Carroça de Bois

7. Luís Peixoto - Nortada

8. Luca Argel – Arqueologia do Armário

9. Tracy Vandal & John Mercy – Another Dance

10. Dub Station - Γαία

11. L’Ego – Senhores Cinzentos

12. Ana Vinha – Bem Melhor Sozinha


2ª hora

13. The Twist Connection - Pulse

14. Victor Torpedo And The Pop Kids – Another Lonely Night

15. Lur Lur – Where Did Our Love Go?

16. Me, Non-Carbon – Gone (Here Forever)

17. Spray – No TV Show

18. In We Fall – Silent War

19. Equaleft - Outburst

20. Drknss – Something In The Way

21. Posto de Kommando – The Symbol Has Shattered (What Now)

22. Submarine – Deep Wings

23. Ecos da Cave – Ser Vivo

24. Dark Miles – Running In Circles

25. Mão Morta – Pensamento Único


3ª hora

26. Spreader – Nova Vaga

27. PZ – Todo o Santo Dia

28. Rival Clubs - BYD

29. Principia Parallax – The Dying Of The Light

30. Herr G meets Fuel2Fight – A Essência Sonora da Identidade em Perpétuo Movimento 

31. Stereophobia - Illusions

32. Junkbreed – Stressed And Bucolic

33. Necro – Cold Out

34. Decline And Fall – Serum 114

35. Black Pig Meat – Sizo

36. Desert Smoke – Gravity Absence 

...

https://sinfonias.org 

...

Um programa da Rádio Barcelos 

...




Nazareth - Album "Sound elixir" @Spotify


 ...

sábado, janeiro 10, 2026

Visitas + desta semana

Alemanha

Estados Unidos

Singapura

Portugal

China

França

Israel

Vietname

Hong Kong

Argentina

Brasil

Índia

Rússia

Equador

México

Turquia

África do Sul

Etiópia

Iraque

...

Outros

...




Filme: Estreia em exclusivo "O Golpe": o thriller aclamado entre esgrima e família - Na plataforma "Filmin"

Quando Han sai de um centro de menores após ter matado um rival de esgrima, continua a defender a sua inocência. Mas será que Han é inocente?


Um thriller psicológico elegante e profundamente comovente que mergulha nas complexidades do amor fraternal incondicional. Com uma tensão envolvente, uma narrativa subtil e uma cinematografia marcante, assinala uma estreia notável na realização por parte de Nelicia Low.


O Golpe estreia, em exclusivo na Filmin, a 15 de janeiro.

...

A Filmin anuncia a estreia exclusiva de O Golpe (Pierce), a primeira longa-metragem de ficção da realizadora Nelicia Low, uma das vozes emergentes mais promissoras do cinema asiático contemporâneo. Reconhecido internacionalmente pela crítica e exibido em prestigiados festivais, o filme chega agora à plataforma para o público português. 

O Golpe é um intenso drama psicológico que explora a complexidade das relações familiares, a fragilidade da confiança e os limites da lealdade. Quando Han sai de um centro de menores após ter matado um rival de esgrima, continua a defender a sua inocência. Depois de sair da prisão de menores, onde cumpriu sete anos de pena por ter matado um rival num combate de esgrima, Han reencontra o irmão mais novo e insiste na sua inocência. Jie acredita nele, e o vínculo fraternal desgastado começa a cicatrizar. Às escondidas da mãe, Han ajuda Jie a aperfeiçoar as suas habilidades em esgrima para que possa qualificar-se para os campeonatos nacionais. Mas o tilintar das espadas, no início enérgico, vai-se tornando pouco a pouco sufocado por dúvidas silenciosas: será que Han é realmente inocente?

Inspirando-se na experiência pessoal de Nelicia Low como antiga esgrimista nacional de Singapura, o filme utiliza a esgrima não apenas como pano de fundo, mas como poderosa metáfora visual para o confronto emocional, a contenção e a violência latente que atravessam a história. 

Enquanto estava em Taipé a filmar uma curta-metragem, em 2014, Cheng Chieh, então com 21 anos, esfaqueou o maior número possível de pessoas no metro. Enquanto o irmão mais novo o apoiava, os pais pediram publicamente ao governo que o executasse.

Tendo crescido com um irmão mais velho autista, escrevi O Golpe para explorar a nossa relação fraternal. Em criança, por não compreender a condição do meu irmão, idealizei-o como um irmão mais velho amoroso e cuidador. Só mais tarde, ao crescer, percebi que essa relação existia sobretudo na minha imaginação e que nunca saberia se o meu irmão realmente me amava. Aceitar isto tem sido um percurso doloroso para mim, e é o mesmo caminho que Jie percorre no filme.

Como antiga esgrimista da seleção nacional, senti que a esgrima espelha a intensidade das dinâmicas familiares. A nível sonoro, as cenas familiares mais tensas são extremamente silenciosas, em contraste com as cenas de esgrima, ruidosas e cheias de gritos. Visualmente, as imagens oníricas nas cenas entre os dois irmãos refletem o anseio do irmão mais novo por sentir que o irmão se preocupa genuinamente com ele e por preservar uma certa inocência,
 refere a realizadora Nelicia Low. 

Pierce teve a sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, onde Nelicia Low foi distinguida com o prémio de Melhor Realização, afirmando-se de imediato como um nome a acompanhar no cinema internacional. Desde então, o filme tem sido elogiado por publicações como a Variety, que destaca a maturidade da realização e a forma subtil como o filme constrói o seu suspense psicológico, bem como por diversas entidades e festivais que sublinham a originalidade da sua abordagem temática e visual. 

O filme é uma co-produção entre Singapura, Taiwan e Polónia e estreia
 em Portugal, em exclusivo, a 15 de janeiro. 

...

https://www.filmin.pt/ 

...






"Por que contamos histórias?": uma conversa com Inês Brasão, Inês Lampreia e Susana Moreira Marques na Culturgest

No dia 22 de janeiro pelas 19:00, realiza-se na Culturgest, em Lisboa, Por que contamos histórias?, uma conversa com Susana Moreira Marques, Inês Brasão e Inês Lampreia. 


O encontro reúne diferentes perspetivas em torno da necessidade humana de contar histórias, sejam ficcionais ou reais, e do papel da narrativa como forma de memória, transmissão e imaginação do mundo.

 


Todas as conferências são gratuitas e acontecem no Pequeno Auditório da Culturgest (com levantamento de bilhete 15 minutos antes da sessão e sujeito à lotação da sala) ou através de uma inscrição prévia no seguinte Link:

https://invtdu.to/_oo1pw

...

Num tempo marcado por múltiplas transformações sociais e culturais, Por que contamos histórias? propõe uma reflexão sobre a necessidade humana de criar narrativas, sejam ficcionais, reais ou um cruzamento entre ambas. Partindo de diferentes campos de trabalho, Susana Moreira Marques, escritora de não ficção literária, Inês Brasão, investigadora e historiadora, e Inês Lampreia, escritora e autora de projetos literários e culturais, pensam o ato de contar histórias não apenas como forma de representar o mundo e o seu passado, mas também como modo de o revelar em todas as suas possibilidades.


Contar histórias surge como um gesto que ativa memória, cuidado e persistência, permitindo dar vida à experiência de formas que, por vezes, só a literatura consegue alcançar.


A conversa aborda ainda a dimensão pessoal e política da ficção, entendida como um espaço de resistência e de imaginação partilhada.




PARTICIPANTES

 


Inês Lampreia

Escritora de ficção e prosa poética. Foi premiada em 2011 pela Casa do Alentejo, com o conto Cinco Dedos de Cortiça. Tem publicado em diferentes editoras tais como Editora Urutau, Edições Pasárgada, Centro Mário Cláudio, Universidade de Uppsala e Kultivera Editions, e em revistas internacionais. Desenvolveu projetos de escrita e leituras com pessoas na situação de sem-abrigo, reclusos da Ala Psiquiátrica Forense do Parque de Saúde de Lisboa, jovens emigrantes e estudantes em situação de exílio. A sua obra literária articula uma visão crítica do humano, insistindo nas fissuras da experiência.Foi jornalista e tem, a par da literatura, desenvolvido um percurso profissional na área da comunicação cultural. É professora assistente convidada na Escola Superior de Dança (IPL), desde 2022, onde leciona a unidade curricular de Comunicação em Artes; Desenvolve formação na área da comunicação cultural e escrita em diferentes estruturas institucionais e independentes, um pouco por todo o país.


Inês Brasão 

Inês Brasão é Professora de Sociologia no Politécnico de Leiria desde 1997 e doutorada em Sociologia e Economia Histórica pela NOVA FCSH. Em 1998, foi distinguida com o Prémio Carolina Michaelis de Vasconcelos. Em 2011, obteve o Prémio Maria Lamas pelo estudo da condição servil doméstica em Portugal, o qual deu à estampa o livro “O Tempo das Criadas”. Desde 2020, coordena o Arquivo digital de História do Trabalho Servil Doméstico - Memórias de Servidão - DHLAB-IHC-NOVA FCSH. Entre outros livros, publicou Fêmea, uma história Ilustrada das Mulheres; Dons e Disciplinas do Corpo Feminino e Hotel, os Bastidores. Os seus interesses repartem-se pela história social, história do trabalho e história das mulheres. É investigadora integrada no IHC (Nova FCSH) e colaboradora no CITUR, (IPL).


Susana Moreira Marques

É autora dos livros de não-ficção literária Agora e na hora da nossa morte (traduzido para inglês, francês e espanhol), Quanto tempo tem um dia, Lenços pretos, chapéus de palha e brincos de ouro, Terceiro andar sem elevador e ainda O quarto, um livro para a infância. O seu trabalho tem sido publicado em revistas como Granta, Tin House e Literary Hub, e em meios como Público, Jornal de Negócios e BBC World Service. Foi cronista na Antena 1 e no jornal Mensagem. É coeditora da revista de não-ficção literária Mamute. Escreve também para televisão e cinema. Vive em Lisboa com as duas filhas.

...

https://Culturgest.pt



BMP


 ...



Programação POLAR – As Longas Noites do Cinema Nórdico | 16 a 18 janeiro no Cinema Fernando Lopes em Lisboa


...

POLAR – AS LONGAS NOITES DO CINEMA NÓRDICO CHEGA AO CINEMA FERNANDO LOPES COM TRÊS DIAS DEDICADOS À VITALIDADE DO CINEMA DO NORTE DA EUROPA 

...

Durante três dias — de 16 a 18 de janeiro de 2026 — o Cinema Fernando Lopes, em Lisboa, acolhe uma programação cuidadosamente curada, reunindo uma seleção de filmes provenientes da Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca e Islândia.


Organizado pela Associação Il Sorpasso, em parceria com a Cinetoscópio, o Cinema Fernando Lopes e a Universidade Lusófona, o ciclo propõe um olhar abrangente sobre a diversidade estética, temática e autoral do cinema nórdico contemporâneo e moderno, combinando estreias nacionais, clássicos de culto, documentários e obras que marcaram movimentos decisivos da história recente do cinema europeu.

...

A sessão de abertura, na sexta-feira, 16 de janeiro, às 21h30, é dedicada à comédia finlandesa 100 Liters of Gold, de Teemu Nikki, uma irresistível comédia negra que celebra as pequenas comunidades, o “ouro líquido” da Finlândia e os excessos humanos, num retrato simultaneamente hilariante e afetuoso.


O documentário tem lugar de destaque com Mr. Nobody Against Putin, de David Borenstein e Pavel Talankin, exibido no sábado, 17 de janeiro, às 19h00. Filmado de forma clandestina numa remota cidade mineira russa, o filme acompanha um professor de uma escola pública que expõe a crescente militarização das instituições de ensino promovida pelo regime de Vladimir Putin. Aclamado internacionalmente, vencedor de numerosos prémios e finalista à nomeação para o Oscar de Melhor Documentário, trata-se de uma das obras mais urgentes e comoventes da última temporada.


No mesmo dia, às 21h00, o público poderá rever Pusher, de Nicolas Winding Refn, clássico de culto do cinema europeu dos anos 90, apresentado numa cópia restaurada. Filme de estreia do realizador dinamarquês, Pusher redefiniu o thriller criminal escandinavo com o seu realismo cru e visceral e revelou um jovem Mads Mikkelsen, assinalando um momento decisivo do cinema nórdico contemporâneo.

...

Ainda no sábado, às 23h30, o terror nórdico marca presença com a sessão da meia-noite de A Meia-Irmã Feia, de Emilie Blichfeldt, uma ousada e perturbadora reinterpretação feminista do conto da Cinderela, coproduzida pela Noruega, Polónia, Suécia e Dinamarca, que tem gerado intenso debate internacional.


Domingo, 18 de janeiro, inicia-se às 15h30 com Stormskerry Maja, de Tiina Lymi, épico drama histórico baseado na popular série de livros de Anni Blomqvist. Grande sucesso de bilheteira e candidato oficial da Finlândia ao Oscar, o filme acompanha a vida de um jovem casal no século XIX, num retrato poderoso sobre sobrevivência, amor e perseverança, moldado pela dureza das paisagens do arquipélago de Åland.


Às 18h30, o ciclo celebra os 30 anos do movimento Dogma 95 com a exibição de A Festa (Festen), de Thomas Vinterberg, considerado o primeiro filme realizado segundo os princípios do manifesto. Vencedor do Prémio do Júri em Cannes, este devastador drama familiar permanece uma obra-chave do cinema europeu contemporâneo.

...

O encerramento do POLAR acontece às 21h30, com uma noite dedicada ao cinema profundamente humano e sensível do islandês Rúnar Rúnarsson, reunindo a curta-metragem O e a longa No Romper da Luz, filme que abriu a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2024. Um díptico delicado e luminoso sobre fragilidade, empatia e resiliência. 

...

https://cinemafernandolopes.pt/





JON GOMM, UM DOS MELHORES GUITARRISTAS DO MUNDO, REGRESSA A LISBOA A 6 DE FEVEREIRO

O virtuoso guitarrista acústico e cantautor britânico Jon Gomm, reconhecido como um dos melhores do mundo no universo do fingerstyle, regressa a Portugal para um espetáculo imperdível em Lisboa no dia 6 de Fevereiro na República da Música (21:00).


Em 2020, foi eleito “Best Acoustic Guitarist In The World” pela MusicRadar / Guitar World, na maior votação online do género. Em 2021, a Ibanez lançou os modelos signature JGM10 e JGM5, tornando-o apenas o terceiro guitarrista da história da marca a assinar uma guitarra acústica, depois de Joe Satriani e Steve Vai.


A sua música “Passionflower” tornou-se um fenómeno global, nas diversas plataformas digitais, ultrapassando por exemplo, no YouTube os 20 milhões de visualizações. Hoje Jon Gomm é uma das grandes referências mundiais para a nova geração da guitarra acústica moderna.


A técnica que notabilizou Jon Gomm chama-se fingerstyle. Esta é uma técnica extremamente complexa de tocar, onde apenas com uma guitarra acústica combina-se ao mesmo tempo, técnicas como, tapping, slapping, afinações alternativas e percussão no corpo da guitarra para criar um som de múltiplas camadas, como se fosse uma banda ou diversos músicos a tocar.


Lisboa volta a receber o músico e cantor (algo menos comum nesta área) para um espetáculo onde a intensidade emocional, a técnica arrebatadora e o humor subtil tornam o espetáculo Jon Gomm numa experiência imperdível.

Esta data de Lisboa está inserida numa tour com 3 datas nacionais que irá também passar por Setúbal dia 5 de Fevereiro e Fafe dia 7.


Com quatro álbuns de estúdio editados e uma carreira construída de forma independente, Jon Gomm mantém-se fiel à sua base artística e a uma relação muito próxima com os fãs.


O concerto de Lisboa a 6 de Fevereiro é uma rara oportunidade para ver ao vivo um dos mais influentes músicos do panorama acústico contemporâneo num concerto onde técnica, canções e emoção coabitam em simultâneo.

 


- "There are very few musicians on the planet who can actually strike me speechless with the beauty and skill of their playing. Jon Gomm is one of those musicians." – Randy Blythe (Lamb Of God)


"Existem muito poucos músicos no planeta capazes de me deixar sem palavras com a beleza e a técnica do seu desempenho. Jon Gomm é um desses músicos." – Randy Blythe (Lamb Of God)

 


- "Jon, you are a genius man, I LOVE your music and playing!" – Steve Lukather (Toto)


"Jon, és um génio, adoro a tua música e a tua forma de tocar!" – Steve Lukather (Toto)

 


- "Wonderful guitar playing. An all-round genius" – Stephen Fry (BBC, The One Show)

"Maravilhosa execução na guitarra. Um génio completo." – Stephen Fry (BBC, The One Show)

...

Youtube

...

Comprar bilhetes 

...


sexta-feira, janeiro 09, 2026

Inwater - Single “It Takes 2 To Tango” (Jan 15, 2026)



...

Com edição marcada para 15 de janeiro de 2026, “It Takes 2 To Tango” é impulsionado por guitarras dinâmicas e uma base eletrónica pulsante, criando um movimento contínuo e tenso. O tema reflete o espírito de Wet Dreams With You, onde o diálogo, o desequilíbrio e a fricção emocional ocupam um lugar central na narrativa do álbum.

Nos últimos lançamentos, a banda tem vindo a ganhar espaço nos circuitos alternativos e especializados de rock, com difusão em rádio e atenção editorial em vários mercados. Esse percurso tem-se refletido também numa resposta crescente do público online, visível nos vídeos no YouTube, onde o single anterior se aproxima já das 100 mil visualizações. Em paralelo, os iNWATER têm vindo a consolidar a sua presença nos circuitos alternativos e especializados de rock, com difusão em rádio e atenção editorial nos EUA, Reino Unido, Portugal, França, Bélgica, Canadá, México, Espanha e Argentina, preparando o terreno para este novo ciclo de lançamentos.

...

Youtube



quinta-feira, janeiro 08, 2026

Classic Rock Magazine - Get 3 issues for £/$3!


...

With the latest on emerging bands, reviews and articles in every issue, Classic Rock is the perfect read for rock fans everywhere.


For a limited time, subscribe and get your first 3 issues for £/$3 - that's just £/$1 an issue!


- Gift subscriptions available

- Home delivery included

- Access over 90 digital back issues 

...

Website


quarta-feira, janeiro 07, 2026

BMP


 Eliades Ochoa + Charlie Musselwhite 

Festival Criasons em Lisboa - Música com literatura


...

 

O Festival CriaSons irá regressar para a sua 5ª edição, já este mês de janeiro de 2026, sob o tema “Música e Literatura”, desta vez explorando a relação natural entre palavra e música, em torno de 5 obras literárias nacionais.

Esta edição terá lugar todos os sábados, pelas 18h, ou 11h, entre janeiro e março de 2026, em diversos locais da cidade de Lisboa: Casa Jardim da Estrela, Biblioteca de Marvila, Biblioteca de Alcântara, Biblioteca Histórica do Liceu Camões e Biblioteca de Belém.

 

Contando com a curadoria do escritor José Luís Peixoto esta 5ª edição pretende reforçar o seu papel como plataforma de criação musical contemporânea e convidar o público a descobrir o diálogo vivo entre literatura e música.


A literatura foi sempre, na longa história da cultura humana, fonte de inspiração privilegiada para os criadores das outras artes. Os mitos, as lendas, as histórias de tradição oral, as obras literárias – essas narrativas originais que de forma mais clarividente transpõem a condição humana, seus feitos e tragédias – são o veículo primevo das emoções que, de forma diferenciada, as demais artes nos transmitem. Assim, a música, dita arte abstrata, imersa no subjetivismo dos sons, mas nunca conformada com essa condição, que amiúde busca transpor recorrendo, ali, à palavra, dita ou cantada, acolá, a subterfúgios miméticos ou recursos morfológicos quase alheios à sua natureza.


É justamente deste paradoxo que vai viver o Festival CriaSons. E não, não se trata de “narrar” musicalmente aquilo que tão brilhantemente as obras literárias escolhidas já exprimem. O desafio que foi colocado aos cinco compositores convidados é o de que, imbuídos da força e expressividade dos livros, num processo iminentemente catártico, vertam em sons as visões, inquietações, bonomias que aqueles lhes inspirem. Que da emanação vulcânica se permitam moldar o rendilhado harmonioso da lava quente.

Pretende operar-se esta transumância artística sem condescendências nem facilitismos. Assim, também, o desafio que foi colocado aos escritores, que será o de dialogar com a música, em encontros sem mediação, em que os seus interlocutores lhes contestam tocando, improvisando frases – estritamente musicais!

Concertos com Livros

Concertos dedicados a novas obras musicais criadas a partir de romances:


10 janeiro, 18:00h na Casa do Jardim da Estrela – “A Máquina de Fazer Espanhóis” (Valter Hugo Mãe)

31 janeiro, 18:00h na Biblioteca de Marvila – “Ecologia” (Joana Bértholo)

07 fevereiro, 18:00h na Biblioteca de Marvila – “Galveias” (José Luís Peixoto)

21 fevereiro, 18:00h na Casa do Jardim da Estrela – “Jerusalém” (Gonçalo M. Tavares)

14 março, 18:00h na Biblioteca de Marvila – “Retorno” (Dulce Maria Cardoso)


Encontros em Diálogo

Conversas performativas entre um escritor e um músico, onde a música responde às perguntas do moderador:


24 janeiro, 18:00h na Biblioteca Camões – Valter Hugo Mãe & Yuri Marchese

14 fevereiro, 18:00h na Biblioteca Histórica do Liceu Camões – José Luís Peixoto & Amílcar Vasques Dias

28 fevereiro, 18:00h na Biblioteca Camões – Joana Bértholo & César Viana

7 março, 18:00h na Biblioteca de Alcântara – Gonçalo M. Tavares & Paulo Gaspar

21 março, 18:00h na Biblioteca de Alcântara – Dulce Maria Cardoso & Aldovino Munguambe


Encontros Hip-Hop

7 janeiro, 18:00h na Biblioteca de Alcântara – José Dias Coelho – Projeto Horizontal 360 – Performance com jovens rappers.

28 março, 18:00h na Biblioteca de Marvila – Valete com Trio de Jazz, Quarteto Lopes-Graça e Paulo Gaspar.


Biblioteca Extravagante

Leitura encenada pelo ator F. Pedro Oliveira, acompanhada por músicos, destinada a estimular a imaginação e o desenvolvimento intelectual das crianças, com sessões nas bibliotecas José Dias Coelho e Marvila.

17 janeiro, 11h00 – Biblioteca de Alcântara

31 janeiro, 11h00 – Biblioteca de Marvila

14 fevereiro, 11h00 – Biblioteca de Alcântara

28 fevereiro, 11h00 – Biblioteca de Marvila

14 março, 11h00 – Biblioteca de Marvila


Entrada gratuita (mediante marcação prévia)

Classificação etária: M/6

Sábados às 18h00 (programa principal)

Sábados às 11h00 (programação infanto-juvenil)


Saiba mais em musicamera.pt 

...

https://musicamera.pt/ 

...

BMP 

"Excelente iniciativa" 

...




 

Filme - LOUCA-MENTE, de Paolo Genovese | Estreia 5 Fevereiro




Em 2026, a Risi Film traz às salas de cinema em Portugal o novo filme de Paolo Genovese, o consagrado realizador italiano de AMIGOS AMIGOS, TELEMÓVEIS À PARTE.

LOUCA-MENTE evoca o universo de DIVERTIDA-MENTE ao dar corpo ao que se passa “cá dentro”, mas, em vez das emoções, são os próprios traços comportamentais que ganham voz e forma.

Nesta comédia romântica irresistível, acompanhamos um primeiro encontro em que somos convidados a entrar nos pensamentos dos dois protagonistas. É na mente de cada um que as várias personalidades têm voz e corpo, discutem, alegram-se e emocionam-se, tentando ganhar vantagem para comandar a situação.

Quantas personalidades temos? Quantos lados do nosso caráter enfrentamos quando precisamos de tomar uma decisão? E quantas batalhas interiores travamos quando essa decisão é desconfortável, arriscada ou emocional?

LOUCA-MENTE procura explorar e representar os conflitos internos que enfrentamos ao tomar decisões que podem mudar a nossa vida, especialmente, a amorosa. Uma comédia romântica de estrutura tradicional, mas com um ponto de vista novo e inexplorado: o funcionamento interior da mente dos protagonistas.

Paolo Genovese mostra-nos as inseguranças, as expectativas e a dificuldade de equilibrar o que sentimos com o que conseguimos expressar, sempre com leveza, humor e, sobretudo, empatia.

...


terça-feira, janeiro 06, 2026

Guitarist Magazine - The 2026 Annual: Out now!


A revista Guitarist é das revistas de música com tiragem mundial mais relevantes ...do... mundo.

Através de mais um contacto fica a ideia para guitarristas, amantes de musica ou guitarra.

Pode ser mesmo em Inglês como o contacto: 

"Introducing the Guitarist Annual 2026, packed with the finest guitar features from 2025, including legendary players, in-depth features on vintage instruments, plus the hottest new gear.


Plus, we have an audience with the world’s most inspiring players, from Brian May and Chrissie Hynde, to Molly Tuttle, James Dean Bradfield and Joe Bonamassa.


Or subscribe to Guitarist and never miss an issue..." 

...

Shop 

...

Subscribe





Expressões da Nazaréth – 2.ª edição | Património linguístico e cultural

...

A biblioteca da Nazaré é uma das muitas entidades culturais, assim como grupos, músicos, fotógrafos, promotores e outros artistas que se promovem nesta página através de email.
Através de mais um contacto de divulgação, deixam esta mensagem;

"A Biblioteca da Nazaré vem, por este meio, dar conhecimento da disponibilidade para venda exclusiva do livro Expressões da Nazaréth – 2.ª edição, da autoria de Armando Sales Macatrão, numa edição conjunta do autor e da Liga dos Amigos da Nazaré.

Esta obra constitui um relevante contributo para a valorização e preservação do património linguístico e cultural da Nazaré, reunindo e contextualizando as expressões próprias do falar popular nazareno — um legado imaterial profundamente ligado à vivência comunitária, às manifestações culturais locais e, em particular, às tradições carnavalescas.

Expressões da Nazaréth assume-se como um instrumento de interesse para entidades culturais, educativas e associativas, bem como para instituições dedicadas à salvaguarda da memória, da identidade e da cultura de âmbito local e regional.

📘 Expressões da Nazaréth – 2.ª edição
✍️ Edição conjunta: Autor & Liga dos Amigos da Nazaré
💶 Preço: 20€
📍 Disponível apenas para venda exclusiva na Biblioteca da Nazaré
📦 Envio por correio disponível (portes não incluídos)

🕒 Horário de funcionamento de inverno
De segunda a sexta-feira, das 14h00 às 18h00
Encerrada aos sábados, domingos e feriados

Para esclarecimentos adicionais, pedidos de informação institucional ou aquisição, a Biblioteca da Nazaré encontra-se disponível através do endereço eletrónico:
📧 bibliotecadanazare@gmail.com

...

Biblioteca da Nazaré 
Mais de 80 anos ao serviço da cultura" 

...



Rui Tinoco ao vivo no Auditório Francisco de Assis | Porto | 17 de janeiro de 2026 | 18:00

Rui Tinoco ao vivo no Auditório Francisco de Assis | Porto | 17 de janeiro de 2026 | 18:00. 


O pianista, compositor e produtor Rui Tinoco apresenta-se ao vivo, no próximo dia 17 de janeiro de 2026, pelas 18:00, no Porto - Auditório Francisco de Assis (Colégio Luso-Francês).   


Este concerto promete ser uma experiência imersiva, onde Rui Tinoco apresentará uma seleção dos seus temas mais marcantes, com especial destaque para o seu mais recente trabalho discográfico, "Leva-me a Ser Feliz".


"Leva-me a Ser Feliz" é descrito como um trabalho profundamente intimista e emocional, que narra a felicidade não como um destino final, mas como uma jornada contínua, desdobrando-se em capítulos como um livro.


O público terá a oportunidade de mergulhar numa atmosfera única, onde a intensidade melódica do piano se funde harmoniosamente com a eletrónica. 

A experiência será amplificada por projeções de vídeo que traduzem visualmente as composições de Rui Tinoco, estabelecendo um diálogo íntimo entre o som e a imagem.

...

Sobre Rui Tinoco:

Rui Tinoco é um pianista, compositor e produtor português reconhecido pela sua capacidade de criar sonoridades que combinam elementos contemporâneos do piano com a inovação da música eletrónica. A sua obra explora temas de introspeção e emoção, convidando o ouvinte a uma viagem sonora e visual única. Com vários álbuns editados desde 2021, tem consolidado a sua posição no panorama musical português como um artista de profunda sensibilidade e originalidade.


LINKS

Site Oficial: rui-tinoco.jimdosite.com

Facebook: facebook.com/ruitinocomusic

YouTube: youtube.com/@ruitinoco

Instagram: instagram.com/rtinoco

...

https://www.instagram.com/rtinoco


segunda-feira, janeiro 05, 2026

Ian Hunter - Destaque desta semana


...


...




BMP


 

Carlos Avilez - Biografia

Carlos Vítor Machado (Lisboa, 13 de abril de 1935 – Cascais, 22 de novembro de 2023, de seu nome artístico Carlos Avilez, foi um encenador e ator português.

...

Mais informações aqui:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Avilez

...

Muito obrigado ao Teatro Experimental de Cascais (TEC) ter divulgado peças de teatro deste grande artista para esta página.

Muito obrigado, em jeito de recordação 

...


Decline and Fall Apresentação do álbum de estreia "Scars and Ashes" no Coliseu Club dia 27 de fevereiro


...

Os Decline and Fall apresentam o seu álbum de estreia, "Scars and Ashes", no palco do Coliseu Club, dia 27 de fevereiro. Os bilhetes já estão à venda.


Decline and Fall é um projeto que reúne Armando Teixeira (músico e produtor que trabalhou com Da Weasel, Bizarra Locomotiva, Balla e em bandas sonoras, incluindo o projeto Variações), Hugo Santos, dos Process of Guilt, e o escritor Ricardo S. Amorim.


Em 2024, lançaram dois EPs: "Gloom", seguido de "Pulse", com o primeiro álbum completo da banda,"Scars and Ashes", a ver a luz do dia neste ano de 2025.


Com uma produção musical tão prolífica num espaço de tempo tão curto, as atuações ao vivo também se multiplicaram por Portugal e Espanha, com a banda a abrir os concertos dos The Young Gods e dos The Chameleons nas suas datas portuguesas e a partilhar o palco em festivais com bandas como KMFDM, Chelsea Wolfe, Russian Circles, Combichrist, Oranssi Pazuzu, NNHMN, entre muitas outras.


A primeira parte deste concerto dos Decline and Fall será efetuada pelo projeto do músico Pedro Code, I Am the Shadow criado em 2015 e que editou o seu último single "So Long Lost" a 19 de dezembro do ano passado.


Informação do concerto

Data: 27 de fevereiro

Local: Coliseu Club (Lisboa)

Hora: 21:30



Discografia

Gloom (CD, Digital) 2024

Pulse (CD, Digital) 2024

Scars and Ashes (LP, CD, Digital) 2025 

...

Comprar bilhetes


GIRLS ON WIRE | Nos cinemas a 5 de fevereiro


...

REALIZADOR Vivian Qu


PAÍS China


DURAÇÃO 125’


ARGUMENTO Vivian Qu


ELENCO Haocun Liu, Wen-Qi, Youhao Zhang


GÉNERO Drama


LÍNGUA Mandarim


ESTREIA 5 fevereiro


SINOPSE Depois de escapar à máfia local, Tian Tian procura ajuda da prima Fang Di, uma dupla num grande estúdio cinematográfico, que a recebe com desprezo. Mas à medida que o passado conturbado de ambas ressurge, juntas reacendem um laço de irmandade no meio do perigo iminente.




Festival de Cinema de Berlim, Competição 

...

Films4you



Programa ""Santos da Casa" (RUC)

 Um programa da Rádio U.Coimbra

PROGRAMA DE 03/01/26

1 - Máximo - Autumn
2 - Táxi - Cairo
3 - Vitória Vermelho - Não me o dês
4 - Lesma - Maria
5 - Victor Torpedo & The Pop Kids - Friends
6 - IBSXJAUR - Echo
7 - Caustic, Babe - I'll be back
8 - Stereosauro & DJ Ride - Prosa do meio dia
9 - Valter Lobo - Tãp perto
10 - Mão Morta - Viva la muerte
11 - The Twist Connection - Crime
12 - So Dead - Push
13 - Expresso Transatlântico - Avalanche

extras/destaques
14 - Duques do Precariado - Falho

...

https://santosdacasa.blogspot.com


 


Programa "Sinfonias de Aço" (03/01/2026)

1ª hora
1. Homem em Catarse – O Nosso Ultramar
2. Inesh Bueno – Guerrera de Mil Águas
3. First Breath After Coma – Amor i Temps
4. Luca Argel – Primeiro MarLuis Peixoto – Nortada
5. Augusto Diogo – Para o Outro Lado
6. Tiago Sousa – Woodcrafter
7. M-Pex – Oceano e Segredo
8. Ana Vinha – Bem Melhor Sozinha
9. Mariana Guimarães – Se Eu Pudesse
10. Herr G Meets Fuel2Fight – A Essência Sonora da Identidade em Perpétuo Movimento
11. Goma Arábica – Ruínas
12. The Dreams Never End – A Noite

2ª hora
13. Tracy Vandal & John Mercy – Another Dance
14. So Dead – I Shot JFK
15. Caravana – Light!
16. Exomortis – Já me Estou a Passar
17. Glasya – Glimpse of Memory
18. Principa Parallax – What Is To Be A Machine
19. Pippermint Twist – Nem Sabias
20. Black Pig Meat – Sizo
21. Spiralist – God Unknown
22. Summer of Hate – Além
23. Unsafe Space Garden – FKNKU
24. Doutor Assério – There Is No Such Thing As Too Much Pussy
25. Kactoslitos – Misty Echoes

3ª hora
26. Democrash – Parallel Universe
27. The Pages – Part Time Punks
28. Victor Torpedo And The Pop Kids – Here Comes Cowboys
29. Ira Satana – Flesh And Fire
30. Azzaya – Black Death Assault
31. Primata - Desperation
32. Sci Fi Industries – Ingrained Apathy
33. Gogo – Big Cat Eyes
34. Xeque Mate – Entrudo
35. Vasco Moreira Gritali – I Arrived Home
36. Cobra ao Pescoço – Pequena Esfera de Black Metal
37. DW Void – Tic Tac

...


...
Um programa da Rádio Barcelos

sábado, janeiro 03, 2026

Visitas + (início até hoje)

França


Portugal


Estados Unidos 


Rússia


Argentina 


Singapura


Reino Unido


Brasil


Canadá


Alemanha


Hong Kong


Suécia


Países Baixos


Ucrânia


Espanha


Suíça


Turquemenistão


Roménia


Turquia 

...

Outros

...



sexta-feira, janeiro 02, 2026

BMP


 Steve Cropper

John Lee Hooker @Amazon



...

Amazon - John Lee Hooker 

...



Santana @Amazon

 


...


...

Amazon - Santana

...



Larry Carlton @Amazon



...

Amazon - Larry Carlton 

...



Jools Holland @Amazon


Jools Holland + David Bowie

...

Amazon - Jools Holland 

...



Carlos Paredes @Amazon



...

Amazon - Carlos Paredes 

...



Robert Cray @Amazon



...

Amazon - Robert Cray 

...



BMP


 Mick Jagger + Jeff Beck

Magazines Direct - Try 3 Issues for £/$3



...

Website 

...



Biblioteca da Nazaré - Horário de inverno

A Biblioteca da Nazaré passa a funcionar em horário de inverno, estando aberta de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 18h00.


A Biblioteca encontra-se encerrada aos sábados, domingos e feriados.

...

Biblioteca da Nazaré - Associação Cultural 

...

Website

quinta-feira, janeiro 01, 2026

BMP


  Vasco Balio

Albert Collins @Amazon

 


...

Albert Collins - Amazon

...



Amália Rodrigues @Amazon



...

Amália Rodrigues - Amazon 

...



BMP


 Ron Wood 

...


Ron Wood - Shorts 

...


The Rolling Stones

Ron Wood @Jools Holland (2025)



Nazareth @Amazon



...

Nazareth - Amazon 

...



BMP


 Ian Hunter



Visitas +

Estados Unidos


Portugal


Singapura


Hong Kong


Israel


Alemanha


França


China


Coreia do Sul


México


Japão


Suécia


Brasil


Malásia


Suíça


Índia


Polónia


Canadá


Reino Unido

...

Outros 

...




SPA - Autores Contados e Cantados - Manuel Faria

50 anos do Trovante.

Autoria e apresentação de Carlos Alberto Moniz

Dia 08 Janeiro 2026, 18h

No Auditório Maestro Frederico de Freitas em Lisboa 

...

Entrada por convite mediante o espaço.

...

https://spautores.pt