quarta-feira, fevereiro 04, 2026

Classic Rock Magazine - When Led Zeppelin Took Over the World


 When Led Zeppelin took over the world


In issue 350, band members and associates chronicle the 1972/73 period when Led Zeppelin seized control of the industry and became the biggest rock band on the planet.

Other features include Michael Monroe, BB King, Joan Armatrading and many more...

...


...





terça-feira, fevereiro 03, 2026

Viviane | revisita “Alfama” | 13 de fevereiro

Viviane lança no dia 13 de fevereiro o single Alfama, disponível em todas as plataformas digitais

O tema é uma nova leitura do original dos Mler Ife Dada, escrito por Nuno Rebelo e editado em 1987. 
Chegada a Portugal no início dos anos 80, Viviane foi profundamente marcada pela música portuguesa da época — da canção de intervenção à pop — e Alfama, que integra o álbum As coisas que fascinam, tornou-se uma referência formativa, escutada repetidamente durante a adolescência. 
A canção descreve o bairro de Alfama através de uma linguagem surrealista, onde o Fado cruza com a Pop, numa abordagem inovadora que influenciou decisivamente o percurso artístico da cantora. 
Nesta nova versão, Viviane traz Alfama para o presente, mantendo o espírito original, mas imprimindo-lhe a sua voz carismática e identidade artística. 

...


Alfama é o primeiro single de um álbum a sair para o mercado no final de 2026, dedicado a homenagear cantoras que deram voz a bandas marcantes da música portuguesa. 
O videoclipe, foi gravado na Casa de Fados Maria da Mouraria e realizado por Aurélio Vasques. 

...

Ficha técnica: 
Voz – Viviane 
Guitarra acústica – João Vitorino 
Produção e mistura – Tó Viegas 
Masterização – Rui Dias 
Gravado no estúdio Zipmix (setembro 2025)

...


 


A Banda não simão | "Pintar o sete" - agora em inglês e com o apoio do projeto BELEM

Paint the Seven foi editada dois anos depois da original, numa versão traduzida para inglês com o apoio do projeto BELEM.


"Pinte o sete" é uma expressão popular portuguesa frequentemente citada pelo poeta e pintor modernista Almada Negreiros. Em 2023, a banda não simão lançou um álbum com este título, apresentando poemas de quatro escritores portugueses de três séculos diferentes: Cesário Verde, Almada Negreiros, Ana Hatherly e Cláudia R. Sampaio. Para partilhar um vislumbre do legado literário português com uma maior audiência, alguns dos poemas de "Pintar o sete" foram traduzidos e as canções foram regravadas em inglês. A poesia e a música portuguesa têm assim uma nova e merecida oportunidade de chegar ao público internacional.


" Os não simão viram no projeto BELEM a oportunidade de realizar uma ambição antiga de traduzir alguns poemas de poetas portugueses e musica-los. A banda apresentou em 2023 o trabalho Pintar o Sete e o resultado alcançado foi o esperado, levar poesia nacional de vários séculos em formato canção aos mais diversos públicos incluindo a rádio nacional.

Estas traduções e respetivas gravações foram possíveis através das candidaturas ao projeto BELEM e ao nosso editor, possibilitando um novo cenário de levar a poesia nacional a mercados internacionais e iniciar uma possível internacionalização da banda e das suas músicas. O líder do projeto, Simão Palmeirim, traduziu os poemas com rigor literário e musical permitindo manter a mensagem dos textos originais"


O projeto BELEM (boosting European Lyrics and their Entrepreneurial Monetization) fomenta o licenciamento, agregação, distribuição, e tradução com significado de obras musicais europeias, impulsionando significativamente a sustentabilidade das mesmas para publishers e compositores. Um passo fundamental para atingir este objetivo é ultrapassar a barreira linguística para músicas escritas em línguas e dialetos minoritários no contexto europeu.

...

Spotify

Biblioteca da Nazaré

A Biblioteca da Nazaré informa que disponibiliza acesso gratuito à internet e carregamento gratuito de dispositivos móveis, como apoio à população.


📍 Local: Rua Mouzinho de Albuquerque, n.º 51, Nazaré

🕑 Horário: Segunda a sexta-feira | 14h00 – 18h00


A Biblioteca da Nazaré reafirma o seu compromisso com o serviço público, a inclusão digital e o apoio à comunidade.

...

Devido às recentes alterações climatéricas.


domingo, fevereiro 01, 2026

Novidades de Filmes e séries na Plataforma Filmin

https://www.filmin.pt/ 

“Arte em Ação”, de Beatriz Albuquerque: um livro de artista que convoca a criação como gesto político e coletivo

O livro de artista Corpo em Ação, de Beatriz Albuquerque, será lançado e apresentado no dia 5 de fevereiro de 2026, às 18h30, na Livraria do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto. A sessão, de acesso gratuito mediante inscrição prévia, contará com uma conversa com Miguel von Hafe Pérez e Rosário Gambôa, enquadrando uma obra que se situa na interseção entre arte conceptual, performance, educação e ativismo, e que desafia as fronteiras tradicionais entre criação artística e transformação social.


Estruturado como um dispositivo de ação e reflexão, Arte em Ação articula exercícios de ativismo “faça você mesmo”, perguntas instigantes e reflexões críticas, convidando o leitor a tornar-se participante ativo em processos artísticos e sociais. Inspirado na teoria feminista, nas práticas de sustentabilidade e nas lutas contemporâneas pela justiça social, o livro propõe um conjunto de “partituras” — exercícios práticos que orientam a criação de ações pessoais ou coletivas, desde o ativismo de rua à intervenção em contextos educativos ou à produção de obras de arte que respondem a questões sociais atuais.


Ao abordar temas como feminismo, género, justiça social, ativismo, equidade e livro de artista, Arte em Ação funciona simultaneamente como guia para a mudança e ferramenta de pensamento crítico, incentivando os leitores a confrontar as problemáticas políticas, ambientais e sociais mais urgentes do nosso tempo. Mais do que um objeto editorial, o livro assume-se como um catalisador de ação criativa, diálogo e capacitação coletiva.


Publicado numa edição limitada, assinada e numerada por Beatriz Albuquerque. O livro conta com o apoio da DGARTES – Direção-Geral das Artes, República Portuguesa: Cultura.

Este livro de artista será, também, lançado em Lisboa este Verão onde contará com uma conversa performativa de Beatriz Albuquerque com a curadora Angelika Li, na Dialogue Gallery. 

...

quem é Beatriz Albuquerque 

Beatriz Albuquerque (Porto, Portugal) é artiste, performer, professore e investigadore. Doutorada pela Columbia University, em Nova Iorque, com apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e de uma Bolsa Fulbright / Fundação Luso-Americana. É licenciada pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e concluiu o Master of Fine Arts no School of the Art Institute of Chicago, desenvolvendo um percurso académico e artístico de forte projeção internacional.


Ao longo da sua carreira foi distinguida com diversos prémios e menções, entre os quais o Myers Art Award, atribuído pela Columbia University, o Prémio Revelação da 17.ª Bienal de Cerveira, em Portugal, e o Prémio de Performance Ambient Series, no âmbito do PAC/edge Performance Festival, em Chicago. Paralelamente, tem colaborado com centros de investigação, cátedras e institutos europeus e norte-americanos, integrando projetos, proferindo conferências e publicando ensaios que articulam criação artística e investigação teórica.


O seu trabalho caracteriza-se por uma abordagem interdisciplinar, cruzando desenho, imagem em movimento, fotografia, instalação e, sobretudo, performance. Tem apresentado exposições individuais e coletivas em contextos nacionais e internacionais, destacando-se instituições como o Museum of Contemporary Art of Chicago, MoMA PS1, Queens Museum, The Kitchen e Anthology Film Archives em Nova Iorque; a Bienal de Istambul e a Bienal de Tessalónica; o Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia, em São Paulo; bem como o Museu de Serralves, a Galeria Graça Brandão, a Galeria Nuno Centeno e a Plataforma Revolver, entre outros.

...




Bluestronica - Novo Website

https://blues-tronica.com/