sábado, dezembro 20, 2025

Coro dos Anjos & Cantadeiras do Campo do Gerês - Single "𝗕𝗔𝗟𝗗𝗜𝗔"

“Baldia” é o nome de uma canção que vai muito para além da cantiga. É fruto de um convívio criativo e muito real entre o Coro dos Anjos - o coro do bairro dos Anjos de Lisboa, que tem vindo a revigorar o cancioneiro popular português e as Cantadeiras do Campo do Gerês - grupo tradicional de canto polifónico do norte de Portugal, que preserva o cancioneiro geresiano. A canção nasceu durante uma residência em outubro de 2023 no Campo do Gerês, promovida pela Associação Cultural Rural Vivo, no âmbito do projecto Partis & Art for Change financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação La Caixa.



Do convívio surgiram várias novas canções, mas “Baldia” tornou-se a pérola da criação. Na génese da canção encontram-se frases escritas pelas Cantadeiras acerca das vivências e memórias das mulheres da comunidade local, refletindo o papel que desempenhavam no cuidado pelos bens essenciais comuns que sustentam a vida. Frases que os membros do Coro viriam depois a reorganizar com vista a serem transformadas em música, num processo colectivo onde se destacaram Mafalda Corvacho que decantou, reescreveu e acrescentou partes escritas, Helena Leonardo que teceu a melodia que conduziu à composição musical e Edgar Valente que estruturou e arranjou a canção para as várias vozes. Por fim, foram os toques gerais do colectivo que tornaram a própria canção num verdadeiro baldio.




Nas palavras e pensamentos de André Barata, filósofo e professor da Universidade da Beira Interior,


"Baldio é uma palavra daninha. Nem público nem privado, o baldio é sobrevivente de uma convivialidade pré-moderna e inspiração para um tempo em que já não sabemos habitar nem fazer lugares. Mais do que território, o baldio é relação que se cuida e um cuidar que resiste — não possuir, mas participar; não se apropriar do lugar, mas tornar-se próprio a ele. Um território ligado por gentes, hábitos, cultura, uma terra-comunidade assim é inteira. Habitar tem que ver com hábitos, hábitos são comportamentos que se tornam gestos e que se formam na repetição e que a cultura oral guarda. Esse saber comum é do fazer e é do estar. São canções a passar a baldiagem de voz em voz, de mão em mão. Num país que se despovoa, o baldio reabre a possibilidade deste bom habitar que não é nem ocupar nem conquistar. Rebaldiar as terras, os lugares, as almas é a maneira antiga de uma ideia para o futuro.”


“Baldia” quer-se assim, daninha, “espalhada p’la rua / sem medo nem vão” pelos coros e grupos de música popular do país, como aliás já vai acontecendo. A canção tem também vindo a ser adotada como hino em colectivos e associações como a Baladi - Federação Nacional dos Baldios, a ABSG - Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês.



A ante-estreia de “Baldia” aconteceu esta quinta-feira dia 18 de dezembro em Lisboa, na Casa do Alentejo, no evento de angariação para a próxima flotilha da Thousand Madleens to Gaza, movimento civil internacional que visa romper o bloqueio naval imposto por Israel à Faixa de Gaza. A escolha simbólica para a ante-estreia surge como chamada de atenção para a proteção de todos os lugares ameaçados pela violência da ocupação, além do território nacional. “Baldia” vem no fundo cativar à consciência de que a terra deve pertencer a quem dela cuida e não a quem a conquista. 



"Baldia" estreia online hoje, dia 19 de dezembro, no canal de youtube do Coro dos Anjos.


O vídeo foi filmado por João Veloso e João Meirinhos na BOTA (Base Organizada da Toca das Artes) e posteriormente editado por Rita Caldeira. O som foi gravado e misturado por Rui Galveias.

...

FICHA TÉCNICA

Filmagem: João Veloso, João Meirinhos


Edição de vídeo: Rita Caldeira


Captação e Mistura de som: Rui Galveias


Letra, música e arranjos: Mafalda Corvacho, Helena Leonardo, Edgar Valente


CORO DOS ANJOS

Afonso Urze · Andrea Vertessen · Anita Fernandes · António Gonzalez · Beatriz Nande · Catarina Guerra · Catarina Monteiro · Edgar Valente · Inês Zaradzay · Helena Leonardo · Joana Batista · Joana Veiga · Mafalda Corvacho · Mafalda Veiga · Miguel Grilo · Pedro Peres · Pedro Barreiros · Rita Caldeira · Sara Mercier · Vanessa Spencer · Vicente Silvestre · Yafeni Neto



CANTADEIRAS DO CAMPO DO GERÊS

Ana Dias (Nininha) · Ana Maria Fernandes · Ana Paula Silvestre · Carmelita Pires · Cheila Rodrigues · Dores Leal · Evelyne Mussons · Isac Dias · Hortelinda Fernandes · Patrícia Soares · Rita Barros · Sara Estelita


APOIOS

Rural Vivo - Associação Cultural BOTA (Base Organizada da Toca das Artes) Fundação GDA Fundação Calouste Gulbenkian Fundação La Caixa BALADI - Federação Nacional dos Baldios ABSG - Associação de Compartes do Campo do Gerês Associação de Compartes de Campo do Gerês

...

Youtube



Sem comentários: