terça-feira, agosto 26, 2025

Vamos ver música clássica à escola? 6 de setembro a 8 de novembro de 2025

Música no Termo regressa para a sua 6ª edição com um olhar renovado sobre a criação e a proximidade.


...

O Música no Termo está de volta para a sua 6.ª edição, entre 6 de setembro e 8 de novembro de 2025, com um olhar renovado sobre a criação e a proximidade. Este evento de entrada livre, dedicado à música clássica, valoriza a criatividade e a produção de artistas portugueses e residentes em Portugal.



A programação decorre no termo norte de Lisboa, promovendo a ligação entre a música e os espaços que moldam a vivência da cidade. A grande novidade desta edição é a abertura da escola EB1 de Telheiras para receber parte da programação, transformando-se em palco de quatro concertos e afirmando o mote que inspira 2025 — Open School. Esta abertura simboliza o espírito de inclusão e participação ativa que o ciclo Música no Termo procura promover, quebrando barreiras entre o palco e o público, e entre a escola e o território envolvente. 

...

O concerto inaugural terá lugar no Palácio dos Lilases, no dia 6 de setembro, com Estação 60, uma evocação dos cem anos de Carlos Paredes interpretada pelo Guitolão Trio — António Eustáquio (guitolão), André Gaio Pereira (violino) e Fábio Palma (acordeão). 



A partir daí, a música instala-se em Telheiras: no dia 26 de setembro, os Solistas da Orquestra Sinfónica Portuguesa apresentam Maurice Ravel: um homem, vários tempos, assinalando os 150 anos do nascimento do compositor francês; a 4 de outubro, o Ensemble La Nave Va, sob direção artística de António Carrilho, apresenta Metamorfoses dos afetos; a 17 de outubro, Inês Simões (soprano), Joaquim Ribeiro (clarinete), Miguel Simões (violino) e Pedro Costa (piano) dão vida a A vida de Richard Strauss pela mão de Pauline de Ahna; e a 31 de outubro o Borealis Ensemble convida o público a descobrir Um serão com Bach.



O ciclo encerra a 8 de novembro, nos Olivais, com Tradição e futuro, na sede da Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense (SFUCO). Neste concerto concerto serão apresentadas duas efemérides (150 anos do nascimento do músico e compositor Joaquim da Costa Chicória e 100 anos do nascimento de Adácio Pestana). onde os clarinetistas Simão Nunes e Tomás Ferreira se juntam à Banda da SFUCO, sob direção de Luís Filipe Ferreira, num concerto que sublinha a importância das bandas filarmónicas na vitalidade cultural de Lisboa.



Entre palácios, escolas e associações locais, o Música no Termo 2025 convida a descobrir como a música pode transformar contextos educativos em lugares de encontro e diálogo, celebrando a escuta, a partilha e a proximidade entre gerações e reafirma-se como uma celebração da música. 



O evento é uma co-produção do Academia Portuguesa de Artes Musicais e Égide — Associação Portuguesa das Artes e conta com a parceria estratégica da Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Portugal e OPART/TNSC.

...

CALENDÁRIO


6 SET 2025, 18h
Palácio dos Lilases, Jardim de Inverno
Estação 60 - evocando Carlos Paredes (100 anos do nascimento)
GUITOLÃO TRIO - António Eustáquio (guitolão) / André Gaio Pereira (violino) / Fábio Palma (acordeão)


26 SET 2025, 17h
EB1 de Telheiras
Maurice Ravel: um homem, vários tempos - evocando Maurice Ravel (150 anos do nascimento)
SOLISTAS DA ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA


4 OUT 2025, 18h
EB1 de Telheiras
Metamorfoses dos afetos - Ensemble LA NAVE VA
António Carrilho (direção artística)


17 OUT 2025, 18h
EB1 de Telheiras
A vida de Richard Strauss pela mão de Pauline de Ahna
Inês Simões (soprano)
Joaquim Ribeiro (clarinete)
Miguel Simões (violino)
Pedro Costa (piano)


31 OUT 2025, 18h
EB1 de Telheiras
Um serão com Bach - BOREALIS ENSEMBLE


8 NOV 2025, 18h
Sede da Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense (SFUCO), Olivais
Tradição e futuro
Simão Nunes (clarinete)
Tomás Ferreira (clarinete)
Banda da S.F.U.C.O.
Luís Filipe Ferreira (direção musical)

...

Website




Sem comentários: