quinta-feira, dezembro 22, 2022

Voto de Louvor à Associação Ponte… nas Ondas! aprovado na Assembleia Geral do AECT Rio Minho realizada no passado dia 19 de dezembro.


 

Valença acolherá o Centro do Património Imaterial Galego-Português

  • A Associação Ponte...nas Ondas! assina um memorando de colaboração com a Câmara Municipal de Valença e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho (AECT Rio Minho)

  • PNO! foi eleita dentro do programa LIVHES-SUDOE como experiência de boas práticas representativa da Eurorregião

  • A assinatura do memorando é um primeiro passo para a criação na Eurorregião Tui-Valença do Centro de património imaterial galego-português, uma proposta da Ponte…nas ondas! 


  • A procura da PNO! de um espaço físico que funcione como Centro de Património Cultural Imaterial Transfronteiriço está mais próximo, depois do acordo assinado esta semana no âmbito do projeto Livhes-Sudoe.

    No marco deste Projeto Livhes, co-financiado pelo programa Interreg-Sudoe 2014-2020, a Câmara Municipal de Valença, o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho (AECT Rio Minho) e a Associação Cultural e Pedagógica Ponte...nas Ondas!, assinaram um protocolo de colaboração para o desenvolvimento de ações de preservação do Património Cultural Imaterial (PCI).

    PNO! propôs um espaço com funções de repositório cultural, destinado a património cultural imaterial galego-português denominado Centro do Património. – Centro PCI. O objetivo é a criação de um espaço vivo, mais além do que um museu tradicional, com exposições, projeções, palestras etc...

    Segundo os compromissos assinados, a Câmara de Valença cederá à PNO! um espaço a definir no Concelho para a instalação do repositório cultural do PCI transfronteiriço. A Câmara de Valença compromete-se também a contribuir com a valorização deste repositório cultural nos próximos anos. Este centro PCI abrangerá um espaço de documentação e actividades (oficinas, concertos, palestras, exposições temporárias etc...) e terá também uma exposição permanente à volta de cinco áreas temáticas: tradições orais, contos e lendas, cultura marítimo-fluvial, cultura agraria e ciclo festivo anual. Estabelecerá igualmente sinergias com outros projetos museológicos do território transfronteiriço. Por outro lado, a AECT Rio Minho realizará a plataforma digital do centro PCI, iniciativa que contará com a colaboração a nível de conteúdos da PNO!.

    Vinte e sete anos de trabalho em prol do património

    A Associação Cultural e Pedagógica Ponte…nas ondas! leva vinte e sete anos a trabalhar na divulgação do Património imaterial galego-português. Coordenados por docentes galegos e portugueses, alunos de escolas de Portugal e da Galiza têm participado nos concursos de Recolha do Património Imaterial organizados pela Associação.

    Em dezembro de 2022 foi aprovada a inscrição da Ponte...nas Ondas! na UNESCO como modelo de boas práticas com o PCI (Património Cultural Imaterial) no Registo das Boas Práticas da UNESCO. A candidatura foi apresentada por parte de Portugal e Espanha em março de 2021. Foi a primeira inscrição para Portugal e Galiza. 

  • http://pontenasondas.org/


Sem comentários: