quinta-feira, dezembro 01, 2022

Associação PONTE...NAS ONDAS! na UNESCO!


 ...



...

PONTE... NAS ONDAS! EM RABAT: “ORGULHOSOS E CONFIANTES” PORQUE UM PROGRAMA CULTURAL NASCIDO NAS AULAS PORTUGUESAS E GALEGAS FOI CONSIDERADO PELA UNESCO “UM EXEMPLO PARA O MUNDO”

  • Destaque para “o empenho dos professores que há mais de 25 anos sensibilizam aos mais novos sobre a preservação do património cultural na fronteira de Galiza e Portugal”

  • Um forte sinal que o uso das rádios escolares, a lusofonia, o rico legado da nossa tradição cultural e o êxito entre os mais jovens impulsionam este programa educativo sobre a divulgação do património

  • Tudo isto serve de inspiração para o entendimento em zonas transfronteiríças em países em desenvolvimento, tal e como ressalvou a Unesco no seu elogioso discurso de avaliação

 

Alto Minho e Sul de Pontevedra

Ponte... nas Ondas! nasceu há mais de 25 anos nas escolas do sul de Pontevedra e do Alto Minho e desde então nunca mais pararam. Com o impulso da Associação Cultural e Pedagógica do mesmo nome, o seu objectivo é salvaguardar o património cultural imaterial na fronteira portuguesa-galega mediante a criação de espaços onde o património se pudesse praticar e transmitir às gerações mais novas.

Tal e como explicou Santiago Veloso, professor e coordenador da Associação Cultural e Pedagógica Ponte...nas ondas!, a inclusão nesta lista da Unesco “trata-se de um reconhecimento de uma trajectória de 27 anos e de um modelo próprio criado na fronteira de Portugal e da Galiza, onde integramos o património e a radio escolar numa fórmula única”.

Agora, diante desta oportunidade histórica, Santiago Veloso acredita que Ponte… nas Ondas! sirva de inspiração para o entendimento em zonas transfronteiríças em conflito tal e como ressalva a Unesco no seu elogioso anúncio prévio de avaliação.

 

Um modelo de ensino de referência

O modelo de ensino de Ponte… nas Ondas! utiliza as rádios escolares como ferramenta fundamental para o seu desenvolvimento. Precisamente, a opinião dos examinadores da Unesco, “a combinação da radio, educação e património cultural é uma fórmula eficaz de salvaguarda” nas escolas dos dois lados da fronteira galego-portuguesa.

No anúncio prévio emitido há poucas semanas, “permitiu que os jovens se apliquem e dediquem nas suas próprias tradições” e “criem uma consciência sobre a importância do património cultural imaterial”.

A integração da cultura intangível no sistema educativo é outro resultado efectivo do projecto”, conclui o documento, onde se sublinham os esforços por um “desenvolvimento social inclusivo, o diálogo inter-cultural e a igualdade de género”.

Assim consideram que Ponte... nas Ondas! “fomentaria a paz e a cooperação entre sociedades de diferentes países”, especialmente em comunidades transfronteiríças em países em desenvolvimento. Por isso, os examinadores da Unesco opinaram que o modelo é exportável a nível internacional.

...

Sessão disponível em streaming

A ordem do dia estabelecida por este comité intergovernamental decidiu positivamente sobre a candidatura galego-portuguesa. A sessão pode ser revista em streaming através do canal de YouTube da Unesco.

Por parte da comitiva de Ponte… nas Ondas! participam Chus Álvarez, professora; Dolores Gómez, operadora; Xerardo Pereiro, professor e antropólogo; Esmeralda Carvalho, professora; Xerardo Feijoo, professor; João Manuel Gonçalves, operador; Álvaro Campelo, professor e antropólogo, e Santiago Veloso, professor e coordenador da Associação Cultural e Pedagógica Ponte...nas ondas!. 

...

http://pontenasondas.org/

Sem comentários: