Music, Movies, Books, theater, Blues, Classical, Pop, Rock, Bullfighting, Bull Starts, etc, etc... Contacto para divulgação ou publicidade: bmp1@sapo.pt / Portugal
sexta-feira, outubro 31, 2025
SPA - " Encontro sobre Inteligência Artificial - 5 de Novembro de 2025"
Livros: Porto Editora - Agenda
3 DE NOVEMBRO, 18:30 |
5 DE NOVEMBRO, 18:30 |
6 DE NOVEMBRO, 18:30 |
6 DE NOVEMBRO, 18:30 |
8 DE NOVEMBRO, 18:30 |
...
Estas e outras novidades em:
quinta-feira, outubro 30, 2025
Noble - "For the broken-hearted" disponível nas plataformas e em salas de Porto e Lisboa no mês de novembro
"For the broken-hearted", o novo álbum de Noble está disponível nas plataformas digitais. As edições físicas em CD e vinil saem nos primeiros meses de 2026.
Depois de editar, ainda no final do ano passado, o single Gone (all over again), que nos trouxe toda uma nova linguagem musical inspirada na música norte-americana, Noble editou há meses um outro tema chamado Call You Again que tem conquistado as rádios nacionais. Mas, nada como o próprio Noble para explicar o que é este "For the broken-hearted", "... é um disco bem diferente do que tenho feito até agora. Não só pelo estilo musical - que transparece muito mais das minhas influências e referências musicais - mas também porque foi gravado ao vivo. Isso ficou impresso no disco, sente-se a energia da banda a tocar em conjunto. Naqueles cinco dias a sala de gravação do Arda Recorders foi um palco e nada se compara ao prazer de fazer música assim, ao vivo, com pessoas reais, a tocar instrumentos reais. Quando se ouve este álbum isso passa para as pessoas. O toque humano está lá e isso faz toda a diferença. Neste disco até o erro faz parte da experiência". diz-nos.
Noble, fez ainda mais: conseguiu algo que queria a algum tempo que era trabalhar com o produtor João André "Sempre admirei muito o João André, não só por ser um dos produtores musicais mais respeitados do nosso país mas também porque é uma pessoa que viveu a transição da era analógica para a digital. Eu soube desde o início que ele era a pessoa perfeita para comandar este projeto. Juntou-se a isso a sorte de ter a Diana Martinez ao meu lado para me ajudar com as vozes e o resultado ficou muito para lá do que eu esperava. O João agarrou esta ideia como se fosse dele e fez as coisas acontecer! Trouxe uma banda incrível para se juntar a mim e foi assim que estas ideias que estavam no meu imaginário ganharam vida. Com o Ricardo Danin na bateria, o Pedro Santos no baixo, o Eurico Amorim nas teclas e o Bruno Macedo nas guitarras eu sabia que tinha tudo para dar certo. E deu", conta-nos com orgulho.
Para os concertos de 8 de novembro (Hard-Club , Porto) e 15 de novembro (Capitólio, Lisboa), Noble vai-nos apresentar não apenas a sua banda The Pretty Ones (que consiste em na guitarrista Hozana Matias, Juliana Chaves na bateria e Fabíola "Bibi" Nobre no baixo) mas, também, mais algumas surpresas em palco. Vão ser, no total, 8 músicos em palco e será essa a formação que irá percorrer os palcos em 2026. O artista explica-nos isso mesmo quando diz "É verdade que estamos a preparar dois concertos muito especiais que serão também o que vamos levar para a estrada em 2026! Finalmente tenho a banda com que sempre sonhei e isso também se vai sentir ao vivo. Somos 8 músicos em palco para reproduzir o que foi feito no estúdio. Não vão deixar de ser concertos emocionais, como sempre fiz, mas vamos adicionar alguma ferocidade às atuações. Um concerto para evangelizar o amor. Com atitude, responsabilidade e a mística que só uma banda de rock consegue trazer para cima da mesa!"
...
Sociedade Portuguesa de Autores: "Autores contados e cantados" - Sebastião Antunes (Quadrilha)
"Autores Contados e Cantados":
Sebastião Antunes (Quadrilha)
Dia 6 de Novembro, pelas 18H no Auditório Maestro Frederico de Freitas, Av. Duque de Loulé 31, em Lisboa.
Autoria e apresentação de Carlos Alberto Moniz.
...
Entrada por convite limitada ao espaço da sala.
...
...
Samyula Estreia em Portugal da neurocientista que decidiu ser compositora de música neo-clássica
...
Samyula estreia-se em Portugal entre os dias 6 e 8 de novembro. As cidades escolhidas foram Lisboa, Portalegre e Setúbal. 3 concertos onde vamos poder ver e ouvir a relação bem particular entre a música e o modo como a mesma nos cativa e ativa sensorialmente.
Samanta Yubero, também conhecida como Samyula, é uma compositora, pianista e neurocientista neoclássica baseada em Barcelona, Espanha.
Samyula formou-se pianista clássica no Conservatório de Música e ao longo da sua vida tem combinado a composição musical com estudos em ciências, obtendo um doutoramento em Neurociência.
A música de Samyula é caracterizada por belas e emocionantes melodias de piano, às vezes com arranjos de cordas, apresentando um diálogo melódico entre os diferentes instrumentos. As suas composições lembram o trabalho de artistas contemporâneos como Olafur Arnalds, Goldmund ou Nils Frahm mantendo raízes no minimalismo como Arvo Part ou La Monte Young e clássicos incondicionais como Ludovico Einaudi e Michael Nyman.
Através das suas músicas, Samyula busca oferecer um espaço de tempo para inspiração; para que as pessoas se desconectem do stress diário e possam se conectar com seu eu interior, os seus sonhos e oferecer seus talentos e o seu potencial em tudo aquilo que fazem na sua vida privada e profissional.
Em 2021 editou o álbum “Daylight”, em que as suas composições foram amplamente aceites em plataformas de streaming e movimentou milhares de ouvintes em todo o mundo.
Seguiram-se o álbum “Forward” de 2023 e o EP “When It 's Time to Go” de 2024. Em agosto deste ano, saíu o seu último álbum, "Ethereal" que será grande parte das suas atuações em Portugal.
Data: 06 de novembro 2025
Local: BOTA - Anjos (Lisboa)
Hora: 21:00
Data: 07 de novembro 2025
Local: CAE Portalegre
Hora: 21:30
Data: 08 de novembro 2025
Local: Casa da Cultura (Setúbal)
Hora: 21:30
...
Boo Boo Davis (Comunicado Black and Tan Records)
No último fim de semana, Boo Boo Davis perdeu a sua casa em East St. Louis num incêndio devastador.
Ele conseguiu escapar ileso, mas perdeu tudo o que tinha. A Sua família está a fazer o possível para ajudar na reconstrução, mas certamente precisa de ajuda.
...
Também podes ajudar o músico Boo Boo Davis aqui neste link:
...
quarta-feira, outubro 29, 2025
segunda-feira, outubro 27, 2025
Arthur Paredes | Livro - "Pioneirismo, genialidade e modernidade em Arthur Paredes"
Editora Tradisom lança livro:
"Pioneirismo, genialidade e modernidade em Arthur Paredes"
Apresentação dia 29 de outubro, pelas 18h
na Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa
...
...
Arthur Paredes, é considerado o mais importante intérprete de guitarra portuguesa de Coimbra, tendo sido o primeiro grande responsável por conferir notoriedade a este nobre instrumento.
Após a edição do livro/ CD dedicado a Carlos Paredes, eis que a editora Tradisom lança agora, um livro com seis CD, cobrindo a obra integral de Arthur Paredes, com cerca de duas dezenas de gravações completamente inéditas, e também gravações realizadas desde 1905, por diferentes intérpretes.
Esta é uma obra musical única e singular na Coimbra do seu tempo, assinando uma paisagem sonora que ilustrou o 1.º Modernismo da Canção de Coimbra, com investigação e textos a cargo de António Manuel Nunes, licenciado e mestre em História, professor e investigador, tendo sido consultor de diversos projetos, organizador de espetáculos de homenagem e evocação no âmbito da história da Canção de Coimbra e orientador de trabalhos académicos.
Uma vez mais a Tradisom, na sua missão de investigar e divulgar a história da música portuguesa, traz nesta edição um vasto conjunto de informação nunca antes abordada, por parte de um dos maiores investigadores da música portuguesa, num aprofundado estudo sobre a Canção de Coimbra, que percorre a história da Cidade e dos seus intérpretes desde o início do século XX, apresentando uma extensa iconografia, compreendendo centenas de fotografias, grande parte delas nunca editadas anteriormente, bem como testemunhos, entrevistas e análises musicológicas.
Um trabalho académico de grande relevo, resultante de vários estágios de investigação levados a cabo pelo seu autor, António Manuel Nunes.
O presente livro terá apresentação no dia 29 de outubro, pelas 18h, na Sociedade Portuguesa de Autores, Auditório Maestro Frederico de Freitas, Av. Duque de Loulé 31, em Lisboa.
A edição é de 1000 exemplares numerados, não havendo lugar a qualquer re-edição, e terá um preço de venda ao público de 75 euros.
...
Recordações de cinema: Filme "Odete"
Odete (2005) é um filme português de João Pedro Rodrigues, a sua segunda longa-metragem de ficção. Caracteriza-se, tal como a sua primeira obra, O Fantasma, por incidir no tema da homossexualidade masculina e por um estilo acentuadamente melodramático. Foi produzido na produtora independente portuguesa Rosa Filmes.
...
https://pt.wikipedia.org/wiki/Odete
domingo, outubro 26, 2025
Tascam
...
TASCAM is the professional audio division of TEAC Corporation, headquartered in Tokyo Japan. TASCAM established the Home Recording phenomenon by creating the "Project Studio" and is credited as the inventor of the Portastudio, the first cassette-based multi-track home studio recorders. TASCAM also introduced the first low-cost mass-produced multitrack recorders with Simul-Sync designed for recording musicians, and manufactured reel-to-reel tape machines and audio mixers for home recordists from the early 1970s through the mid-1990s. Since the early 00's, TASCAM has been an early innovator in the field-recording and audio accompaniment to video with their DR-series recording platforms. TASCAM celebrated its 50th anniversary[1] in 2021.
...
Programa "Sinfonias de Aço" (25/10/2025) - Rádio Barcelos
1ª hora
1. Must Be Blue – Monochromatic Feel
2. Lucena – Fortuna D’identidade
3. Miranda – I Wish
4. Human Natures – Strings
5. Motel Plaza – Nem Tudo é Bom Nem Tudo é Mau
6. Meiofim – Luscofo
7. Oktober Black – Last Night I Dreamt That Somebody Loved Me
8. Primata – Pulse
9. Sci Fi Industries – Heart Buzz
10. Tracy Vandal & John Mercy – To Remember Who You Were
11. Luca Argel – Lenço Enxuto
12. Éme Jay – Borboletas do Tempo
13. SemprAleste – Tantas, Tantas
14. Ema – Adamastor
2ª hora
15. Pippermint Twist – Jogo no Escuro
16. Summer of Hate – El Saif
17. Indignu – III.XX.0
18. RimaRussa – Fora de Ti
19. Yellow Dog Conspiracy – Dumb N’ Blind
20. Scuru Fitchadu – Du tá Morrê
21. Decline And Fall – Serum 114
22. On The Loose – 1977 Simple Man
23. Inhuman – To Reigh In Captivity
24. Kakerlakk – The Sound of Grief
3ª hora
25. Litosmac – Sudden Fall
26. João Teotónio – Night Crawling
27. Bela Noia – Não Quero Mais
28. Doutor Assério – Nada Me Vai Parar
29. Cobra ao Pescoço – Pequena Esfera de Black Metal
30. Ladon Heads – Master of Sorcery
31. Junkbreed – Dinner in Hell
32. Senhor Doutor – Melhoras ao País
33. Vasco Moreira Gritali – I Arrived Home
34. All Against – Out Of The Box
35. Necro Algorithm – Synthetic Dominion
36. Unsafe Space Garden – FKNKU
37. The Dreams Never End – O Dia Vai Chegar
38. Ecos da Cave – Ser Vivo
...
...
Litosmac
sábado, outubro 25, 2025
Buba Espinho ao vivo no Coliseu de Elvas
...
...
Buba Espinho, 30 anos, natural de Beja, é uma das vozes mais marcantes da nova música portuguesa.
Une o canto alentejano, o fado e o pop, criando uma sonoridade única e autêntica.
...
O video "É Tão Grande o Alentejo" tornou-se viral e reforçou a sua ligação às raízes.
Em 2024 realizou mais de 80 concertos e esgotou quatro coliseus.
...
quinta-feira, outubro 23, 2025
Carlos Mendes - Arquitecto de Sons – 60 Anos de Canções | A coletânea definitiva
...
Carlos Mendes, autor, compositor e cantor de temas intemporais como Festa da Vida, Amélia dos Olhos Doces, Ruas de Lisboa, Alcácer que Vier ou Siripipi de Benguela, tem um total de 22 discos gravados, tendo comemorado, em 2024, sessenta anos de uma carreira que marcou – e marca ainda – gerações de portugueses.
Celebrando este notável percurso, a editora Lusitanian lança, através da etiqueta The Mysterious Carlos Mendes, uma coletânea definitiva com 60 temas que percorrem, deste modo, a vida musical de um dos maiores artistas da música popular portuguesa.
Do grupo Sheiks, passando pelo Festival da Canção, até aos grandes sucessos que marcaram uma carreira ímpar, este lançamento convida o público a descobrir — e a redescobrir — Carlos Mendes como nunca antes o ouviu.
Todos os temas foram re-masterizados e cuidadosamente tratados por Nelson Canoa, garantindo uma experiência sonora renovada e fiel ao legado deste verdadeiro arquitecto de sons.
O álbum Arquitecto de Sons – 60 Anos de Canções estará disponível, a 24 de Outubro, em CD e em todas as plataformas digitais.
Carlos Mendes soma duas vitórias no Festival da Canção, respectivamente em 1968 com Verão e em 1972 com Festa da Vida.
Em 1973, concluiu o curso de Arquitectura, passando a exercer essa actividade, que abandonaria, pouco depois, para se dedicar em exclusivo à música.
Em 1976, fundou, juntamente com outros autores – entre os quais Paulo de Carvalho e Fernando Tordo –, a primeira editora discográfica independente portuguesa, Toma Lá Disco.
Participou, como autor, em vários programas televisivos, tendo sido responsável pela criação e apresentação do talk-show Falas Tu ou Falo Eu, destacando-se, também, pela sua actividade no canto lírico, no qual tem vindo a especializar-se enquanto cantor e professor.
...
Apoio: Antena 1
...
quarta-feira, outubro 22, 2025
Apresentação do Livro Pioneirismo, Genialidade e Modernidade em Arthur Paredes"
...
Lançamento do livro "Pioneirismo, Genialidade e Modernidade em Arthur Paredes", dia 29 de Outubro, pelas 18H, no Auditório Maestro Frederico de Freitas, Av. Duque de Loulé 31, em Lisboa.
...
...
segunda-feira, outubro 20, 2025
domingo, outubro 19, 2025
Tascam - Tecnologia audio
...
...
Tecnologia para produtores de música, melhorar o áudio de vídeo, podcasters, jornalistas, etc.
...
Miranda - Disco de estreia "Un_Love"
...
Mais do que um percurso, MIRANDA é uma visão: a prova de que da solidão pode nascer um universo inteiro. Entre o nevoeiro e os pinheiros da Serra de São Mamede, João P. Miranda constrói um cinema sem ecrã, onde cada canção é uma paisagem interior e cada nota uma imagem em movimento. A produção minuciosa e emotiva junta-se à serenidade do lugar, e dessa fusão resulta uma experiência musical que é, ao mesmo tempo, íntima e grandiosa.
Ao unir música e imagem, introspeção e espetáculo, melancolia e esperança, MIRANDA afirma-se como o projeto português de Cinematic Pop. Um universo sonoro épico e sensível que recorda que a arte pode nascer do isolamento, mas ganha a sua verdadeira força quando se abre ao mundo e toca o coração de quem a ouve.
O primeiro álbum de MIRANDA, Un_Love, sai dia 17 de outubro pela editora Harmrecords. Para além das plataformas de streaming, o álbum estará disponível em formato CD, cuja embalagem é feita artesanalmente em madeira e veludo por João P. Miranda.
Este disco desenvolve-se a partir de uma questão essencial: é possível desamar ou apenas perder um amor? Essa ambiguidade percorre todo o disco de MIRANDA, feito de canções que se movem entre a dor do desencontro e a esperança luminosa do reencontro, mostrando que a melancolia pode conviver com a persistência e a beleza do amor. Mais do que um lamento, Un_Love assume a melancolia como um estado de alma, um fado contemporâneo em que a perda não apaga o sentimento, antes o transforma numa presença diferente: a memória, a saudade, a persistência do amor mesmo nas ruínas. Mas ao mesmo tempo, o álbum abre espaço para a esperança de voltar a amar — seja reencontrando o amor perdido, seja descobrindo um novo caminho onde a dor se converte em renovação.
Musicalmente, o álbum veste estas emoções com orquestrações grandiosas, atmosferas cinematográficas e vozes sensíveis que dão corpo a essa contradição. Porque, no fundo, desamar pode ser impossível – podemos deixar alguém, mas raramente deixamos de carregar o rasto desse amor, e é dessa marca que também nasce a coragem de amar novamente.
Embora seja um projeto de uma só pessoa em estúdio, MIRANDA ganha diferentes vozes através de colaborações. No primeiro álbum, João convidou três cantoras para interpretarem as músicas, trabalhando com cada uma as melodias e nuances vocais: a ilustradora Liliana Bernardo, Rita Rice (The Voice Portugal 2019, Gospel Collective e corista de Bárbara Tinoco) e Cat Falcão (Golden Slumbers, Monday).
“I Wish”, segundo single do disco, é uma canção poderosa e profundamente poética sobre o desejo de ser verdadeiramente tocado, sobre a dor silenciosa de um amor que não se realiza, e a frustração de oferecer tudo a alguém que permanece fechado, distante. A letra habita o espaço entre o que se sente e o que nunca se diz. É um retrato íntimo do vazio que existe quando as palavras já não chegam — ou quando chegam tarde demais.
Com imagens marcantes e emotivas — “Esta tapeçaria que teci, foi só para os teus pés” ou “Tu és uma tempestade fraca, à espera de rebentar” — a canção fala de vulnerabilidade, da espera, do desejo por um abalo emocional que traga verdade, mesmo que venha com dor. Há um pedido constante para que o outro seja presença, impacto, verdade — mesmo que como furacão.
No centro desta paisagem emocional está a voz extraordinária de Liliana Bernardo. Mais conhecida como ilustradora, aqui revela-se como intérprete de rara intensidade. A sua voz percorre territórios profundos e ricos — grave, densa e cheia de alma nos versos mais contidos, mas também capaz de se elevar com brilho e vulnerabilidade nos agudos, revelando uma impressionante gama dinâmica. Cada verso é vivido, não apenas cantado. A sua interpretação é uma entrega total — ora sussurrada, ora em explosão emocional — que traduz na voz tudo aquilo que as palavras já não conseguem carregar sozinhas.
Musicalmente, a canção constrói um ambiente hipnótico e cinematográfico, no espírito de MIRANDA. Versos sussurrados, misteriosos e sensuais abrem caminho para refrões grandiosos, onde a contenção se transforma em explosão emocional. Elementos orquestrais ganham corpo através de camadas nostálgicas de Mellotron — com o seu timbre antigo, belamente imperfeito, que parece surgir de uma memória longínqua. Do início ao fim, a Fender Stratocaster com Spring Reverb mantém-se como um fio condutor emocional, tecendo atmosferas líquidas e suspensas. A cereja final é o pianorgan Farfisa — um clássico instrumento italiano dos anos 60 — que acrescenta textura e uma vibração intemporal, evocando um tempo que nunca chega a ser definido, mas que se sente profundamente.
MIRANDA apresenta-se ao vivo dias 16 de janeiro em Portalegre, no Centro de Artes e Espectáculos, e 17 de janeiro em Coimbra, no Salão Brazil. Para transpor o universo de Un_Love para os palcos, João P. Miranda expande MIRANDA numa experiência ao vivo. Além das vocalistas convidadas, junta-se em concerto o baterista João Sousa (Raquel Tavares, Frankie Chavez, Lusitanian Ghosts, Murdering Tripping Blues) e o guitarrista/ teclista Telmo Lopes. Juntos, recriam em palco a riqueza instrumental e a atmosfera das gravações, dando vida às camadas orquestrais e eletrónicas diante do público.
https://www.facebook.com/miranda.music.pt
https://mirandamusic.bandcamp.com/album/un-love
https://open.spotify.com/artist/5iqoX4HN4f0VEeNXyHpQPS
https://www.instagram.com/miranda____music/
https://www.instagram.com/sounds_rice.to.me/
...
sábado, outubro 18, 2025
Carlos Tê - em entrevista hoje na Antena 1
...
...
...
Música: Jafumega
Letra: Carlos T
...
sexta-feira, outubro 17, 2025
UHF - "Cavalos de corrida" - 45 anos
...
O single saiu a 16 de outubro de 1980, com “Palavras” no lado B, e rapidamente liderou o top nacional de vendas, valendo à banda o primeiro “disco de prata” do rock feito em Portugal.
...
UHF assinalam 45 anos de “Cavalos de Corrida” (16 de outubro de 1980 → 2025)
"Cavalos de Corrida" é o primeiro single e a segunda gravação da banda portuguesa de rock UHF depois da estreia com "Jorge Morreu".
Nascidos em Almada, os UHF colocaram “Cavalos de Corrida” a correr país fora antes mesmo de chegar às lojas, num ano em que somaram 81 concertos e ajudaram a consolidar a nova vaga do rock nacional.
Versões "cavalos de corrida":
1 Edição original 1980
2 Rough mix (Os Anos VC) 1982
3 Ao vivo c/ banda original (ao vivo - Julho, 13) 1990
4 Regravação c/ Renato Gomes (estúdio) 2001
5 Piano e vox (ao vivo) 2011
6 Ao vivo em Ovar (reggae) na pandemia 2021
7 Com 205 músicos – Europarque ao vivo 2024
Curiosidades:
Edição original: 7” single (EMI/Valentim de Carvalho).
Autores: letra de António Manuel Ribeiro, música de Renato Gomes.
Videoclipe RTP (programa Vivamúsica) teve exibição travada na época, reforçando a aura contestatária do tema.
Outras curiosidades:
• 406 canções editadas
• 18 álbuns originais
• 11 álbuns ao vivo
• 25 coletâneas
• 2 discos de platina
• 8 discos de ouro
• 13 discos de prata
• 387.558 suportes físicos vendidos
...
Pelo 8.º ano consecutivo, os UHF encerram a digressão deste ano na Casa da Música, a 26 de Dezembro.
O concerto de 26/12 – Casa da Música / Porto , será o concerto nº1919 da carreira da banda — um marco impressionante que celebra quase cinco décadas de estrada e resistência no rock português.
...
...
Rui Tinoco apresenta o novo álbum “Leva-me a Ser Feliz”.
...
Rui Tinoco lança o seu quinto álbum de originais, intitulado “Leva-me a Ser Feliz”.
Um trabalho intimista e emocional, onde a felicidade é narrada como capítulos de um livro: não como meta, mas como caminho.
“Pelo menos uma vez na vida, alguns de nós olhamos alguém nos olhos e pensamos: “leva-me a ser feliz” descreve o autor.
...
O álbum está disponível nas principais plataformas digitais (leva-me a ser feliz by Rui Tinoco), dando continuidade à identidade musical de Rui Tinoco, marcada por sonoridades envolventes e por texturas profundamente pessoais.
Este novo trabalho dá continuidade ao percurso iniciado a solo em 2021, após os álbuns "This Is My Freedom" (2021), "Then, Nothing Else Is Important" (2022), "It Is Not a Question of Time" (2023) e "Don´t Ask me For Words" (2024).
LINKS
Site Oficial: rui-tinoco.jimdosite.com
Facebook: facebook.com/ruitinocomusic
YouTube: youtube.com/@ruitinoco
Instagram: instagram.com
/rtinoco
...
Leo Middea apresenta Notícias de Puglia, o seu novo álbum, em Lisboa e no Porto
Será a estreia de Leo no emblemático palco do Tivoli BBVA, e a segunda vez que atua na Casa da Música, dois espaços de referência na cena cultural portuguesa.
Leo Middea é conhecido pelas suas performances contagiantes, seja a solo ou acompanhado pela sua banda. De voz doce e refrões orelhudos, o músico contagia plateias.
No próximo ano, Leo traz-nos dois espetáculos inéditos.
...
Notícias de Puglia é o sétimo disco de Leo Middea e seu sexto trabalho de estúdio. Composto ao longo dos últimos dois anos, reúne canções escritas em viagens, camarins, hotéis e viagens entre cidades. Nesse período, Leo passou por mais de 16 países e realizou mais de 300 concertos, levando a sua música para diferentes públicos e culturas.
O álbum nasce da estrada, mas também de um choque emocional: a busca por uma liberdade interna, o desejo de entender sentimentos presos e a necessidade de se reconectar com as suas origens e identidade. Notícias de Puglia é um disco de entrega, um convite para sentir sem reservas e celebrar o amor em todas as suas formas.
...
Biografia
Leo Middea nasceu no Rio de Janeiro em 1995 e atualmente reside em Barcelona, após vários anos a viver em Lisboa. Cantor, compositor e instrumentista, Leo construiu uma carreira notável ao longo de 10 anos, tendo lançado cinco álbuns de estúdio: Dois (2014), A Dança do Mundo (2016), Vicentina (2020), Beleza Isolar (2020) e Gente (2023), além de um álbum ao vivo — Solo Nights - Live in Europe & Brazil, lançado em 2024 e gravado em 8 cidades diferentes.
Já realizou mais de 300 concertos em 16 países, sendo 100 deles apenas em 2024. Leo está a transformar a música brasileira ao combinar ritmos tradicionais com influências globais, criando um som único e inovador. A sua música ultrapassou os 10 milhões de reproduções no Spotify, e os seus espetáculos esgotados têm encantado plateias na Europa e no Brasil. Em 2024, tornou-se o primeiro artista brasileiro, em 60 anos, a chegar à final do Festival da Canção, conquistando o segundo lugar.
...
“É impossível não o eleger já como um dos futuros grandes músicos da MPB"
Comunidade Cultura e Arte
“Leo Middea – um nome para descobrir! Mesmo para descobrir”
Nuno Galopim, Antena 1
"O pequeno Caetano Veloso."
Watch & Listen
"Anote isso: ninguém segura esse menino!"
Estadão (Brasil)
“Leo é um grande performer, e é comovente ver o carinho que consegue agregar junto de si, tanto de fãs que estão a celebrar com ele 10 anos a ouvir a sua música como de pessoas que vieram mais recentemente e ficaram pela sua simpatia, energia positiva e, sobretudo, pelas doces melodias que pedem um pezinho de dança.”
Altamont
...
https://www.instagram.com/leomiddea
...
quarta-feira, outubro 15, 2025
Cinema - Dois filmes de borla: "Deus, Pátria, Autoridade | Conversa Acabada" - No Fórum Luísa Todi em Setúbal
...
Entrada Livre no Fórum Luísa Todi em Setúbal :
CINEMA PORTUGUÊS VOLUME III
SELEÇÃO DE FREDERICO CORADO
SESSÃO DUPLA
3 DE NOVEMBRO
20H30
Sessão dupla do ciclo Cinema Português Vol.III: Seleção de Frederico Corado
DEUS, PÁTRIA, AUTORIDADE
(Rui Simões)
Documentário que reconstrói a ideologia do Estado Novo a partir de imagens de arquivo, partindo do discurso de Salazar de 1936 que estabelece os lemas “Deus, Pátria, Autoridade”. A película rastreia os principais episódios da história portuguesa entre a queda da Monarquia (1910) e a Revolução dos Cravos (25 de Abril de 1974), sob uma perspetiva crítica da luta de classes.
CONVERSA ACABADA
(João Botelho)
Baseado na correspondência entre Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, o filme retrata a profunda amizade e o diálogo intelectual entre dois dos maiores poetas modernistas portugueses, explorando os seus sonhos, inquietações e o contraste entre a lucidez de Pessoa e o desespero trágico de Sá-Carneiro.
...
BILHETES: Entrada livre
DEUS, PÁTRIA, AUTORIDADE
(Rui Simões)
SINOPSE: A partir do célebre discurso de Salazar feito em 1936, o filme procura de forma didática mostrar os alicerces do regime fascista durante os 48 anos da sua existência até ao 25 de Abril de 1974.
REALIZADOR: Rui Simões
TEXTO: Rui Paulo da Cruz
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Francisco Henriques, José Reynes, Gérard Collet, Acácio de Almeida
COM: Rui Paulo da Cruz (voz)
DURAÇÃO: 103 minutos
DISTRIBUIÇÃO: Real Ficção
ANO: 1975
CONVERSA ACABADA
(João Botelho)
SINOPSE: A amizade literária entre Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro é retratada através dos seus textos, poemas e cartas, mostrando como ambos reinventam a língua e enfrentam a crise moral e existencial de uma sociedade em mudança — até à morte prematura de Sá-Carneiro.
REALIZADOR: João Botelho
ARGUMENTO: João Botelho
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Acácio de Almeida
COM: Fernando Cabral Martins, André Gomes, Juliet Berto, Jorge Silva Melo, Luís Pacheco, Manoel de Oliveira, Elsa Wallencamp, António Wagner Diniz, Helena Afonso, Nuno Vieira de Almeida, Rogério Vieira, Helena Domingos, Susana Reis, Joaquim Furtado, Maria de Saisset, António Barahona, J. A. Osório Mateus, Zita Duarte, Isabel de Castro, Glicínia Quartin, Isabel Ruth, João Perry, Leonor Pinhão;
DURAÇÃO: 100 minutos
DISTRIBUIÇÃO: Lusomundo
ANO: 1981
OUTRAS INFORMAÇÕES: Seleção de Frederico Corado da Sessão dupla do ciclo Cinema Português Vol.III
...
https://www.forumluisatodi.pt/espetaculo/deus-patria-autoridade-conversa-acabada/
Isaac Banks - Banks Radio (Podcast) + Valley FM (Camberra/ Australia)
Isaac Banks Top 10 tracks on Banks Radio Australia (13 Oct 2025).
1. David Torrance THPSongs - Why
2. Maxmilian - Stranded
3. Airamfm - Cold Hearts
4. Seasons Of The Wolf - Land of The Dead
5. Malxolm Brixkhouse - Collapse
6. Laura Adeline - Curbside
7. Elie Zoé - Shifting Forms
8. Jody And The Jerms - Hooch and Happiness
9. Vasco Moreira Gritali - Sun on the Beach
10. Johnny Bottos Artist - Blood Stained Heart
...
...
...
(Vasco Moreira Gritali)
sábado, outubro 11, 2025
Diamanda Galás regressa a Portugal para três concertos em fevereiro de 2026
Paulinho Da Viola ao vivo no Coliseu de Lisboa
...
O lendário músico brasileiro regressa a Portugal.
Com o espetáculo "Quando o Samba Chama", o artista revisita grandes clássicos e algumas raridades da sua carreira.
No reportório não faltarão temas como "Foi um rio que passou em minha vida" e "Pecado Capital".
Com mais de 18 álbuns editados, é um dos maiores nomes da música popular brasileira.
...
...
sexta-feira, outubro 10, 2025
The Moody Blues - Bio
...
The Moody Blues foi uma banda britânica de rock, conhecida através da música psicodélica e do rock progressivo que transformou e influenciou outras bandas como Yes, King Crimson, Genesis, Pink Floyd, etc. Inicialmente a banda tocava rhythm and blues, antes de se tornarem rock.
...
...
https://www.moodybluestoday.com/
...
Wikipedia:
Morreu John Lodge, baixista e vocalista dos Moody Blues
Morreu John Lodge, baixista e vocalista dos Moody Blues
Autor de Ride my see-saw ou I’m just a singer (in a rock’n’roll band) integrou a formação clássica da banda, ícone do rock psicadélico e progressivo dos anos 1960 e 1970. Tinha 82 anos.
Fonte: Jornal "O Público"
Ler mais:
...
...
quinta-feira, outubro 09, 2025
Revista Prog
...
Aproveita a promoção da Revista Prog.
(Revista com impressão física e distribuição mundial)
Onde recentemente apareceram os Portugueses Artnat do Guitarrista e Produtor Manuel Cardoso também ele dos únicos Tantra.
...
segunda-feira, outubro 06, 2025
Café Curto | Celebração dos 5 anos com edição especial no Convento São Francisco
Divulgação da Agência "Blues House" de Coimbra:
No próximo 14 de outubro, o Café Curto assinala o seu 5.º aniversário com uma edição especial de 60 minutos, a decorrer no Café Concerto do Convento São Francisco. O ciclo de showcases semanais, com curadoria da Blue House, coprodução da Divisão do Convento São Francisco e financiamento da Câmara Municipal de Coimbra, tem vindo a afirmar-se como um espaço de descoberta e de proximidade entre artistas e público.
Ao longo destes cinco anos, o Café Curto e o Café Duplo já receberam mais de 225 artistas e 6780 minutos de música, presenciados por mais de 13 mil pessoas, num palco que se tornou referência para a apresentação da nova música feita em Portugal, cruzando géneros, linguagens e gerações.
Para esta celebração, os convidados são o pianista e compositor Luís Figueiredo e o Manuel Rocha na voz, que apresentarão o seu mais recente projeto Underwater Songs — uma coleção de canções escritas entre 2022 e 2024. As peças, em português, inglês e espanhol, oscilam entre baladas intimistas e melodias de grande sensibilidade, conduzindo o público por um imaginário visual próximo da fotografia e do cinema. Apesar da simplicidade formal, cada tema transporta uma carga emocional que evoca memórias, perda e introspeção.
Com uma duração especial de 60 minutos — o dobro da habitual —, esta sessão comemorativa do Café Curto pretende reforçar a essência do ciclo: a partilha entre músicos e ouvintes num ambiente de proximidade, intimidade e descoberta.
...
...
COIMBRA | PRÓXIMAS DATAS SETEMBRO-DEZEMBRO
30.09 | Café Duplo: JOÃO HASSELBERG + CALCUTÁ
07.10 | O MAU OLHADO C/ RICARDO SILVA
28.10 | Café Duplo: SANTI ARAÚJO + SAMUEL LOURO
11.11 | MARGÔ
18.11 | EVAYA
25.11 | Café Duplo: BÁRBARA EUGÊNIA + MADALENA PALMEIRIM
09.12 | ROYAL BERMUDA
16.12 | Café Duplo: META + ARIANNA CASELLAS
...





























