quarta-feira, julho 30, 2025

Gabci lança novo single "Softly" a 8 de agosto


 ...
Gabci apresenta “Softly”
, uma faixa techno de carácter
emocional e atmosfera envolvente, onde a introspecção e a
energia eletrónica se cruzam com delicadeza e intenção.
Com letra, melodia e produção da autoria da própria artista,
“Softly” destaca-se por uma sonoridade que cresce de forma
subtil mas segura - guiada por sintetizadores, batida pulsante e
uma voz que assume presença expressiva. O resultado é uma
experiência sonora que evoca libertação interior e superação
pessoal.
“Softly"
A estética visual do single tem como cenário a praia de Francelos,
lugar especial da infância da artista.
“Softly” é mais do que um tema eletrónico - é uma viagem guiada
pela liberdade criativa.

...

Mais nomes para o OUT.FEST 2025

 Mais nomes para o OUT.FEST 2025

billy woods, colaboração inédita entre os Wolf Eyes e DJ Nigga Fox, Lord Spikeheart e Joana Guerra & Yaw Tembe são alguns dos destaques da dezena de novos nomes confirmados na 21a edição do festival do Barreiro, que terá lugar de 2 a 5 de outubro.

O segundo lote de confirmações inclui vários músicos que regressam ao OUT.FEST, agora em novos contextos: billy woods, um dos grandes visionários do hip-hop na últimas duas décadas, volta aos palcos barreirenses depois de ser ter estreado em 2024 enquanto parte do duo Armand Hammer. A solo, woods apresenta o muito celebrado álbum “GOLLIWOG”, editado em Maio; os também norte-americanos Wolf Eyes, parte do cartaz do OUT.FEST no já longínquo ano de 2007, estreiam uma colaboração surpreendente com DJ Nigga Fox, mestre nacional da reinvenção do ritmo, apresentada em parceria com a Galeria Zé dos Bois; o trompetista Yaw Tembe volta também ao festival, apresentando os frutos da sua colaboração com a violoncelista Joana Guerra. Por fim, o setubalense funcionário apresenta-se, pela primeira vez a solo no certame, com o novíssimo álbum “horizonte” prestes a ser editado.

Em estreia absoluta em Portugal o OUT.FEST apresenta ainda a música plena de intensidade do queniano Lord Spikeheart, bem como as meditações rítmicas para instrumentos de sopro tradicionais nipónicos do japonês Rai Tateishi, com processamento sonoro em tempo real pelo seu conterrâneo Koshiro Hino, dos goat(jp) e que também em 2024 se apresentou no Barreiro enquanto parte do duo KAKUHAN.

Pela primeira vez no festival ainda o duo portuense Amuleto Apotropaico, a violoncelista francesa, sediada em Nova Iorque, Leila Bordreuil, a produtora e DJ argentina TAYHANA, e o projeto ucraniano, sediado em Portugal, ϙue, que apresenta pela primeira vez o mais recente disco “TIME”, aqui num setup quadrifónico e com visuais a cargo de equii.

Os nomes agora anunciados juntam-se a artistas como Beatrice Dillonrashad beckerTashi Dorji ou Divide and Dissolve, que integram o primeiro lote de confirmações divulgado em Maio.

Depois de, em 2024, cumprir o seu 20.º aniversário, o OUT.FEST regressa de 2 a 5 de outubro, com concertos e apresentações em várias salas do Barreiro, apostado em alargar e desafiar os conceitos de música “exploratória” ou “experimental”, abraçar a indefinição e a complexidade e combater as categorizações fáceis, e determinado a promover a escuta, a reflexão e a dúvida em comunidade. Os passes globais de acesso a todos os concertos, depois de esgotado em tempo recorde o lote disponibilizado a preço early-bird, continuam disponíveis em https://outra.bol.pt e lojas habituais.

...

Novas confirmações:

Amuleto Apotropaico | billy woods | funcionário | Joana Guerra & Yaw Tembe | Leila Bordreuil | Lord Spikeheart | ϙue x equii | Rai Tateishi (live processing by Koshiro Hino) | TAYHANA | Wolf Eyes & DJ Nigga Fox


Anteriormente anunciados:

BBBBBBB | bbb hairdryer | Beatrice Dillon | Carme López | Cuntroaches | Divide and Dissolve | GHOST DUBS | HHY & The Kampala Unit | Martina Berther | Matilde Meireles | Miki Yui | rashad becker | Tashi Dorji | upsammy


outfest.pt 

...

https://outfest.pt/

terça-feira, julho 29, 2025

Visitas +

Estados Unidos


Singapura


México


Portugal


Hong Kong


Alemanha


França


Israel


Japão


Canadá


Coreia do Sul


Países Baixos


Áustria


Suíça

...

Outros

...

O país que mais visitou esta semana o BMP:

Estados Unidos Da América 

(Um dos Países que mais visita este blog desde 2006)

"Os Estados Unidos da América (EUA; em inglês: United States of America — USA; pronunciado: [juːˈnaɪ.təd ˈsteɪʦ əv əˈmɛ.ɹɪ.kə]), ou simplesmente Estados Unidos ou América,[15] são uma república constitucional federal composta por 50 estados e um distrito federal. A maior parte do país situa-se na região central da América do Norte, formada por 48 estados e o Distrito de Colúmbia, o distrito federal da capital. Banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico, faz fronteira com o Canadá ao norte e com o México ao sul. O estado do Alasca está no noroeste do continente, fazendo fronteira com o Canadá no leste e com a Rússia a oeste, através do estreito de Bering. O estado do Havaí é um arquipélago no Pacífico Central. O país também possui vários outros territórios no Caribe e no Oceano Pacífico. Com 9,37 milhões de km² de área e uma população de mais de 330 milhões de habitantes, o país é o quarto maior em área total, o quinto maior em área contígua e o terceiro em população. Os Estados Unidos são uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do mundo, produto da forte imigração vinda de muitos países.[16] Sua geografia e sistemas climáticos também são extremamente diversificados, com desertos, planícies, florestas e montanhas que abrigam uma grande variedade de espécies."

(Extraído da Wikipedia)

...


(Showdown)

O álbum "Showdown" de 1985 (Albert Collins, Robert Cray e Johnny Copeland) foi um disco de sucesso nas rádios durante muitos anos, e premiado com um Grammy.

Produzido pelo produtor Bruce Iglauer e pelo Engenheiro de som Dick Shurman.

...


Aniversário de Mick Jagger (Rolling Stones)

 Já se fala nas rádios em novo disco e novos concertos dos Rolling Stones.

Esperemos que sim.

...



FÉRIAS DE AGOSTO ☀️ Nos cinemas a 21 de agosto



...

REALIZADOR Paolo Virzì


PAÍS Itália


DURAÇÃO 115’


ARGUMENTO Paolo Virzì, Carlo Virzì, Francesco Bruni


ELENCO Silvio Orlando, Sabrina Ferilli, Christian De Sica


GÉNERO Comédia


LÍNGUA Italiano


SINOPSE Em pleno agosto, duas grandes famílias italianas encontram-se em Ventotene, onde radicais e influencers debatem a história recente da Itália e o seu modo de vida. No entanto, nem tudo é o que parece e conflitos novos e antigos vêm à tona.




Festa do Cinema Italiano 2025 

...

Films4you

Anunciado o cartaz do Clarão 2025

Anunciado o cartaz do Clarão 2025

Pelo segundo ano o Clarão, promovido pela Claraboia - Associação Cultural, regressa à Quinta da Ribafria (Sintra), nos dias 12, 13 e 14 de setembro, com entrada gratuita.


Na sequência do trabalho que tem sido desenvolvido pela Claraboia, a segunda edição do festival irá manter a preponderância dos artistas emergentes. A proposta procura conciliar projetos do panorama musical independente com nomes já reconhecidos do público. A ênfase está, mais uma vez, na procura e envolvimento de projetos da linha de Sintra. Nascidos de um processo de miscigenação e fusão de diferentes heranças e abordagens, esta cena musical vem adquirindo destaque nacional nos últimos anos. O Clarão pretende tornar a Quinta da Ribafria um espaço para celebrar a vitalidade, a diversidade e a complementaridade destes movimentos.


Na música, o festival conta com atuações distribuídas por dois palcos, com destaque para os nomes cabeça de cartaz: Criatura, Chyna, Emmy Curl, Harley KSD. A programação completa-se com as atuações de Them Flying Monkeys, Libra, Rossana, Fvbricia, Menino Manequim, Stealing Canvas, Coco Voador.


É na Feira de Artistas e Coletivos que os vários eixos programáticos do festival se cruzam, compondo um bosque entre o palco secundário e o palco principal do festival. Nesta feira, mais de cinquenta artistas, membros de associações e coletivos, vendem e/ou divulgam o seu trabalho. A Feira de Artistas e Coletivos realiza-se ao ar-livre, no espaço Bosque, durante o sábado e domingo, desde a abertura das portas até às 21:00. 


Nesta segunda edição do Clarão, o festival volta a acolher sessões do ciclo de cinema organizado pela Claraboia, Rebentos - Mostra de Cinema Emergente. No quinto ano do ciclo, o Clarão apresenta duas sessões ao ar-livre dedicadas ao cinema emergente, seguidas de conversas com os realizadores e convidados especiais. As sessões acontecem dias 13 e 14 de setembro, entre as 20h15 e as 21h30 e incluem 6 curtas-metragens portuguesas e 2 curtas-metragens internacionais. Após as sessões os filmes voltam a ser projetados em loop até à 1h00. 


A valorização e envolvimento de artistas visuais em início de carreira e a sua inserção fora de circuitos convencionais tem sido uma das missões da programação anual da Claraboia. O Clarão dá continuidade a este trabalho, reinventando os espaços da Quinta da Ribafria para dar lugar a exposições e intervenções artísticas.


A exposição coletiva conta com obras de Cláudia Simões, Sofia Cabañas, Mariana Laginha e Brecht de Vleeschauwer. Nas Instalações, Luísa Ramires, Margarida Lopes Pereira, Sepher Awk e Lukanu Mpasi apresentam os seus trabalhos de cruzamento disciplinar em diálogo direto com a arquitetura dos jardins da Quinta da Ribafria. 



Atividades paralelas


Ao longo dos três dias de festival, em simultâneo com a restante programação, têm lugar uma série de atividades que apelam ao envolvimento do público, contribuindo para a partilha de conhecimento e reflexão. 


Dia 12, entre as 17h e as 21h, o Clarão volta a inaugurar com um Encontro de Artistas, em parceria com a Fundação Aga Khan. Um momento para o debate e construção, através de uma conversa de participação livre sobre temáticas relacionadas com a linha de Sintra, de uma sessão de pintura e escrita coletiva e de uma jam session. 


Na sequência desta atividade, durante os seguintes dias de festival o Clarão convida o público e um painel de artistas, jornalistas, ativistas e membros de associações, produtores de festivais, para uma série de debates e conversas dinamizados por diferentes entidades, que acontecem junto à Feira de Artistas e Coletivos, numa atividade intitulada “Conversas com Artistas”. A companhia de teatro do Cacém, teatromosca, irá dinamizar uma conversa intitulada "Os Públicos e os Artistas", o festival MIL apresenta os casos dos festivais de todo o país para refletir sobre si mesmos, numa conversa intitulada “O Pensamento Crítico na Programação dos Festivais”. A associação Dínamo dinamiza as restantes conversas, segundo a temática “Conexões Artísticas: A Periferia como Espaço de Transformação”. 



Dias 14 e 15, a associação Apertum Ars organiza mais uma vez a sua Escola do Povo, um projeto de oficinas gratuitas para o ensino de práticas artísticas contemporâneas, em que o artista se torna o professor, aproximando o público participante da prática artística.


 


Residência MUSCARIUM X CLARÃO


Em 2025, o teatromosca e a Claraboia - Associação Cultural unem esforços para a promoção das artes do/no concelho de Sintra. Mia Meneses, vai estar em residência na Casa de Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra, entre 8 e 13 de Setembro, aprofundando um trabalho de reflexão sobre a sexualidade em pessoas com deficiência, intitulado Ferida. A artista vai marcar presença no Clarão com a participação na conversa inaugural do festival, no sábado, e com uma reportagem fotográfica do seu projeto e residência numa banca na zona da feira.


Para a segunda edição do Clarão espera-se um momento único de celebração conjunta, sustentável e inclusiva dando palco ao melhor da Linha de Sintra, mas também a artistas de todo o país.


A programação completa pode, desde já, ser consultada em: claraboiasintra.pt/clarao/

...

https://claraboiasintra.pt/clarao/

FAZUNCHAR 2025: FIGUEIRÓ DOS VINHOS VOLTA A FAZER DA ARTE UM LUGAR DE ENCONTRO 16 a 24 de agosto Onde a Arte Envolve a Comunidade

De 16 a 24 de agosto, Figueiró dos Vinhos transforma-se novamente num palco vivo de arte e comunidade com a chegada da 7.ª edição do Fazunchar, o festival que tem vindo a afirmar-se como uma referência nacional na arte pública e no envolvimento do território.

 

Este ano, o Fazunchar 2025 reforça a sua identidade multidisciplinar com uma programação que cruza arte urbana, escultura, música, escrita, vídeo, fotografia, artes performativas e oficinas, sem nunca perder o foco no essencial: a ligação humana e a valorização do património cultural e social da região.

 

A edição arranca com a exposição da artista visual Raquel Beli, no Museu e Centro de Artes, que recria o espólio fotográfico da região com uma instalação que convida à reflexão sobre a memória coletiva e os afetos do território.

 

As residências artísticas — uma marca distintiva do festival — ganham força este ano com projetos como:

A criação de uma música e videoclipe originais pelo músico Ricardo Azevedo com alunos do Agrupamento, a apresentar a 22 de agosto;
Um novo livro de Luís Robalo, com uma rota literária espalhada pelas ruas de Arega e do centro da vila;
Uma visita encenada com a comunidade, concebida e orientada pela artista Inês Fouto;
E uma intervenção escultórica de Robert Panda na freguesia da Aguda, que levará também a cabo uma oficina com o público infantojuvenil, enquanto Raquel Beli orienta uma oficina para adultos.
 

Na arte mural, destaque para as intervenções ao vivo de Daniela Guerreiro, do conceituado Bordalo II, e de Restless, vencedor do Open Call, que assinará a nova pintura na parede dos Bombeiros Voluntários.

 

Entre as novidades de 2025 está o Mercado de Autor, que abre espaço para o talento local e nacional. Artistas como Cláudia Pena, A Maria Capaz, Amelie, mon cherie, Elisa Peste, Adamastor Studio e Lu estão confirmados para a mostra e venda de obras.

 

O grande momento de celebração acontece no sábado, 23 de agosto, com a atuação de A Garota Não e um encerramento em festa com DJ Kwan.

 

Com entrada gratuita e um profundo compromisso com o território, o Fazunchar 2025 convida todos a participar numa experiência cultural única, onde a arte sai à rua, envolve as pessoas e deixa marcas duradouras. A arte envolve a comunidade, mais uma vez!

 

www.fazunchar.pt

https://www.facebook.com/fazunchar.pt/

https://www.instagram.com/fazunchar.pt/ 

...

Filme: Longlegs - O Colecionador de Almas: o terror psicológico chega à Filmin

 


...

A Filmin estreia a 31 de julho Longlegs - O Colecionador de Almas, o thriller psicológico de terror que marcou o género nos últimos tempos, escrito e realizado por Osgood Perkins, com os actores Maika Monroe (It Follows) e Nicolas Cage, num papel irreconhecível. 


Lee Harker (Maika Monroe), uma nova e talentosa agente do FBI, foi destacada para um caso arquivado de um assassino em série. À medida que a investigação se torna mais complicada e são descobertas provas ocultas, Harker apercebe-se de que existe uma ligação pessoal com o implacável assassino e tem de agir rapidamente para evitar um novo homicídio.


Perkins revela que tudo partiu de um tema simples e verdadeiro: a ideia de que os pais podem mentir aos filhos para os proteger, uma verdade que acabou por ser o farol narrativo de Longlegs. Para apresentar esse tema ao público, optou por um filme de serial killer, um género reconhecido e com forte impacto emocional na vida do realizador. 


Inspirado por clássicos do thriller dos anos 90 como O Silêncio dos Inocentes e Se7en - Sete Pecados Mortais, Longlegs - O Colecionador de Almas apresenta ao espectador uma atmosfera densa, marcada por uma tensão lenta mas constante slow-burn. Uma intrigante história de "gato-caça-rato”, claustrofóbico e envolvente, com elementos de horror ocultista e alta tensão. 


O filme está disponível, em exclusivo, a 31 de Julho na plataforma. 

...

https://filmin.pt 

...



domingo, julho 27, 2025

Ian Hunter - "Arms and legs"

 


...

https://ianhunter.com/

Nike Kershaw - Live @Italia


 

Playlist "Sinfonias de Aço" - Radio Barcelos

"Sinfonias de Aço" é um programa da Rádio Barcelos transmitido aos sábados entre as 12h e as 15h

Playlist de 26/07/2025

...

1ª hora:

1. The Dreams Never End – São Longas Horas

2. Decline And Fall – As All Ends

3. Must Be Blue – Monochromatic Feel

4. Tigres da Malafaia – Mariana Sobe a Serra

5. Hot Air Balloon – Keep Me Going

6. Trevo de Cordas – Galo de Barcelos

7. Espiral – Siúil a Run

8. Razy – As The Wind

9. Velez – Assim Ser Feliz

10. Mariana Guimarães – Dança

11. Andy Scotch – Abracito

12. Duarte Pádua – Só Mais Um


2ª hora:

13. The Pages – Mod Lovers

Entrevista: JH Lab

14. JH Lab – A Esperança

15. JH Lab – E Depois do Adeus

16. Resonant – Olho-me no Espelho dos Teus Olhos

17. Turning Point – Aldeia

18. Tsunamiz - Slide

19. Três Tristes Tigres – Água


3ª hora:

20. Ruído Roído - SNC

21. Wipeout Beat – Endless Road

22. Floating Ashes – Falling

23. Prohanonimo – Maldições

24. Jardim do Enforcado – Os Óculos Escuros de Pasolini

25. Caos Ritual – Dark Cult

26. Desert Smoke – 49th Steam Box

27. All Against – Weapons Of Mass Distraction

28. Stereophobia – Uncle Clarke’s (Made Me Do It)

29. Litosmac – Sudden Fall

30. Vasco Moreira Gritali – Melancholic Hours

31. Marlon Ruivo – Violet

...

https://sinfonias.org 

...



The Band - "Up on cripple creek"


 

sábado, julho 26, 2025

Destaque desta semana: The Band


 

The Band - Bio


The Band was a Canadian-American rock band formed in Toronto, Ontario, in 1967. It consisted of Canadians Rick Danko (bass, guitar, vocals, fiddle), Garth Hudson (organ, keyboards, accordion, saxophone), Richard Manuel (piano, drums, vocals) and Robbie Robertson (guitar, piano, percussion) and American Levon Helm (drums, vocals, mandolin, guitar, bass). The Band's music combined elements of Americana, folk, rock, R&B, jazz and country, which influenced artists including George Harrison, Elton John, the Grateful Dead, Eric Clapton, and Wilco.

(Extraído da Wikipedia)

...


Live

BMP


 Tina Turner & Mick Jagger

Florência em destaque na Antena 1

 


...

Em destaque no próximo domingo a partir das 9h  na Antena 1

...

Curiosidades:

Uma das musicas desta artista é o hino no Clube Desportivo Vasco Da Gama FCR.




 
...
Antena 1

...
Clube Desportivo Vasco Da Gama FCR




Mick Jagger - "Lucky in love"


 

Mick Jagger - "Sweet thing"


 

sexta-feira, julho 25, 2025

Gala Centenário da SPA com transmissão na RTP1




A gala comemorativa dos 100 anos da Sociedade Portuguesa de Autores será transmitida na RTP1

- Dia 29 Julho, Terça -feira

- 22:30h


...

https://spautores.pt

...

https://www.rtp.pt/rtp1

terça-feira, julho 22, 2025

Visitas +

 Singapura


Estados Unidos



México



Portugal



Hong Kong



França



Alemanha



Israel



Índia



Coreia do Sul



Rússia



Costa do Marfim



Reino Unido



Japão



Países Baixos



Suíça



Espanha


...

Outros

...


Status Quo

...


Album "Sowdown" com Albert Collins, Robert Cray e Johnny Copeland

Um album premiado com um Grammy de melhor album de Blues Tradicional.

Teve muito sucesso nas rádios.

E em Portugal também.

...

O país que mais visitou o BMP esta semana:

Singapura 

"Singapura (FO 1943: Cingapura)[nota 1][9][10] (em malaio: Singapura; em inglês: Singapore; em mandarim: 新加坡 Xīnjiāpō; em tâmil: சிங்கப்பூர் Chiṅkappūr), oficialmente República de Singapura, é uma cidade-Estado insular localizada na ponta sul da Península Malaia, no Sudeste Asiático, 137 quilômetros ao norte do equador. Constituído por 63 ilhas, Singapura é separado da Malásia pelo Estreito de Jor, ao norte, e das Ilhas Riau (Indonésia) pelo Estreito de Singapura, ao sul. O país é o que apresenta o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países asiáticos (9.° melhor do mundo em 2014). O seu território é altamente urbanizado, mas quase metade dele é coberto por vegetação. No entanto, mais terras estão sendo criadas para o desenvolvimento por meio do processo de aterramento marítimo."

(Extraído da Wikipedia)

...


Ruela - EP "De dentro pra fora"


...


...

https://ruelaband.pt/

...

Banda nascida no Porto (Portugal) em 2025.

Os Ruela são a extensão de uma amizade feita de confiança e criatividade. Mais do que uma banda, este é um projeto de vida: de quem faz música com verdade e de quem escuta como quem encontra um velho amigo.


Nascida da conexão entre a amizade sincera e o desejo de expressar o quotidiano sem filtros, as 5 músicas do primeiro EP intulado “De Dentro Para Fora” misturam sonoridades urbanas com letras que transitam entre o poético e o cru.


Editado em Maio de 2025, incluindo o primeiro single “Fora”, este EP está disponível nas principais plataformas de streaming e acessível a todos.

...

Apple Music

domingo, julho 20, 2025

BMP


 

Programa "Costa a costa" (Antena 1)

Onde as gerações do rock se cruzam

...


The Band

...


ZZ Top

...

https://antena1.rtp.pt/programa/costa-a-costa/

De sábado para domingo entre as 00horas e as 2h

Pinetop Perkins - "How long blues"


 

sábado, julho 19, 2025

BMP


 Crying Uncle Bluegrass Band

sexta-feira, julho 18, 2025

BMP


 

Maia Blues Fest 2025


...
O Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia promove, nos dias 5, 6 e 7 de setembro, a 7.ª edição do Maia Blues Fest, no Auditório Exterior do Fórum da Maia, com produção da Trovas Soltas. 

Maia Blues Fest afirma-se como um evento de referência na programação cultural do concelho da Maia e da Área Metropolitana do Porto. Fiel ao seu propósito de divulgar e valorizar o blues e géneros musicais afins, o festival recebe nesta edição artistas de Portugal, Estados Unidos, Polónia e Bélgica.

Como tem sido habitual, o festival encerra com o concerto da Maia Blues Fest Band, um projeto criado de raiz no âmbito do festival e que reúne músicos convidados e participantes dos workshops de Combo/Blues. Esta componente formativa, coordenada pelo músico Budda Guedes, terá a duração de três dias e destina-se a alunos das escolas da região, a partir dos 14 anos, que toquem algum instrumento musical. O objetivo é preparar, em conjunto com os participantes, um espetáculo composto por quatro temas de blues, a apresentar no último dia do festival.

Além da boa música, o público poderá ainda usufruir de uma zona de street food, com diversas opções gastronómicas, proporcionando uma experiência completa e saborosa para todos os presentes.

O público está convidado a participar e a desfrutar de três dias dedicados ao blues, num ambiente de partilha, convívio e celebração da música, com entrada gratuita.


 

Programação do Maia Blues Fest 2025:

5 de setembro (sexta-feira)


Mabelle Blues Band (POR) | 18h30
Travellin' Blue (BE) | 21h30

6 de setembro (sábado)


Smooth Gentlemen (POL) | 18h30
Big Daddy Wilson (EUA) | 21h30

7 de setembro (domingo)

Maia Blues Fest Band (POR) | 17h00

Crying Unclue Bluegrass Band (EUA) | 19:30

...



No vídeo: Big Daddy Wilson 

...
 


No vídeo: Crying Unclue Bluegrass Band 

...

Ricardo Reis Soares - Singles "A velha bailarina"

Ricardo Reis Soares nasceu em Braga e vive em Lisboa. Muito novo teve aulas de piano e mais tarde descobriu na guitarra uma confidente ouvinte das suas histórias. Passou pela Academia Valentim de Carvalho e estudou jazz no Hot Clube de Portugal.


 


Músico, compositor, traz para as suas canções a sua interpretação do mundo através da sensibilidade de quem o escuta devagar, o olha através dos detalhes e conta histórias através de seus personagens reais e fictícios. O quotidiano, as coisas mais simples do dia a dia, têm sido o que mais o inspira a compor e a escrever. O primeiro EP Contra tempo sairá no final deste ano, com produção de Miguel Marôco.


 


“A velha bailarina” é o título da canção e terceiro single partilhado pelo cantautor. Retrata a história de uma mulher idosa, bailarina, cuja passagem do tempo não a esqueceu. Ela encontra-a em cada gesto e em cada movimento do seu próprio corpo. Retrata a velhice e como esta se faz notar não só fisicamente como na perspetiva com que o mundo pode ser olhado na sua presença.


 


O videoclipe, cujas filmagens decorreram no theatro-club na Póvoa de Lanhoso, em Braga, foi realizado por Luís Castro e conta com duas participações especiais: a talentosa bailarina Margarida Braz e a avó Guida, avó de Ricardo Reis Soares.


 


Ao vivo, Ricardo Reis Soares apresenta-se tanto a solo como com a sua banda. Enquanto o disco não sai, podem ouvir algumas das novas canções nos seguintes concertos em Lisboa: 19 de Julho na Cossoul e 3 de Agosto na Tasca das Artes em Lisboa.


 


Letra:


 


Um sopro cansado no silêncio


Solta memórias que o velho tempo


Desfaz em pó


 


O rosto pesado de momentos


Grita as histórias que o velho medo


Refaz tão só


 


Fecho os olhos, já não sei


Se o meu corpo balança


Se roda no vazio


Mesmo que encharcado e frio


Embalo as horas só para ver


Se o pé descalço dança


Se enche o céu de flores


Espalhe cores num só rodopio


E me lembre quem sou


 


As mãos enrugadas, desalento


Vestido amarrotado que já não assenta


Já não serve bem


 


O corpo curvado e sedento


Dum palco iluminado, uma plateia atenta


Não se vê ninguém


 


Fecho os olhos, já não sei


Se o meu corpo balança


Se roda no vazio


Mesmo que encharcado e frio


Embalo as horas só para ver


Se o pé descalço dança


Se enche o céu de flores


Espalhe cores num só rodopio


E me lembre quem sou


 


Bengala ao chão


Cabelo ao vento


Talvez canção


Talvez lamento


Se mais não digo


Falo do tempo


Dos males antigos


Sacudo o medo


São horas demasiado lentas


Contra a pressa de cada dia


Se a memória não me falha


Já Saramago dizia


E sem querer incomodar


Só uma coisa vos pedia


Neste resto de solidão


Um resto de companhia


 ...

Spotify

quinta-feira, julho 17, 2025

Nomeados para os Prémios SPA 2025


 ...

MELHOR ACTRIZ (Teatro)


SARA BARRADAS em “Se acreditares muito”


KHRYSTALL ÁFRICA em “O rapto da Rainha Vitória”


SANDRA FALEIRO em “Um elétrico chamado desejo”

...

MELHOR ACTOR (Teatro)


NUNO NUNES em “Um elétrico chamado desejo”


CRISTÓVÃO CAMPOS em “Monóculo, Retrato de S. Von Harden”


JOÃO VICENTE em “A última prisão”

...


MELHOR PROGRAMA DE RÁDIO


“JOSÉ CANDEIAS” de José Candeias | Antena 1


“POP UP” de Tiago Pereira, Maria Ramos Silva, Bruno Vieira Amaral e Pedro Boucherie Mendes | Rádio Observador


“O ESTADO DO SÍTIO” de Ricardo Alexandre

| TSF

...

MELHOR FILME


“O TEU ROSTO SERÁ O ÚLTIMO” de Luís Filipe Rocha


“VERDADE OU CONSEQUÊNCIA?” de Sofia Marques


“OS PAPEIS DO INGLÊS” de Sérgio Graciano


...

MELHOR ACTRIZ (Cinema)


SANDRA FALEIRO em “Estamos no ar”



SARA BARROS LEITÃO em “O melhor dos mundos”


RITA DURÃO em “O teu rosto será o último”

...

MELHOR ACTOR (Cinema)


JOÃO PEDRO VAZ em “Os papeis do inglês”


ALBANO JERÓNIMO em “O pior homem de Londres”


VÍTOR RORIZ em “O bêbado”

...

MELHOR TRABALHO DE FOTOGRAFIA

“INTIMIDADE” de Luísa Ferreira | Casa da Avenida – Setúbal

“LISBOA FRÁGIL” de Luís Pavão | Museu da Cidade – Palácio Pimenta – Lisboa

“FACTUM” de Eduardo Gageiro | Cordoaria Nacional

...

MELHOR LIVRO DE FICÇÃO NARRATIVA


“INVENTOR DE ESQUECIMENTOS” de António Canteiro | Gradiva


“AUTOBIOGRAFIA NÃO ESCRITA DE MARTHA FREUD” de Teolinda Gersão | Porto Editora


“O ESCORPIÃO” de José Viale Moutinho | Editora Exclamação

...

MELHOR TRABALHO DE MÚSICA ERUDITA


“TALKIN(G) (A)BOUT MY GENERATION” de Pedro Lima Soares


“CITY OF GLASS” de Daniel Bernardes


“SETE RETRATOS A PRETO E BRANCO” de Rocha, Nuno da

...

Estes nomeados e outros prémios SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) em:

https://spautores.pt


Entre Aspas ao vivo



...

Os ENTRE ASPAS, banda histórica do pop português, estão de regresso aos palcos e atuam no Festival F, em Faro, no dia 5 de setembro de 2025.


 


Formados em Tavira no início dos anos 90, os Entre Aspas conquistaram o público com sucessos como “Criatura da Noite”, “Voltas”, “Perfume”, “Uma Pequena Flor” e “Só (um pouco mais)”, firmando-se como uma das vozes mais singulares da pop nacional.


Após uma pausa de quase duas décadas, a banda voltou à atividade em 2023 para celebrar os 30 anos do seu primeiro álbum, lançando o disco “AGORA” com temas inéditos e novas versões de clássicos, incluindo “Criatura da Noite 2023”, produzida por Alê Siqueira (produtor de Omara Portuondo e Tribalistas).


“Segue-me é uma canção com boa energia para animar este verão e o Festival F”, descreve a banda. 

...

Instagram

jazz.pt celebra 20 anos com edição especial em papel



...

A revista jazz.pt celebra 20 anos de atividade ininterrupta com uma edição especial em papel, a lançar em julho, que revisita duas décadas de jazz e músicas improvisadas em Portugal, com um olhar sobre o presente e perspetivas para o futuro.


A revista jazz.pt assinala, em 2025, duas décadas de existência com o lançamento de uma edição especial em papel, a chegar em julho. Esta publicação marca o culminar de um importante ciclo de renovação da revista, iniciado em 2022 com a nova coordenação editorial e reforçado pela apresentação de uma nova plataforma online em 2023. Fundada em 2005, a jazz.pt é hoje a única revista em Portugal dedicada exclusivamente ao jazz e às músicas improvisadas, com um percurso contínuo e ininterrupto que a torna um caso ímpar no jornalismo musical nacional. Depois de oito anos em edição impressa (43 números), a publicação passou exclusivamente ao formato digital, ampliando o seu público e mantendo uma frequência quase diária de notícias, artigos, críticas, entrevistas e reportagens. De recordar que pela revista passaram mais de 70 colaboradores que, ao longo dos anos, enriqueceram a publicação com textos, fotografias e ilustrações.


Ao celebrar os seus 20 anos, a jazz.pt regressa ao papel com um número temático que se afasta do tom celebratório habitual. Como explica José Miguel Pereira, diretor da revista, «optámos por não enveredar por um tom festivo — não seria adequado face aos múltiplos desafios que o campo jazzístico enfrenta no nosso país». Ao invés, a edição oferece uma leitura aprofundada sobre as transformações que moldaram o jazz em Portugal nas últimas duas décadas, com especial atenção às mudanças estruturais no ensino artístico, à formação superior, à internacionalização e à diversidade de percursos artísticos dos músicos portugueses.


O dossiê central, intitulado “20 anos de jazz em Portugal”, estrutura-se em torno de oito grandes eixos temáticos, que permitem uma leitura abrangente e aprofundada do percurso do jazz nacional nas últimas duas décadas. Entre os temas abordados contam-se: uma seleção de 20 discos essenciais do jazz português editados neste período; o ensino do jazz e os seus impactos na formação de novos músicos; a relação entre jazz e género, numa reflexão sobre representatividade e igualdade; o surgimento e afirmação de novos talentos; os caminhos da internacionalização dos projetos nacionais; e, por fim, um olhar lançado sobre o futuro, com diferentes contributos que projetam as perspetivas para os próximos 20 anos.


A edição inclui ainda uma antevisão dos principais festivais de jazz em Portugal previstos para 2025, bem como um “Ponto de Escuta” com recensões críticas a cerca de 20 álbuns editados recentemente.


Nesta edição especial colaboram, além da equipa editorial da revista com 18 colaboradores regulares, personalidades com intervenção ativa nos domínios do ensino, programação, performance e investigação académica, alargando o leque de olhares sobre o passado e o presente do jazz em Portugal. «Estes olhares distintos oferecem-nos a possibilidade de avançar no nosso entendimento acerca do momento atual e arriscar em alguns cenários prospetivos acerca do futuro próximo», sublinha José Miguel Pereira. Algumas das pessoas que participaram neste número: Carlos Martins, Pedro Cravinho, Paul Acquaro, José Dias, Beatriz Nunes, Rui Miguel Abreu, Gonçalo Marques, Sofia Rajado, João Esteves da Silva, Paulo André Cecílio, Manuel Cabugueira, Isabela Abate, João Morado e Hugo Pinto.


A edição especial dos 20 anos da jazz.pt já se encontra disponível à venda através do site oficial (www.jazz.pt) e, poderá também ser adquirida em lojas de música, livrarias selecionadas e ao longo de um circuito por alguns festivais em Portugal. 

...

https://www.jazz.pt/

segunda-feira, julho 14, 2025

BMP

 


Vasco Moreira Gritali - "Sun on the beach"

Album "Melancholic Hours" (2025)

...


 Vasco Moreira Gritali - "Morning " - CD "Ballads"

Video de Luís Moreira (2025) 

...

Apresentação oficial da 1.ª edição do Santar Music Series - 23 julho

O Music Series Festivals, a Câmara Municipal de Nelas e o Valverde Santar Hotel & Spa têm o prazer de convidar os órgãos de comunicação social para a apresentação oficial da primeira edição do Santar Music Series, um novo ciclo de concertos de música erudita que alia património, paisagem, vinho e excelência artística.



A conferência de imprensa terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Nelas, no dia 23 de julho, pelas 11h00, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Nelas, da direção artística do festival, bem como outras entidades.



A sessão será seguida de uma visita aos jardins do Valverde Santar Hotel & Spa, palco dos concertos, com cocktail de boas-vindas incluído.




Programa

11h00 – Conferência de Imprensa


Oradores: 

Joaquim Alves Amaral, Presidente da Câmara Municipal de Nelas

Vasco Dantas, Diretor artístico Santar Music Series

Adélia Carvalho, Valverde Living




12h00 – Deslocação a Santar para cocktail de boas-vindas

Valverde Santar Hotel & Spa






Sobre o Santar Music Series

De 12 a 14 de setembro de 2025, a vila-jardim de Santar acolhe a 1.ª edição do Santar Music Series, um evento singular de música erudita com concertos ao ar livre nos jardins históricos do Valverde Santar Hotel & Spa.

Com direção artística de Vasco Dantas, o festival reúne intérpretes de renome nacional e internacional — de Bach ao fado, passando pelo jazz contemporâneo — num programa que celebra a música, a paisagem, a tradição vínica e o património cultural do Dão.

...


Estreia exclusiva do filme premiado em Berlim, "Cu Li nunca chora" e ainda o "Monge e a Espingarda"


...


...

A Filmin estreia esta quinta-feira, em exclusivo, o filme Cu Li Nunca Chora do realizador vietnamita Phạm Ngọc Lân, vencedor do prémio GWFF Best First Feature no Festival de Berlim. 

...

No próximo dia 17 de julho, a Filmin estreia Cu Li Nunca Chora de Phạm Ngọc Lân. Um curioso primata em vias de extinção é o protagonista desta primeira obra mágica que navega entre o cinema de Apichatpong Weerasethakul e o de Jia Zhang-ke.


Uma mulher tenta agarrar-se aos seus ténues laços com o passado depois de ter herdado um "lóris pigmeu lento" do seu marido, de quem há muito estava separada. De regresso a Hanói, confronta-se com as mudanças da cidade e com a notícia do casamento precipitado da sua jovem sobrinha, desencadeando uma reflexão sobre identidade, tempo e laços familiares


Este filme marcou um momento histórico para o cinema vietnamita, ao tornar‑se o primeiro filme do Vietname a receber o prestigioso prémio de melhor filme de estreia na Berlinale.  

...

A Filmin estreia também esta quinta-feira, O Monge e a Espingarda, o novo filme do realizador de Um Iaque na Sala de Aula, nomeado para um Óscar, é uma divertida sátira passada no Butão pré-democrático, com monges, espingardas e muita ironia.


2006. A modernização finalmente chegou e o Butão torna-se o último país do mundo a ter Internet, televisão e, a maior mudança de todas, a democracia. Para ensinar as pessoas a votar, as autoridades organizam uma simulação de eleições. Mas na nação da "Felicidade Interna Bruta", onde a religião é mais popular do que a política, os habitantes não parecem convencidos. Ao mesmo tempo, numa remota província montanhosa, um monge decide planear uma misteriosa cerimónia para o dia das eleições e instrui um dos seus discípulos a encontrar uma espingarda.


Uma sátira cómica e profunda sobre a democracia através da perspetiva do Butão, depois do fim da monarquia onde o realizador aborda o processo de modernização do Butão e o choque entre os valores ocidentais e o modo de vida de um país do sul da Ásia. 

...

https://www.filmin.pt/


sábado, julho 12, 2025

BMP


 Santana

...


The Rolling Stones

Programa "Sinfonias de Aço" - Radio Barcelos

 Programa de 12/Julho/2025

Entre as 12h e as 15h

1ª hora

1. Homem em Catarse – Balada de Vila Pouca

2. DD Peartree – Folc

3. Três Tristes Tigres – Água

4. Cara de Espelho – O Que Esta Gente Quer

5. Manuel Fúria – O Último que Apague a Luz

6. Barry White Gone Wrong – Deep House

7. Esboço – Mil Truques

8. The Dreams Never End – A Mirror

9. Sci Fi Industries – The Hallows

10. L’Ego - Encantamento

11. Toni Peres – See You Soon


2ª hora

2. Wipeout Beat - Telescreen

Enerevista: Ameeba

13. Ameeba – Hikikomori

14. Ameeba – Stop Making Friends

15. Ameeba – War Is A Show

16. Orquestra Popular de Paio Pires – Come To Me

17. Ideal Victim – Freedom To Be Inferior

18. Equaleft – Differ


3ª hora

19. The Pages – Mr. Speaker

20. Marlon Ruivo - Violet

21. Democrash – Parallel Universe

22. Spray – All Saints

23. Duas Semicolcheias Invertidas – Das Duas Três

24. Xeque-Mate – Corre Corre

25. Faemine – Broken Bones

26. Data H – Perceptual Error Field

27. Drknss – Fields of War 

...

https://Sinfonias.org 

...


(No vídeo: Xeque Mate, música recente com participação de Jorge Marques dos Tarântula)

Samuel Uria ao vivo nos Coliseus (Lisboa e Porto)

 


...

"2000 A.D." é o novo disco e espetáculo de Samuel Úria, que marca a sua estreia em nome próprio no Coliseu de Lisboa. Inspirado pelo imaginário do ano 2000 e pela atualidade, o álbum reúne nove temas que refletem a sua criatividade singular.


 


No concerto Samuel será acompanhado por amigos convidados - alguns já divulgados, outros a sê-lo oportunamente - e revisitará clássicos da carreira, como "Fica Aquém" e "A Contenção", ao lado de novas canções como "Kuchisabishii".


 


Um espetáculo intenso, íntimo e enérgico que celebra duas décadas de música e afirma Samuel Úria como um dos grandes cantautores da sua geração. 

...

Comprar bilhetes para o primeiro concerto em Lisboa:

https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/148863-samuel_uria_2000_a_d-coliseu_de_lisboa/ 

...



Omnilab - Laboratório Musical na Marinha Grande

O Omnilab é um projeto, destinado a jovens dos 14 aos 21 anos, que reúne os jovens talentos numa semana de residência artística, com o objetivo de fomentar a criação musical e proporcionar a experiência de viver em modo banda. Acontece no Serra - Espaço Cultural, num lugar dedicado à criatividade e experimentação artística. Neste mesmo espaço e com os mesmos objetivos, pretende-se que os jovens músicos tenham uma experiência imersiva na partilha de conhecimentos e na exploração de novas metodologias e experiências sonoras, a par da mentoria de profissionais da área.


 


Neste Omnilab#6, em colaboração com o Município da Marinha Grande e o Teatro Stephens, vamos dar prioridade aos candidatos que residam na Marinha Grande, porém, não é fator eliminatório.



Durante este período, terão o acompanhamento de dois profissionais da área da composição e produção – Filipe Rocha (The Legendary Tigerman, Sean Riley & The Slowriders, The Allstar Project, Cabrita) e Nuno Jerónimo (Jerónimo, Few Fingers, Nuno Rancho, e técnico de som em vários projetos). Juntos, embarcarão num processo criativo intenso, criando um tema original e reinterpretando uma música escolhida em conjunto.


 


E se de dia se trabalha na sala e no estúdio, à hora de jantar os jovens têm a oportunidade de receber convidados surpresa que são referências conhecidas na área musical. Nomes como Noiserv, Fernando Ribeiro, Susie Filipe, Nuno Calado (Antena 3), Unsafe Space Garden, Surma ou The Legendary Tigerman já se sentaram à mesa em edições anteriores, partilhando histórias, dicas e conhecimentos. Cada conversa trouxe novas perspectivas e inspiração, tornando a experiência ainda mais enriquecedora para todos.


Ao longo da semana, os participantes poderão desfrutar da agenda cultural local. Em edições anteriores, tiveram a oportunidade de visitar festivais como o Clap Your Hands ou o Ti Milha.


 


Até agora, 30 jovens passaram por esta experiência e, em poucos meses, alguns já estavam a atuar em festivais como A Porta, Ti Milha ou Clap Your Hands. Desta jornada nasceram quatro EPs em formato digital, dois videoclipes – realizados com o acompanhamento da Casota Collective – um vídeo documental e até um vinil, onde os protagonistas foram sempre os jovens participantes.


 


O Omnilab, que existe desde 2023, destaca-se pelo seu caráter experimental e inovador, funcionando como uma incubadora criativa. Ao longo desta semana, os participantes vivem uma experiência de capacitação artística e pessoal, potenciando as suas habilidades musicais e colaborativas.


Este é um projeto produzido pela Omnichord, com co-produção do Município Marinha Grande e Teatro Stephens, em parceria com o Serra - Espaço Cultural e cofinanciado pela DGArtes, República Portuguesa.

...

https://www.instagram.com/omnilab_music

terça-feira, julho 08, 2025

Counting Crows ao vivo em Lisboa no Coliseu

 Dia 17 Outubro 2025

...

Os Counting Crows anunciaram a digressão The Complete Sweets.

 

A tour acompanha o novo álbum Butter MiracleThe Complete Sweets, o primeiro completo desde 2021 e inclui o single "Spaceman In Tulsa".

 

A banda já vendeu mais de 20 milhões de discos e foi nomeada para os Grammy e Oscars.

 

Os Counting Crows continuam a afirmar-se como uma das bandas mais influentes do rock alternativo.

Comprar bilhetes

...





Café Longo leva música à Praça do Comércio em Coimbra, de 8 de julho a 2 de setembro

Inserido na programação “Verão a Dois Tempos”, o Café Longo traz nova energia à Baixa de Coimbra com um ciclo de nove concertos ao ar livre, sempre às terças-feiras, entre 8 de julho e 2 de setembro, na Praça do Comércio. Com curadoria da Blue House, o Café Longo prolonga o espírito do Café Curto e convida o público a descobrir propostas musicais. 

Este verão, as terças-feiras ganham nova vida na Baixa de Coimbra com o Café-Longo, um ciclo de concertos com entrada gratuita, a decorrer entre 8 de julho e 2 de setembro, sempre entre as 19h00 e as 20h00, na Praça do Comércio. Com curadoria da Blue House, esta extensão do habitual Café-Curto — que decorre no Convento São Francisco — instala-se ao ar livre, reforçando o compromisso com a descentralização da cultura e a revalorização do espaço público.

Durante nove semanas, a música assume diferentes formas e geografias, cruzando linguagens e abordagens num total de nove propostas artísticas, que incluem nomes emergentes e consolidados da cena nacional e internacional. A diversidade é palavra-chave: do rock emocional à eletrónica experimental, passando por fusões jazzísticas e sons de espírito punk ou hip-hop, o Café-Longo transforma a praça num lugar de encontro e descoberta.

Entre os destaques do programa, Humana Taranja inauguram o ciclo no dia 8 de julho, com a intensidade sonora que marca o novo disco Eudaemonia. No dia 22 de julho, Kintsugi feat. Pedro Branco propõem uma viagem musical ancorada na imperfeição e na improvisação, cruzando saxofones, teclados e guitarras num encontro de texturas e criatividade. O encerramento do ciclo, a 2 de setembro, ficará a cargo de Black Pig Meat, quarteto que funde rock psicadélico, improvisação e energia cósmica, e que prepara atualmente o seu disco de estreia.

Verão a Dois Tempos, a programação de Verão promovida pelo Município de Coimbra em coorganização com quatro entidades culturais (Associação Há Baixa, Blue House, Encontros de Fotografia e Jazz ao Centro Clube), decorre de 21 de junho até ao final de setembro, na Baixa da cidade. Com aposta no cruzamento de públicos e na revivificação dos espaços, são cerca de 100 iniciativas a decorrer em vários locais e em cinco palcos principais (dois na Praça do Comércio, um no Largo do Romal, outro no Largo do Poço e na loja “A Feira”), com derivações pontuais para outros espaços, entre concertos, performances e criação com a comunidade local, oficinas para crianças, visitas temáticas e residências artísticas que compõem os ciclos programáticos da iniciativa.
...


Programa completo do Café Longo:
8 julho | Humana Taranja
Rock emotivo e pop melódico num regresso com Eudaemonia, álbum onde a intensidade e a beleza melódica se cruzam num registo profundamente humano.

15 julho | Músculo!
Trio galego de eletrónica experimental com forte identidade sonora, movendo-se entre o krautrock, o som “Madchester” e as paisagens dançáveis e distorcidas do seu mais recente trabalho, Ulla.

22 julho | Kintsugi feat. Pedro Branco
Projeto improvisado de João Mortágua, Luís Figueiredo e Pedro Branco. Um concerto onde a imperfeição se transforma em beleza sonora.

29 julho | Caustic, Babe! + anemona
Dupla noite partilhada entre os Caustic, Babe! — marcados por letras afiadas e urgência juvenil — e o shoegaze introspectivo dos anemona, banda entre Lisboa e Ansião.

5 agosto | Especial Clandestina
Batalha de freestyle dinamizada pela Clandestina, plataforma dedicada ao hip-hop na Zona Centro. Um evento que junta palavra, ritmo e comunidade, com formato competitivo e vibrante.

12 agosto | Marta Bajouco + Hal Still Echoes
Marta Bajouco traz canções pessoais e em mutação, com raízes na folk e na poesia; Hal Still Echoes, projeto de Daniel Barros, apresenta o novo disco Self-Portrait, onde se cruzam indie, eletrónica e post-rock.

19 agosto | Idiotheque
Mistura explosiva de Afrobeat, Funk, Dance e World Music, com músicos de vários países a celebrar a vida e a diversidade num espetáculo vibrante e dançável.

26 agosto | Mordo Mia
Provocadores e irreverentes, os Mordo Mia cruzam instrumentos clássicos e contemporâneos, com humor, consciência ambiental e uma sonoridade raivosa e teatral.

2 setembro | Black Pig Meat
Psicadelismo, improvisação e groove intenso num quarteto que parte do jazz cósmico e do rock alternativo para criar atmosferas hipnóticas e potentes.

...


Teatro : "O Encoberto" no TEC - Teatro Experimental de Cascais

"O Encoberto"
Nova peça de Teatro do TEC estreia a 11 de Julho
O Teatro Experimental de Cascais prepara-se para estrear mais um espetáculo, que terá lugar no Teatro Municipal Mirita Casimiro, de 11 de Julho até 27 de Julho de 2025. Estará em cena de Terça a Sábado às 21h e Domingo às 16h.

Encenado pela atriz e encenadora Ana Nave, com dramaturgia de Miguel Graça, a escolha deste texto, que funcionará como Prova de Aptidão Profissional dos alunos finalistas da Escola Profissional de Teatro de Cascais, deveu-se a vários fatores: o texto em questão é de uma autora portuguesa de reconhecido valor artístico e literário – Natália Correia, que sendo defensora da Arte e da Mulher, manteve uma forte amizade com Carlos Avilez, que já tinha encenado este texto há cerca de 40 anos com bastante êxito e enorme importância para o seu percurso profissional. Neste espetáculo, juntam-se aos atores da casa - Luiz RizoTeresa Côrte-Real e Sérgio Silva - trinta e oito jovens finalistas, num espaço de partilha único, que já é habitual e reconhecido neste espetáculo de verão no Teatro Experimental de Cascais.

“O Encoberto” conta a história de um ator, Bonami, que se faz passar por D. Sebastião. Apesar da narrativa ter o mito Sebástico como tema centralizador, Natália Correia não confinou a ação histórica à crise dinástica de 1580. Pelo contrário, o reinado filipino funciona apenas como paisagem simbólica da obra, uma vez que este se desvanece na intemporalidade do mito para dar espaço ao desenvolvimento de uma ação sobre um povo que vive numa situação de privações, impossibilitado de governar a sua própria vida.  A peça de Natália Correia escrita em três atos, transporta-nos a várias dimensões de metateatralidade, onde o tempo verbal aproxima o histórico do atual. Alimentado pela ironia, o texto tem uma certa ambiguidade, à medida que trabalha com o tempo real, que é o tempo da representação, e o tempo abstrato, que é puramente imaginário. Escrito por vezes em forma de poesia, evidencia ainda mais o tom irónico do texto, pontuado pela encenação em momentos cantados e de cabaré. A ficção e os factos históricos misturam-se, cruzam-se à medida que a ação na narrativa se desenvolve. Natália Correia consegue reunir mito e realidade, vida e representação em simultâneo.

A peça terá uma sessão reservada a uma conversa com o público, no dia 20 de Julho e ainda uma sessão com Língua Gestual Portuguesa, no dia 26 de Julho.



O ENCOBERTO
de Natália Correia
186ª produção | 2025

encenação Ana Nave
dramaturgia Miguel Graça
cenografia e figurinos Fernando Alvarez
desenho de luz Tasso Adamopoulos
música original Manuel Paulo
coreografia Rita Spider
voz Ana Ester Neves
assistência de encenação Rodrigo Aleixo
direção de montagem Rui Casares
desenho e operação de som Hugo Neves Reis
operação de luz e montagem Jorge Saraiva
produção Maria Costa

com Luiz Rizo, Sérgio Silva, Teresa Côrte-Real

e Aline Neves, Bárbara Chacôto, Bianca Leal, Bruna Gomes, Catarina Gueifão, Daniel Charola, Emília Santiago, Filipa Franco Garcia, Francisca Matos, Francisco Romão, Francisco Saavedra, Gabriel Lopes, Hugo Nabais, Isis Salgueiro, Janete Lina, Jorge Mota, Leonor Calheiros, Leonor Carranca, Leonor Marques, Luísa Lopes, Madalena Romão, Margarida Serrano, Margarida Tavares, Maria Leonor, Maria Manta, Mariama Djaló, Mariana Painho, Mariana Raminhos, Matilde Conchinhas, Max Coutinho, Megui Rodrigues, Mónica Rodrigues, Pedro Pequi, Rodri, Simão Machado, Tomás Mixão, Vitória Lavinny, Yara Solange (alunos finalistas da Escola Profissional de Teatro de Cascais)


Para pedidos de acreditação e/ou outras informações, pedimos que nos contacte via email para press@bwr.pt