quinta-feira, julho 04, 2024

Lendário coro de gospel do Mississippi atua em exclusivo no Porto 19 DEZEMBRO – COLISEU DO PORTO AGEAS

 Os Mississippi Mass Choir, uma das mais reputadas formações de gospel tradicional americano, atuam no Coliseu do Porto a 19 de dezembro no âmbito da sua digressão europeia, “The Gospel Legend Tour”. O grupo coral trará um reportório clássico com hinos gospel. Será uma verdadeira aula soul com vozes envolventes e quentes sob o ministério da esperança e do amor em pleno embalo natalício.


Referência fundamental do gospel americano, os Mississippi Mass Choir somam prémios e distinções como os Grammy, Stellar, Dove, Soul Train. Foram a primeira formação coral de gospel a atuar na Acrópole de Atenas em 1995. Também atuaram para o Papa João Paulo II, na sua residência de verão e, juntamente com a Orquestra Sinfónica de Tenerife conseguiram conquistar uma plateia de 20 mil pessoas na noite de Natal de 2010, em Santa Cruz de Tenerife.

Dos coros das igrejas até às tabelas da Billboard, existe todo um percurso dedicado à divulgação da música espiritual e do gospel além-fronteiras.  E neste caminho artístico e espiritual um nome se destaca - Frank Williams (1947-1993), membro dos não menos lendários Jackson Southernaires e diretor executivo de uma das principais editoras de gospel, a Malaco Records. Conhecida na indústria musical norte-americana como The Last Soul Company – do seu catálogo constam as gravações de artistas de gospel da mítica Savoy Records, desde Shirley Caesar a James Cleveland, durante anos este selo dominou as listas gospel da Billboard com êxitos de Walter Hawkins (“Oh Happy Day”), Dorothy Norwood e, claro, dos Mississippi Mass Choir

...

Num sonho há muito acalentado, Frank Williams materializou-o na fundação dos Mississippi Mass Choir, em 1988. Nesse mesmo ano, a 28 de outubro, o grupo acabaria por lançar o seu álbum de estreia. Um ano depois, na primavera de 1989, e com apenas cinco semanas no mercado discográfico, o disco chega ao número 1 da lista de música gospel da Billboard e da Cash Box. Esse ano ficaria ainda marcado pelas conquistas de títulos como “Melhor Grupo Coral” e “Melhor Novo Artista” na Convenção James Cleveland de Nova Orleães. Foram também distinguidos com os prémios Stellar em quatro categorias: “Grupo Coral do Ano”; “Disco do Ano”; “Melhor Novo Artista” e “Melhor Vídeo Gospel”. 1989 acabaria por ser o prelúdio perfeito para uma formação que passaria a fazer dos palcos em todo o mundo – desde os Estados Unidos, Japão, América latina e Europa – uma verdadeira celebração ao amor, à fé e à espiritualidade.

Em 2023, os Mississippi Mass Choir lançaram o single “The Promise” - “um testemunho comovente de fé inabalável perante a adversidade” – e, este ano, brindaram-nos com outro hino “Only One Way Home”, tema enérgico no qual “cada nota, cada harmonia e cada batida” reflete um “esforço por elevar a experiência sonora do público a novos patamares”.

Um concerto para viver, cantar, dançar e emocionar-se, a 19 de Dezembro, no Coliseu do Porto Ageas. 

...






Sem comentários: