domingo, novembro 13, 2011

Cantos da Babilónia do Maestro Pedro Osório | A 17 de Novembro nas lojas

Cantos da Babilónia é o mais recente disco de Pedro Osório, editado pela Valentim de Carvalho, com a chancela da Sociedade Portuguesa de Autores.



Baseado em cantos tradicionais de diversos lugares do mundo, este trabalho é o resultado de dois anos e meio de experiências e pesquisas, que viriam a culminar num conjunto de melodias sublimemente pintadas pelos cantares oriundos de países como o Quénia, Vietname, China ou até Portugal.



Os cantos não surgiram propositadamente para este disco… foram encontrados pelo Maestro nas suas longas buscas e escusado será dizer que se deixou deslumbrar por estas paisagens musicais. Uma viagem singular pela música étnica… peças fundamentalmente para piano que se completam com a utilização frugal de “instrumentos samplados ou electrónicos”.



E é ao som do piano que as vozes cantam ao desafio, acompanhando cada nota como se se conhecessem desde sempre…mas não…não se conhecem, não se entende a língua, não se decifram as palavras. Foi isso que levou Pedro Osório a batizar esta obra de “Cantos da Babilónia”. Só que aqui, ao contrário do que se passou na Torre de Babel, encontramos o entendimento que é dado pela música.



Aqui, em “Cantos da Babilónia”, tudo se funde firme e apaixonadamente, como se o mundo inteiro coubesse dentro de cada uma das dez faixas que compõem esta obra encantadora.



A apresentação terá lugar dia 18 de Novembro pelas 18:00 na Sociedade Portuguesa de Autores e contará com a participação de José Jorge Letria.

Sem comentários: