sábado, janeiro 11, 2020

1st Portugal International Guitar Composition Competition / Seixal 2020

Concurso Internacional de Composição para Guitarra de Portugal conta com 80 obras de 28 países de 4 continentes   
O 1.º Concurso Internacional de Composição para Guitarra de Portugal já atingiu o número limite de obras, num total de 80, que estarão a concurso no Seixal, de 10 a 18 de janeiro de 2020.  
O Júri é composto por aclamados compositores e intérpretes mundialmente reconhecidos; Dušan Bogdanovi?, Marco Pereira, António Victorino d'Almeida, Artur Caldeira, Eduardo Fernández e Eduardo Isaac. 
Irão cruzar-se diferentes culturas, linguagens musicais e escolas de composição, com obras oriundas da África do Sul, Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grécia, Holanda, Honduras, Hungria, Inglaterra, Indonésia, Itália, Japão, México, Polónia, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Roménia, Sérvia, Suíça e Venezuela. 
O diretor artístico e pedagógico do evento, Litó Godinho, reconhecido por diversas personalidades – entre as quais o compositor e pedagogo Leo Brouwer – como “um dos mais importantes responsáveis artísticos do mundo”, reconhece que "se trata de um evento de altíssimo nível cultural em prol da criação, inédito em Portugal, mas também único a nível mundial, pela qualidade dos jurados e pela adição das componentes pedagógica, artística e informativa". Litó Godinho considera ainda que "o êxito está garantido para esta primeira edição, tendo em conta a rápida aderência entusiasta dos jovens compositores e a diversidade quantitativa de países representados. 
Sobre esta primeira edição do concurso, Manuela Calado, vereadora da cultura da Câmara Municipal do Seixal, considera que "queremos que este evento seja percursor de outros projetos que possamos vir a desenvolver, pois no Seixal queremos que a cultura seja para todos! Ao longo destes 45 anos de poder local, temos vindo a trabalhar com os nossos parceiros para que a cultura seja acessível a todos, e a realização deste evento internacional é mais um projeto que vem reforçar a nossa aposta na cultura". O Município do Seixal recebeu o prémio de Melhor Programação Cultural Autárquica, pelo que queremos continuar a merecer esta condecoração”. 
O 1st Portugal International Guitar Composition Competition / Seixal 2020, conta com a participação de grandes nomes desta área, tanto na composição do júri, como na programação paralela, artística e pedagógica.

 


Sem comentários: