segunda-feira, outubro 07, 2019

FØREST FIRES - Strong Winds / Climate Change (João Vairinhos Remixes)


FØREST FIRES é o novo projecto criativo de Pedro Barceló, conhecido no underground nacional pelo seu papel de guitarrista dos LÖBO). Através dos EPs intitulados “I” e “II”, disponibilizados em Junho de 2019 em formato digital, Pedro Barceló procura abordar a temática das alterações climáticas e suas consequências, recorrendo a ambientes electrónicos densos e minimais, com influências no trabalho de artistas como Ben Frost.

                              
                           Edição regular                                   Edição limitada
Para assinalar a edição de dois singles do EP “I” em vinil, FØREST FIRES conta com a colaboração de João Vairinhos que produziu remixes para os temas “Strong Winds” e “Climate Change”.  O LP com os temas originais e os remixes tem edição agendada para Dezembro pela Regulator Records Ring Leader, estando previstas duas edições: uma edição regular e uma edição limitada com uma capa criada por CVSPE, um artista lisboeta que já trabalhou com nomes como UNIFORM e NANCY KNOX.

A reinterpretação dos temas de FØREST FIRES demonstra um afastamento da linguagem musical utilizada no primeiro single de João Vairinhos. Apesar de encontramos alguns traços de experimentalismo, a sobreposição dos mesmos a sintetizadores a batidas electrónicas, denotam uma aproximação à estética darksynth e synthwave.
O primeiro tema deste lançamento (remix de Strong Winds) está disponível desde o dia 02 de Outubro em todas as plataformas digitais. 

"Pedro Barceló lançou em Maio deste ano o projecto a solo FØREST FIRES. É guitarrista da banda sludge/doom metal LÖBO, um nome forte do género do underground nacional. Impelido a colocar em prática o seu imaginário audiovisual, cria FØREST FIRES sustentado em conceitos minimalistas (...). A sua formação de engenheiro e misturador de som abriu o leque às possibilidades da música: a experimentação de diversos sons e texturas a partir da criação sonora e visual." Acordes de Quinta

           Foto: Pedro Roque - Eyes of Madness


João Vairinhos é um baterista bastante ativo no underground português. Trabalha em exclusivo com a marca portuguesa Groove Cymbals e, para além do seu passado no contexto punk/hardcore, onde fez várias tours nacionais e internacionais, regressou recentemente aos LÖBO e colabora regularmente com Ricardo Remédio e Wildnorthe como baterista ao vivo.

 




Sem comentários: