sexta-feira, abril 12, 2019

Companhia de Teatro "ADN de Palco" homenageia Sophia de Mello Breyner Andresen em peça / Musical amanhã



Fundada por jovens empreendedores empenhados em combater a falta de interesse e trabalhos no teatro em Portugal. Contam já com um ano de existência, tendo já levado a palco e a centenas de crianças por todo o país as peças "O Principezinho" e "Pluft-O Fantasminha". 

Após um ano de actividade, a ADN de Palco apresenta mais uma grande produção, "A menina do Mar". Esta é uma produção muito especial pois destina-se a celebrar o ano do centenário da Escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, Autora da obra "A Menina do Mar". 

A companhia diz:
"Gostaríamos muito de nos apresentar ao maior numero de pessoas e  falar um bocadinho sobre o nosso projecto e contar como tem sido todo o nosso percurso empreendedor até agora e publicitar também o nosso espetáculo "A menina do Mar", especialmente este ano, que é o ano do centenário da autora."

Este projeto, surge como comemoração do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen. A obra “A Menina do Mar” é o primeiro e mais conhecido conto da autora sendo uma das mais célebres obras da literatura infantil portuguesa e fazendo parte do Plano Nacional de Leitura portuguesa. Esta obra é extremamente relevante no mundo da literatura infantojuvenil, a narrativa é simples e a história surge como quem faz uma tentativa de conservar a beleza profunda das coisas. Em muitas das suas obras, Sophia convida os mais pequenos a alimentarem o sonho e o mundo do imaginário, recorrendo aos ingredientes típicos da sua obra poética: o mar, a terra e a relação do homem com a natureza. Esses foram, também, os ingredientes para a concretização deste espetáculo sendo este uma reposição do conto em forma teatral, com adaptação do texto original, realizado de forma a privilegiar a prosa da autora. A obra foi adaptada ao teatro musical numa versão didática e mágica dedicada à infância que nos leva até ao misterioso universo do Mar no imaginário de Sophia de Mello Breyner Andresen.  É um espetáculo que faz reflexões sobre temas importantes: a saudade, a amizade, o sonho, o medo, a alegria, o imaginário, a Terra, o Mar, as estações do ano, a poluição, a reciclagem, entre outros.  Uma história para crianças mas com uma mensagem para as pessoas mais crescidas capazes de entender que não devemos desistir dos nossos sonhos à primeira dificuldade.  É um espetáculo divertido, sensível, repleto de aventuras, divertidas personagens com figurinos coloridos e um duplo cenário mágico. Tudo isto converte o palco num mundo de fantasia, música, luz, cor, fumo e até bolhas de sabão!  Um espetáculo que ficará para sempre na memória de todos os espetadores! 


Sem comentários: