sexta-feira, junho 15, 2018

3 eventos na área metropolitana do Porto

Movimento Transformers, Festival TNT e Payback (por exemplo: aula de Surf dada por jovens a outros jovens com trissomia 21)
Estes são projetos que vão muito para além dos dias 14, 16 e 19 de Junho.

A Área Metropolitana do Porto lançou, no presente ano letivo, o projeto Transformers, enquanto projeto-piloto inovador e de elevado impacto, integra o projeto metropolitano “Trilhos para a Inovação Educativa na AMP”, constituindo uma das apostas na promoção do sucesso escolar e na prevenção do absentismo escolar.
O projeto tem a duração de 2 anos letivos (2017/2019) e envolverá cerca de 1000 alunos de 34 agrupamentos de escolas da AMP.

» MOVIMENTO TRANSFORMERS
É um movimento nacional de voluntariado recomendado peloSecretário de Estado da Juventude e do Desporto que tem como missão aumentar o envolvimento das pessoas nas suas comunidades através daquilo que as pessoas mais gostam de fazer.
Desde 2010, já está presente em 22 cidades e com mais de 500 transformers.
Em traços simples temos mentores voluntários que dão aulas semanais de diferentes talentos (culinária, futebol, kickboxing, remo, surf, expressão musical, teatro, meditação, fotografia, etc) a grupos de aprendizes, essencialmente crianças e jovens em risco e seniores isolados. Esses grupos de aprendizes, ao longo do ano, devem identificar um problema social e resolver esse problema através da atividade que receberam (PAYBACK).

» FESTIVAL TNT - 16 JUNHO - MATOSINHOS
"Todos Nós Transformamos", é umfestival de atitude, criatividade e liberdade que comemora o final do ano letivo do Movimento Transformers e a passagem de aprendizes a Transformers. A quarta edição do Festival TNT, será a maior e mais diversa edição de todas.
Irá realizar-se no próximo dia 16 de junho, nas instalações do Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
Ao longo de todo o dia decorrerão demonstrações, workshops e momentos de convívio entre os mais de 500 Transformers, contando por isso com a presença dos aprendizes, mentores, professores e diretores das escolas envolvidas e técnicos municipais, enquanto os verdadeiros protagonistas do sucesso deste projeto.
Este evento realiza-se em parceria com a Área Metropolitana do Porto, no âmbito do projeto metropolitano “Trilhos para a Inovação Educativa”.
 
» PAYBACKS
1. Exposição de fotografia na câmara da Maia até quinta-feira (14 Junho)
     - Turma: Maia
     - Superpoder: fotografia
     - Descrição: exposição dividida em duas partes, o trabalho de fotográfico feito ao longo do ano como a temática “problemas sociais” e a “desmistificação do envelhecimento” através de fotografias à turma sénior.

2. Aula de surf no dia 19 Junho das 10h as 12h na praia de Matosinhos:
     - Turma: Matosinhos
     - Superpoder: Surf
     - Descrição: os aprendizes dos Transformers passarão a ser mentores irão dinamizar umaaula de surf a jovens com trissomia 21.

Sem comentários: