quinta-feira, maio 07, 2015

Biografia de Laurent Filipe

Filho de pai português e de mãe suíça, Laurent Filipe nasceu a 6 de Setembro de 1962, na cidade de São Paulo, Brasil. A carreira artística dos pais (Sinde Filipe e Françoise Ariel), ambos actores de teatro, cinema e televisão, levou Laurent até Espanha, Suíça e Portugal, onde vivia quando se deu a Revolução de Abril de 1974. Dividido entre a paixão pela pintura e pela música, cedo compreendeu que teria que fazer uma escolha. Aos quinze anos enveredou por uma via semi profissional como trompetista, gravando e recebendo os primeiros “cachets”. Tinha 17 anos quando pisou o palco do histórico festival internacional “Cascais Jazz”, em 1979. Certo de que aquele seria o caminho a seguir, comprometeu-se a terminar o Baccalaureat de Letras do ensino francês. Iniciou a década de 80 com a partida para os EUA, onde se licenciou (cum laude) em Composição e Teoria musical pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Kansas (1985). Como bolseiro e a convite do prestigiado Berklee College of Music de Boston prosseguiu e concluiu estudos de mestrado (cum laude) em Composição para cinema, em 1987.

Da famosa escola “Taller de Musics” de Barcelona surgiu então o convite para leccionar. Em 1989 Laurent partiu para Barcelona futura capital Olímpica. A enorme “Movida” cultural que atravessava Espanha levou-o ao Festival Internacional de Guexto em 1990, onde ganhou simultaneamente o prémio de melhor solista e de melhor grupo. Grava então o seu primeiro CD “Laura” e dá inicio a uma intensa actividade como concertista e artista convidado, pela Europa e EUA, onde irá manter uma base de residência até 2001.

A pretexto da “Capital da Cultura” em 94 Laurent regressa a Lisboa. Desenvolve e apresenta inúmeros projectos musicais e editoriais. Entre diversas iniciativas empresariais funda em 1996 o Restaurante Bar “Speakeasy”, local de referência cultural da Lisboa dos anos ´90, ainda em funcionamento. Alarga as actividades musicais e empresariais para a Expo 98 e para o ramo audiovisual, com a empresa Nuvem Eléctrica. Com o 11 de Setembro de 2001 renuncia ao projecto de regressar aos EUA. Prossegue pela Europa, Ásia e África uma actividade como concertista e conferencista. Participa como actor em telenovelas e teleséries. Regressa ao ensino como professor da Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto, onde permanecerá até 2009. Surge então o convite da Produtora Fremantle e canal SIC para integrar o júri da 3ª e 4º edições do ultra-mediático concurso televisivo “Ídolos”. O concurso torna-se líder de audiências e traz a Laurent Filipe a popularidade e simpatia do grande público. A “LFProduções” é fundada em 2010, ano em que Laurent recebe o convite para o cargo de director geral do “Musibéria Centro Internacional de Musicas e Danças de Raiz Ibérica, em Serpa”. O desenvolvimento, coordenação e gestão do projecto requer uma actividade intensa no sector das parcerias nacionais e internacionais, a par de uma administração criativa, capaz de contornar o período de crise. Com uma vasta discografia a nome próprio, Laurent continua a colaborar como artista convidado de figuras marcantes tais como Mariza, Rui Veloso ou Carlos do Carmo. Mantém uma actividade como conferencista, produtor e gestor de projectos.

Sem comentários: