sábado, março 28, 2015

Agenda da associacao OUT.RA

OUT.RA Newsletter
View this email in your browser


O próximo sábado assinala o arranque de um projecto que promete ser marcante, com a realização dos primeiros eventos na Escola Conde de Ferreira – Centro de Produção e Participação Artística, uma iniciativa conjunta da OUT.RA, da Hey Pachuco! – Associação Cultural e da Rumo – Cooperativa de Solidariedade Social, que visa a recuperação da antiga escola primária nº1 do Barreiro, bem no coração da zona histórica da cidade, e local que esperamos venha a ser ponto de partida para a revitalização de todo o Barreiro Velho.

A partir das 15h terá lugar a 1ª Cicloficina da Escola, que a partir daqui se realizará todos os sábados por essa hora, sendo a participação gratuita.

A partir das 17h apresentamos a estreia pública de ZTHIEF, alter-ego do barreirense José Bica, membro dos Electric Super Sex e Namazoo, e a primeira vinda ao Barreiro do projecto intermédia CON CON, com o convidado BERNARDO ÁLVARES.

A entrada é feita mediante um donativo de 2€, que reverte na totalidade para os artistas.

As actividades da Escola Conde de Ferreira podem, por agora, ser acompanhadas em http://www.facebook.com/condedeferreirabarreiro
CON CON c/ BERNARDO ÁLVARES | ZTHIEF

28 de Março  /  17h00  /  2€
Escola Conde de Ferreira, Rua do Conselheiro Joaquim António de Aguiar, Barreiro

Os lisboetas CON CON, nome utilizado para designar “peixe voador” em São Tomé e Príncipe, país no qual o projecto surge no contexto de uma residência artística, exploram a interacção entre o som gerado por uma parafernália de sintetizadores e outros objectos analógicos, da responsabilidade de Jorge Nunes, e a manipulação constante de pigmentos, objectos, e das próprias ondas sonoras em projecções da artista plástica Mariana Marques. Neste concerto darão continuidade a uma tradição de colaboração já extensa, trazendo consigo o contrabaixista Bernardo Álvares. 

ZTHIEF é o nome utilizado pelo barreirense José Bica, dos Electric Super Sex e Namazoo, para as suas explorações a solo, entre a electrónica mais dançável e a descoberta digital mais inclassificável.

Watch the Video
  
Watch the Video
OUT.RA BOOKING
próximos concertos pelo país:
27 de Março, Salão Brazil, Coimbra
28 de Março, Teatro Rivoli, Porto


Timespine são Adriana Sá, Tó Trips (Dead Combo) e John Klima. O Trio continua a promover o mais recente disco, lançado na editora portuguesa Shhpuma.

A sua música tem um carácter profundamente contemplativo, que utiliza técnicas de composição em tempo real que estando próximas da música contemporânea ocidental, acabam por ser profundamente influenciadas pelas práticas musicais pan-asiáticas, próximas da ideia de Eternal Music (que é, no fundo, um dos grandes ensinamentos bebidos no ocidente com origem na música clássica indiana).

A própria instrumentação remete para o carácter profundamente global desta música, vincada pela sonoridade do instrumento utilizado pela Adriana, um zither (instrumento próximo da cítara chinesa), e pela sonoridade do dobro que utiliza Tó Trips, uma guitarra metálica muito utilizada no blues clássico do Delta do Mississipi, com uma sonoridade profundamente reminiscente de instrumentos de cordas utilizados na música hindustani.

http://shhpuma.com/timespine/
8 de Abril, Teatro Maria Matos, Lisboa

Do coro das vontades a um
piano nas barricadas


Em julho de 2012, o Teatro Maria Matos apresentou Coro das Vontades, uma obra de Tiago Sousa criada no âmbito do Dia do Manifesto e baseada em diversos manifestos recolhidos junto do nosso público. Voltamos neste dia a essas palavras e músicas para refletir sobre a relação entre a arte e a política, demonstrando a contínua validade do resultado dessas intenções. A partitura, com novos arranjos, e um inédito, foi entretanto registada num disco que será neste dia oferecido a todos os que assistam ao concerto. Como complemento ao Coro das Vontades, Tiago Sousa irá oferecer -nos algumas preciosidades nunca tocadas ao vivo até hoje: a sua música para filmes — Bibliografia, de Miguel Manso e João Manso, e Canal, de Rita Nunes — e o seu magnífico dueto com Tó Trips em A Conquista do Pão, para a compilação dos 1 anos do Bodyspace. E porque é sobre um futuro melhor que sempre fala a música de Tiago Sousa, a noite encerrará com a estreia absoluta de novos temas que também integrarão Um Piano Nas Barricadas — álbum a editar no final deste ano. Um palco cheio de música, palavras e imagens, partilhadas por músicos e convidados especiais embrenhados em convidar -nos a participar na mudança.

Sem comentários: