quinta-feira, outubro 22, 2009

QUARTETO MODERNO



O excelente projecto musical QUARTETO MODERNO vai apresentar-se ao vivo nos Recreios da Amadora no dia 23 de Outubro às 21.30 .



SINOPSE



O Quarteto Moderno nasceu em 2006, com o objectivo de recuperar canções portuguesas dos anos 50 e 60, à luz de uma roupagem jazzística que conserva o ambiente e alguns dos ritmos que lhes deram origem. Ferrer Trindade, Frederico de Brito, Alves Coelho Filho, Jerónimo Bragança e Nóbrega e Sousa, são alguns dos autores destas canções, imortalizadas nas vozes de Francisco José, Madalena Iglésias, Luís Piçarra e Simone de Oliveira, entre outros.





ELEMENTOS


JOÃO DAVID ALMEIDA | voz



Nasce em Lisboa em 1982. Começa a estudar música aos 9 anos, com aulas de guitarra e, mais tarde, de canto. Desde cedo integra, como guitarrista e vocalista, diversos agrupamentos musicais, explorando sobretudo a ligação entre a música e a palavra.

Actualmente, concluída a licenciatura em Jornalismo, prossegue a sua formação em canto com Margarida Marecos, bem como na guitarra clássica e jazz, com Paulo Amorim e Mário Delgado. Em simultâneo, para além das apresentações a solo, participa como músico e intérprete em vários projectos ligados às canções em português.

Entre os músicos com quem já teve oportunidade de trabalhar encontram--se Jorge Reis, Sebastian Scheriff, João Paulo Esteves da Silva, Rafael Fraga e Bruno Pedroso, entre outros.





BRUNO CAMPOS | piano



Nasce em Lisboa, em 1983. Em 2004 inicia formalmente os seus estudos musicais na escola de música do Hot Clube de Portugal, curso de piano. Paulo Barros, Rui Caetano, Filipe Melo e Ana Araújo foram os seus professores. Em 2006 ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa para o curso de Formação Musical e Direcção Coral.

Antes e depois do início da sua formação teve oportunidade de actuar, a solo ou em grupo, em alguns projectos ligados à área do jazz e da canção.

Da parceria musical com João David Almeida surgiu a ideia do “Quarteto Moderno”. Esta parceria foi também responsável por grande parte da sua aprendizagem sensorial sobre as qualidades do som, antes de 2004.







MIGUEL MENEZES | contrabaixo

Nasce em Leiria em 1978, mas cedo vai viver para Lisboa. Inicia os estudos musicais com a Mãe, ao piano. Passa pelo violino e pela guitarra, decidindo-se mais tarde e definitivamente pelo contrabaixo como instrumento de eleição. Então, ingressa no Conservatório Nacional de Música, em Lisboa, onde estuda com Manuel Rêgo. Passa pelo Hot Clube de Portugal onde tem aulas com Nelson Cascais. Ainda frequenta a Trinity College of Music, onde estuda com Corin Long. Presentemente, está a terminar a licenciatura em Música, na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco.









ANDRÉ MOTA | bateria



Nasce em Lisboa em 1986. Inicia os estudos musicais em 1997 na escola Musicentro, em Lisboa, onde elege a guitarra como instrumento. Quatro anos após esta escolha decide optar pela bateria, passando a ter aulas na mesma escola com Zé Moreira. Aos 17 anos ingressa na escola do Hot Clube de Portugal, onde tem a oportunidade de estudar com Henry Sousa, Bruno Pedroso, Nelson Cascais, André Fernandes, Afonso Pais, Filipe Melo, entre outros. Estudou ainda com Michael Lauren, Jim Black, e Alexandre Frazão. Em 2006/07 e apenas por essa temporada, aventura-se noutros campos, juntando-se ao Coro Jazz do Conservatório Nacional de Música de Lisboa, com o qual participa na 5ª Festa do Jazz do São Luiz, em Lisboa, arrecadando com este colectivo, o “Prémio Reconhecimento”. Actualmente, para além do percurso musical, frequenta a licenciatura em Arquitectura na Universidade Lusíada de Lisboa.









REPERTÓRIO



TONY AMARAL

- Noites da Madeira

JERÓNIMO BRAGANÇA / NÓBREGA E SOUSA

- Ana Paula

- De degrau em de grau

- Encontro às dez

- Não, não e não

JERÓNIMO BRAGANÇA / FERNANDO DE CARVALHO

- Romance de solidão

JERÓNIMO BRAGANÇA / LUÍS GOMES

- Canção do Relógio

CARLOS CANELHAS

- Ana Maria

CARLOS CANELHAS / ANTÓNIO JOSÉ

- Canção das mãos vazias

- Sensatez

JORGE COSTA PINTO / ANTÓNIO JOSÉ

- Não sou de ninguém

ALVES COELHO FILHO

- Cartas de Amor

- Quatro palavras

- Que me importa

- Tu e somente tu

ALVES COELHO FILHO / GRACIETE DE VASCONCELOS

- Como é bom gostar de alguém

JOÃO NOBRE

- Caminho errado

JOÃO ANDRADE SANTOS / Mª MANUELA DE MOURA SÁ TELES SANTOS

- Minha luz brilhou

FERRER TRINDADE / FREDERICO DE BRITO

- Amor de sonho

FERRER TRINDADE / ARTUR RIBEIRO

- Cha cha cha em Lisboa

Sem comentários: